PUBLICIDADE

Site elege os mais belos patrimônios mundiais

Compartilhar
Exibir comentários

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) tem entre seus diferentes objetivos a proteção do patrimônio mundial. Para proteger e valorizar esses sítios, sejam eles naturais ou criados pelo homem, o organismo seleciona e categoriza os locais como Patrimônio Mundial da Humanidade. Confira nesta seleção, feita pelo site de viagens CNN Travel, os mais belos integrantes da lista.

Angkor, Camboja

Antiga capital do império Khmer, a 5 km da cidade de Siam Raep, o templo de Angkor é uma das maiores maravilhas arqueológicas do planeta. Hoje tomado pela vegetação, o sítio mostra os vestígios de templos e residências onde viviam mais de 20 mil pessoas.

Acrópole, Grécia

Parte alta de Atenas, a Acrópole tem monumentos históricos sobre uma colina da capital grega. Além do Partenon, mais famoso dos monumentos do país, a Acrópole de Atenas tem diferentes construções  de mais de 2.500 anos.

Bagan, Mianmar

Isolado do mundo até recentemente, o Mianmar vem abrindo cada vez mais suas portas para os turistas, que descobrem suas maravilhas históricas e naturais. Antiga capital do reino de Pagan, no centro do Mianmar, entre os séculos 9 e 13, a zona arqueológica de  Bagan tem hoje mais de 2 mil vestígios preservados de templos e monastérios, que registram sua importância histórica.

Ilhas Galápagos, Equador

A cerca de mil km do litoral continental do Equador, as ilhas Galápagos são um dos destinos mais especiais do planeta. A biodiversidade única e as paisagens vulcânicas criam cenários incríveis percorridos a bordo de cruzeiros pelos turistas a bordo de cruzeiros.

Capadócia, Turquia

Três vulcões criaram as impressionantes paisagens da Capadócia, a cerca de 500 km de Istambul, no centro da Turquia. A região combina surpreendentes formações geológicas cônicas com cultura e história e cidades subterrâneas talhadas nas rochas há mais de 4 mil anos. Um dos passeios mais atrativos e inesquecíveis oferecidos na Capadócia são as excursões  a bordo de balões de ar quente,  oferecendo um visual espetacular.

<p>A Grande Barreira de Coral é uma das mais belas paisagens naturais do planeta</p>
A Grande Barreira de Coral é uma das mais belas paisagens naturais do planeta
Foto: Australia Tourism
Grande Barreira de Coral, Austrália

Formada por mais de 3 mil recifes no largo da região australiana do Queensland, a Grande Barreira de Coral é a maior estrutura do mundo feita de organismos vivos. O ecossistema tem tartarugas marinhas, baleias, golfinhos e inúmeros peixes e corais coloridos, num paraíso para mergulhadores.

Hampi, Índia

Capital do antigo reino de Viajayangar, Hampi fascinou viajantes entre os séculos 14 e 16. Em 1565, a cidade foi pilhada e abandonada, transformando-se num magnífico sítio arqueológico com numerosos templos e vestígios.

Cataratas do Iguaçu, Brasil e Argentina

Mais de 270 quedas entre a fronteira do Brasil e a Argentina formam as Cataratas do Iguaçu, uma das maiores belezas naturais do mundo.  Ao visitar as Cataratas, seja do lado brasileiro quanto do lado argentino, os turistas avistam quedas espetaculares como a Garganta do Diabo, com 82 metros de altura, em meio a uma rica fauna e flora.

Parque Nacional Los Glaciares, Argentina

Próximo à cidade de El Calafate, na província argentina de Santa Cruz, o Parque Nacional Los Glaciares tem uma superfície e mais de 7.200 km². Aqui, os turistas encontram numerosas geleiras como a famosa Perito Moreno, entre outras menos conhecias.

