Ondas em grande estilo: veja 50 lugares para surfar ao redor do mundo

A seleção feita pelo site CNN apontou destinos como Havaí, Austrália e Indonésia

5 set 2013
07h34
atualizado às 07h40
  • separator
  • 0
  • comentários

O surfe é uma atividade saudável e divertida, além de acessível para adultos e crianças. Seja para aprender os primeiros movimentos no esporte ou correr atrás de ondas perfeitas e gigantes - no caso de surfistas com experiência -, o planeta oferece inúmeros “spots”, lugares apropriados para deslizar sobre as ondas. Conheça 50 melhores destinos desse tipo, numa seleção feita pelo site CNN.

Pipeline, Oahu, Havaí
Pipeline é o nome que mais faz sonhar os surfistas do mundo inteiro, mas apenas os melhores têm a capacidade de encarar algumas das ondas mais perigosas do mundo neste spot do norte da ilha de Oahu, que atinge frequentemente 6 metros de altura em dias “normais”, e mais de 20 metros em dias melhores, quebrando em águas rasas com muitos corais pontiagudos.

Supertube, Jeffrey’s Bay, África do Sul
A praia sul-africana de Jeffrey’s Bay tem ondas tubulares, avaliadas por especialistas como as melhores direitas do planeta. O spot mais impressionante é o Supertubes, com ondas intermináveis que permitem surfar sem parar dentro de tubos por mais de 300 metros.

<p>Teahupoo, Taiti, Polinésia Francesa</p>
Teahupoo, Taiti, Polinésia Francesa
Foto: Getty Images

Teahupoo, Taiti, Polinésia Francesa
A onda que se forma em Teahupoo é uma das mais perfeitas, mas também mais temidas do mundo. Em meio às águas paradisíacas da ilha de Taiti, Teahupoo desafia os limites de surfistas experientes que arriscam sua vida para buscar emoções fortes.

Uluwatu, Bali, Indonésia
A ilha de Bali é um destino que não pode ficar fora do roteiro dos surfistas experientes do mundo inteiro. Em spots como a praia de Uluwatu, no sul da ilha Indonésia, as ondas formam verdadeiros paredões de água que garantem muita adrenalina.

P-Pass, Pohnpei, Micronésia
O spot conhecido como P-Pass é famoso por suas incríveis direitas tubulares e perfeitas. Situado na ilha de Pohnpei, na remota Micronésia, P-Pass permanece praticamente intocado e livre de turistas.

Mavericks, Estados Unidos
Apenas os surfistas mais corajosos são capazes de encarar um spot mítico como Mavericks, no norte da Califórnia. Ali, as ondas que só podem ser surfadas com a ajuda de jet-skis e atingem facilmente os 25 metros. Por isso, qualquer erro pode ser fatal.

Hossegor, França
No litoral atlântico do sul da França, na região do País Vasco, Hossegor é considerada como “a capital do surfe da Europa”. Surfistas do mundo inteiro viajam até a cidade francesa para aproveitar as suas ondas, que não devem nada aos melhores spots do Havaí ou da Indonésia.

Puerto Escondido, México
Localizada no litoral pacífico do México, a cidade de Puerto Escondido oferece sol durante todo o ano e acesso a diversos spots com ondas perfeitas entre março e dezembro. A Playa Zicatela é um dos pontos mais famosos, com frequentes ondas gigantes para surfistas experientes.

Cloud Nine, Siargao, Filipinas
Uma onda poderosa e perigosa quebra em águas rasas com corais pontiagudos na ilha filipina de Siargao. Trata-se do spot conhecido como Cloud Nine, reservado para surfistas experientes e muito corajosos dispostos a encarar os riscos para viver momentos inesquecíveis.

Lances Right, Sipora, Indonésia
A pequena ilha de Sipora, no arquipélago indonésio das Ilhas Mentawais, reserva uma direita tubular que atrai surfistas do mundo inteiro. Em meio à água morna e um cenário natural incrível, o spot de Lances Right é a verdadeira perfeição para surfar.

Sultans, Maldivas
Poucos lugares são tão incríveis para surfar quanto o paradisíaco arquipélago das Maldivas. Localizado no atol de Malé-Norte, o spot de Sultans é acessível a bordo de botes tradicionais e oferece ondas constantes e grandes, mas com o perigo dos afiados corais do recife.

Trestles, Condado de Orange, Califórnia
A combinação da facilidade para entrar e sair da água com ondas boas e frequentes fazem de Trestles um dos melhores destinos de surfe no sul da Califórnia. Trestles é o nome dado a uma combinação de cinco spots que oferecem uma boa variedade de direitas e esquerdas tubulares na praia San Onofre.

Honolua Bay, Maui, Havaí
Praia de areias negras do litoral norte da ilha de Maui, Honolua Bay é o tipo de spot que os locais havaianos preferem não divulgar.  Nos melhores dias, a praia tem ondas impressionantes com tubos perfeitos.

