PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Veja atividades que desvendam a alma do EUA, selecionadas pela CNN

Compartilhar

Conhecer os Estados Unidos pode ser uma experiência única, descobrindo na vida real coisas que só conhecíamos por filmes. E o gigantesco país norte-americano tem uma identidade fortíssima, muitas vezes simbolizada por algumas tradições inseparáveis de sua cultura.

Nestas propostas, selecionadas pela CNN, veja algumas dicas para conhecer a alma profunda dos EUA.

Rodeio

Futebol americano, basquete e beisebol são considerados esportes nacionais dos Estados Unidos. Mas o rodeio, herança do velho oeste, também é muito importante em vários estados do país. O Texas, por exemplo, tem o rodeio como esporte oficial e Houston, maior cidade do estado, recebe durante uma semana no final de fevereiro e no começo de março o Houston Livestock Show and Rodeo, maior evento de rodeio do mundo.

Em dezembro, o estado de Nevada organiza as finais do campeonato americano de rodeio, considerado como o Superbowl da modalidade. Neste tipo de evento, assim como muitos outros realizados principalmente no sul dos Estados Unidos, espere muita música country e pessoas vestidas como os típicos caubóis.

Rota 66
Nada como conhecer os Estados Unidos no mais americano dos meios de transporte: o carro. Melhor ainda se a estrada escolhida for a mítica Rota 66, que atravessa o país de Chicago e os lagos do norte, até Santa Monica, na Califórnia, estendendo-se por quase 4 mil km. Além de unir duas partes muito diferentes dos Estados Unidos, a Rota 66 passa por estados como Oklahoma, Kansas e Texas, com paisagens, personagens e muitas vezes vivências que parecem de filme. Hotéis e restaurantes de beira da estrada, paisagens desertas e curiosidades turísticas e históricas são algumas das atrações desta estrada inaugurada em 1926.

Reconstituição da Guerra Civil

A Guerra Civil americana durou de 1861 a 1865, opôs os estados confederados do sul contra os estados confederados do norte, e foi um dos acontecimentos mais marcantes da História dos Estados Unidos. Até hoje, diversas reconstituições das maiores batalhas da Guerra Civil são realizadas para manter a memória destes anos cruciais para o destino do país. É uma bela ocasião de participar de cenas com armas e roupas da época. Durante o primeiro final de semana de julho, a 120 km de Washington, não perca a reconstituição da batalha de Gettysburg, a mais sangrenta da guerra.

Corridas da Nascar

Os americanos pouco se importam com a Fórmula 1. Os amantes de velocidade do país gostam mesmo é de assistir a corridas da Nascar, a versão da nossa Stock-Car, realizadas geralmente em circuitos ovais e de 500 milhas (805 km) de duração. Milhares de pessoas comparecem aos autódromos para assistir às competições da Sprint Cup, principal divisão da Nascar, em corridas míticas como as 500 milhas de Daytona. A temporada da Sprint Cup vai de fevereiro a novembro, com 36 corridas no país inteiro.

Jazz em Nova Orleans
Nova Orleans, conhecida como Nola entre os americanos, sofreu, e foi quase destruída em 2005 por causa da passagem do furacão Katrina. Mas esta cidade da Luisiana, no sul dos Estados Unidos, tem uma forte identidade e uma personalidade única, que a fez manter a alegria e conseguir ir para a frente ao ritmo de muita música.

Nova Orleans é uma das capitais mundiais do jazz, e tem numerosos bares e casas de shows como o Preservation Hall. O New Orleans Jazz & Heritage Festival acontece de 27 de abril a 6 de maio, com grandes intérpretes não só de jazz, mas também de blues, gospel, e outros estilos musicais.

Tour do bourbon
O bourbon é o nome da versão americana do uísque. A bebida, feita à base de milho, é produzida principalmente no estado de Kentucky. Neste estado do sudeste é possível realizar um Tour do Bourbon, passando pelas principais destilarias do país. Esta rota passa pelas fábricas de marcas famosas como Four Roses, Jim beam e Wild Turkey, onde você poderá conhecer o processo de produção e degustar as bebidas em meio a belas paisagens rurais.

O tradicional barbecue

Apesar de muito diferentes dos churrascos brasileiros, os barbecues americanos são um grande sucesso no país. Em volta das típicas churrasqueiras a gás dos Estados Unidos, habitantes de todas as regiões do país se reúnem para comer cachorros quentes, hambúrgueres e todo tipo de carnes com diferentes molhos e temperos. Além de inúmeros restaurantes país afora, os Estados Unidos têm eventos especiais para degustar as especialidades: o Campeonato Mundial de Barbecue, em Memphis, no mês de maio; e o American Royal World Series of Barbecue, na cidade de Kansas, em outubro, ambos levando o churrasco a um outro nível, com todos os tipos de preparações imagináveis.

Cinema dentro do carro

Quantas vezes você já viu num filme americano aqueles cinemas onde as pessoas assistem aos filmes de dentro de seus carros? Trata-se de drive-ins, e o primeiro deles foi inaugurado em 1933. Mas estes cinemas motorizados a céu aberto viveram seu auge na década de 60, quando existiam mais de 4 mil deles. O slogan dos primeiros drive-ins era "toda a família é bem-vinda, pouco importa o quão barulhentas sejam as crianças". E se o auge já passou, existem ainda mais de 350 espalhados pelo país. O site americano DriveInMovie lista os drive-ins por estado.

Feiras Estaduais
Durante o verão do hemisfério norte, cada um dos cinquenta estados americanos tem sua state fair, ou feira estadual. Nelas, além de rodas-gigantes, montanhas-russas e outros brinquedos, os estados apresentam suas especialidades regionais aos visitantes. Mas nenhuma feira estadual se compara à do Texas: com a chegada da primavera, a feira ocupa um grande espaço ao ar livre com 75 brinquedos, 8 mil animais, e inúmeras barracas e carrinhos de comidas.

Las Vegas
O que acontece em Las Vegas fica em Las Vegas. O lema da Cidade do Pecado diz muito sobre esta meca da diversão e da extravagância situada no deserto de Mojave, no estado de Nevada. Aproveite as mordomias de hotéis lendários como o Bellagio durante o dia, à espera das atrações noturnas. Seja em algum dos inúmeros cassinos da cidade ou em suas discotecas, assistindo a algum show ou luta de boxe, as opções satisfazem qualquer pessoa.

Rota 66 é a mais famosa dos Estados Unidos
Rota 66 é a mais famosa dos Estados Unidos
Foto: Paul Witt/Gettysbourg Convention & Visitors Bureau / Divulgação
Fonte: Andrés Bruzzone Comunicação Andrés Bruzzone Comunicação
Compartilhar
Publicidade