Machu Picchu, Peru

Milhões de pessoas visitam o Peru anualmente para conhecer  sua mítica cidadela de Machu Picchu. Após chegar até a antiga capital do império Inca, Cusco, a mais de 3.200 metros acima do nível do mar, os turistas escolhem entre pegar um trem até a pequena cidade de Aguascalientes e um ônibus até o sítio arqueológico, ou fazer o caminho a pé, no que é conhecido como “Caminho do Inca”. Ao chegar a Machu Picchu, os visitantes ficam estonteados com a beleza do visual em meio aos Andes peruanos.

Monte Saint-Michel, França

Situado na região da Mancha, no litoral atlântico da França, o Monte Saint-Michel  é um ilhote que fica separado do continente apenas durante a subida da maré. No topo do monte, uma bela abadia ajuda a formar um cartão-postal belíssimo.

Petra, Jordânia

Situada entre o Mar Vermelho e o Mar Morto, a 250 km de Amã, capital da Jordânia, a antiga cidade de Petra é uma maravilha arqueológica do Oriente médio. Os impressionantes monumentos e construções talhados há mais de dois mil anos na rocha das montanhas da região encantam os visitantes e contam sua história.

Pirâmides de Gizé

À beira do rio Nilo, a apenas 25 km do centro do Cairo, o complexo das Pirâmides de Gizé é uma das maiores atrações turísticas o planeta. Símbolo do Egito e de seu passado da época dos faraós, as pirâmides foram erguidas há mais de 4.500 anos e ainda escondem muitos mistérios.

<p>A Ilha de Páscoa encanta por seu visual e seus mistérios</p>
A Ilha de Páscoa encanta por seu visual e seus mistérios
Foto: Getty Images
Ilha de Páscoa, Chile

A mais de 3 mil km do litoral do Chile, país ao qual pertence, a Ilha de Páscoa é mundialmente famosa por suas estátuas moais. Além de criar um belo visual, as estátuas intrigam os cientistas, que ainda não conseguem explicar como elas foram transportadas desde as ladeiras vulcânicas onde foram talhadas até diferentes pontos da ilha.

Parque Nacional Serengeti, Tanzânia

O Parque Nacional do Serengeti tem uma área de mais de 14 mil km²  com planícies, savanas, rios e lagos,  por onde passam mais de 600 mil zebras, 400 mil gazelas e um milhão de gnus durante a grande migração anual. Situado no norte da Tanzânia, o parque é um dos melhores lugares do planeta para avistar animais em família.

Sigiriya, Sri Lanka

Construída sobre um rochedo no coração do Sri Lanka, a antiga cidade de Sigiriya é um magnífico sítio arqueológico do século 5. Os magníficos desenhos na base da fortaleza indicam um uso religioso do local, que fascina por seus incríveis jardins.

Tulum, México

O sítio arqueológico de Tulum é o único a combinar impressionantes vestígios Maias, com a beleza natural do Caribe mexicano. Templos, esculturas e construções antigas fazem parte da paisagem de Tulum, um dos pontos mais visitados por turistas no México.

Valletta, Malta

Capital de Malta, a 80 km e Sicília, Valeta tem um magnífico casco histórico com edifícios que remontam ao século 16. Ponto de partida para as belezas da ilha de Malta, Valeta é um destino excelente para curtir o sol do Mediterrâneo.

Veneza, Itália

Gôndolas, canais, monumentos históricos e muito romantismo são alguns dos ingredientes que fazem de Veneza um destino único no planeta. Ameaçada pela subida das águas, que inundam com frequência a Praça São Marcos, a cidade italiana continua a atrair turistas do muno inteiro ano após ano.

Parque Nacional de Yellowstone, Estados Unidos

A 100 km da cidade de Jackson Hole, no estado de Wyoming, o Parque Nacional de Yellowstone tem uma área de 8.900 km ² de belezas naturais como gêiseres, florestas, e cascatas. Uma de suas atrações mais famosas é a Grande Fonte Prismática, fonte termal colorida com  um azul intenso no centro, indo para tons de amarelo, vermelho e laranja. 

Fonte: Andrés Bruzzone Comunicação Andrés Bruzzone Comunicação
Compartilhar
Publicidade
Publicidade