Montañita, Equador
A 180 km de Guaiaquil, a pequena cidade Montañita é um divertido destino para mochileiros e surfistas, com ondas perfeitas durante o dia e uma vida noturna agitada para curtir após o pôr do sol. Montañita é o melhor destino do Equador para surfar, aproveitando as direitas que se formam nas águas do Pacífico.

Rincon, Santa Bárbara, Estados Unidos
É raro que a praia de Rincon, na cidade de Santa Barbara, esteja em suas condições ideais para a prática do surfe. Mas, quando isto acontece, Rincon se transforma num dos melhores spots de surfe de todo o litoral californiano, com direitas longas e profundas.

Nihiwat, Indonésia
Praias particulares não combinam muito com o espírito do surfe, mas permitem aproveitar as ondas com tranquilidade total, especialmente quando a onda em questão é considerada uma das dez melhores esquerdas do mundo, como a que se encontra na praia da Indonésia de Nihiwat, na ilha de Sumba, com acesso exclusivo para os hóspedes do resort Nihiwata Island, com diárias a partir de R$ 350.

Manu Bay, Nova Zelândia
Situada a 6 km da cidade de Raglan, a praia de Manu Bay ficou famosa quando apareceu no filme Alegrias de Verão, de 1966, e virou cult entre os surfistas.  Manu Bay tem ondas que costumam ter entre 1 a 3 metros, ideais para surfar num spot icônico da Nova Zelândia.

Riyuewan, Hainan, China
A China não é especialmente conhecida por ser um destino de surfe, mas reserva algumas surpresas com belas praias intocadas e ondas totalmente livres. Várias dessas praias, como Riyuewan, encontram-se na ilha tropical da Hainan, no Mar da China Meridional.

Jaws, Maui, Havaí
Jaws é um dos nomes icônicos que fazem do Havaí a meca do surfe mundial. As ondas ferozes que se formam nesta praia do litoral norte da ilha de Maui chegam a ter 30 metros nos melhores dias, e atingem velocidades de mais de 50 km/h. Para quem não é um surfista profissional, o espetáculo é vivido pela areia.

The Box, Margaret River, Austrália
The Box é uma das maiores ondas “slab”, como são conhecidas aquelas que se formam em águas mais profundas. Para quem procura emoções fortes, vale a pena encarar a onda gigantesca nas águas do litoral de Margaret River, no sudeste da Austrália.

Surfrider Beach, Malibu, Estados Unidos
As ondas pequenas e constantes de Surfrider Beach são um clássico de Malibu, no litoral californiano, desde que começaram a ser surfadas nos anos 50. Hoje, quando as águas não estão lotadas demais, o lugar é ideal para aprender e brincar surfando com longboards. 

Superbank, Gold Coast, Austrália
Depois de uma caminhada de 2 km a partir do estacionamento mais próximo, a praia de Superbank tem ondas sólidas e tubulares. Superbank é um dos melhores spots do litoral da ensolarada regiao de Gold Coast, no nordeste da Austrália.

Cloudbreak, Fiji
Nas águas tranquilas do Pacífico Sul, o spot de Cloudbreak tem ondas brutais, que se formam a 1.600 metros da costa da ilha de Tavarua. As ondas atingem mais de 10 metros e oferecem muita dificuldade, sendo recomendadas apenas para surfistas experientes.

<p>Watergate Bay, Cornwall, Inglaterra</p>
Watergate Bay, Cornwall, Inglaterra
Foto: Getty Images

Watergate Bay, Cornwall, Inglaterra
Dependendo do clima, a Inglaterra também tem seus pontos que permitem surfar.  Perto da cidade de Cornwall, a praia de Watergate Bay oferece ondas que raramente ultrapassam 1 metro, com condições ideais para surfistas iniciantes.

Backdoor, Oahu, Havaí
Backdoor é um spot da ilha de Oahu reservado apenas para surfistas com muita experiência. O recife situado embaixo d’água ajuda a criar ondas tubulares potentes e velozes, que se encontram entre as melhores do mundo.

Pasta Point, Maldivas
Pasta Point é um spot onde se encontra uma das melhores ondas no paradisíaco arquipélago das Maldivas, com esquerdas tubulares de mais de 100 metros. O acesso a Pasta Point é exclusivo para os hóspedes do Dhonveli Beach Resort & Spa, com diárias que custam mais de R$ 700.

Tamarindo Beach, Tamarindo, Costa Rica
Com cerca de meio quilômetro de extensão, a praia de Tamarindo Beach é banhada pelas águas do Pacífico no litoral da Costa Rica. Num lindo cenário rodeado de natureza, a praia é boa tanto para iniciantes quanto para surfistas experientes.

Bundoran Beach, County Donegal, Irlanda
Localizada no litoral oeste da Irlanda, a cidade de Bundoran é um dos destinos prediletos dos irlandeses durante os dias de verão. As águas da praia de Bundoran Beach criam ondas razoáveis para surfistas iniciantes e intermediários.

Rincon, Puerto Rico
O vilarejo porto-riquenho de Rincon combina a beleza das praias do Caribe com boas ondas para surfar. Situado no oeste da ilha, Rincon tem um ambiente divertido e relaxado, e excelentes spots em praias como Sandy Beach e Três Palmas.

Hanalei Bay, Havaí
Rodeada de penhascos, cachoeiras uma vegetação abundante, a praia de Hanalei Bay é uma das mais belas da ilha havaiana de Kauai. Além de sua linda natureza, Hanalei é conhecida pelos tubos perfeitos que se formam em suas ondas.

Carrapateira, Portugal
Vila calma no litoral atlântico do Algarve, no sul de Portugal, Carrapateira tem uma esquerda famosa que chega aos 3 metros durante a maré-alta. Exceto durante o verão europeu, quando turistas passam suas férias na região, é possível surfar com muita tranquilidade.

Coconuts, Samoa
Até os surfistas profissionais têm dificuldades em não sair com suas pranchas destruídas ao surfar a clássica onda de Coconuts. A onda tem uma forma perfeita, mas quebra sobre um perigoso recife de coral.

São Francisco do Sul, Brasil
O sul do Brasil tem muitos dos melhores spots de surf do imenso litoral do nosso País. A 1h30 de Florianópolis, em Santa Catarina, São Francisco do Sul oferece boas ondas para surfistas experientes, mas também spots tranquilos com escolinhas para crianças e iniciantes.

Pedra Branca, Ericeira, Portuga
A menos de 50 km de Lisboa, a Vila de Ericeira tem 6 km de belas praias banhadas pelo Atlântico. A onda que quebra no recife do spot de Pedra Branca é considerada como uma das melhores da Europa.

Killer Point, Taghazout, Marrocos
Situado no litoral sul de Marrocos, o vilarejo de Taghazoute se popularizou entre mochileiros hippies na década de 60. Hoje, Taghazoute é um destino apreciado especialmente por surfistas, que aproveitam as ondas perfeitas do spot conhecido como Killer Point.

Les Cavaliers, Anglet França
No litoral da cidade de Anglet, ao norte de Biaritz, a praia de Anglets é conhecida por ter uma direita perfeita. Para atingir o ponto certo, os surfistas pegam o canal no lado direito da praia.

Byron Bay, Austrália
Popular entre mochileiros do mundo inteiro, a cidade de Byron Bay tem um ambiente relaxado com muito reggae e surfe. As praias de areia branca se estendem ao longo de 70 km, e encontram-se protegidas por redes contra tubarões, permitindo surfar sem se preocupar com ataques.

Tofino, Ilha de Vancouver, Canadá
Situada na Ilha de Vancouver, a cidade de Tofino é a capital do surfe do Canadá. Em meio a um lindo cenário natural com uma vegetação abundante, formam-se ondas perfeitas, mas com águas geladas que requerem um bom wetsuit, roupa especializada para surfistas.

Ponta Preta, Ilha do Maio, Cabo Verde
A Ilha do Maio é uma das mais belas das que formam o arquipélago de Cabo Verde. No sul da ilha, Ponta Preta é um spot com ótimas ondas durante o inverno, reservadas para surfistas experientes, com o perigo de um grande recife de coral logo abaixo.

Biarritz, França
A cidade francesa de Biarritz se transformou no principal reduto do surfe do país na década de 50, criando uma forte tradição no esporte. As águas do Golfo da Gasconha, no País Vasco francês, tem boas ondas durante todo o ano, aproveitando os swells vindos do Atlântico Norte.

Surf Pool, Emirados Árabes Unidos
É claro que nenhuma onda artificial pode substituir uma onda natural, mas se há uma piscina de ondas que consegue convencer até os surfistas mais puritanos no parque Wadi Adventure, na cidade de Al Ain. A piscina forma ondas perfeitas de mais de 3 metros e permite se divertir e fazer boas manobras.

Farol do Cabo de Hatteras, Carolina do Norte, Estados Unidos
O Farol do Cabo de Hatteras se transformou em destino popular entre os surfistas americanos na década de 70. Os ventos fortes da região, no litoral da Carolina do Norte, são os responsáveis pelas grandes ondas que se formam frente ao maior farol dos Estados Unidos.

<p>Blacks Beach, San Diego, Estados Unidos</p>
Blacks Beach, San Diego, Estados Unidos
Foto: Antoine Taveneaux/Wikicommons

Black’s Beach, San Diego, Estados Unidos
A praia de Black’s Beach tem ondas poderosas, recomendadas para surfistas experientes. Localizada sob os grandes penhascos do bairro de La Jolla, Black’s Beach é a predileta entre os melhores surfistas de San Diego, ficando um pouco lotada nos finais de semana.

The Bubble, Fuerteventura, Espanha
A praia conhecida como The Bubble na ilha de Fuerteventura, é um dos melhores pontos para surfar no arquipélago das Canárias, com ondas que formam tubos perfeitos. Nos finais de semana e durante a temporada alta, a disputa entre surfistas para conseguir pegar essas ondas clássicas é grande.

Surfer’s Point, Barbados
Como indica o seu nome, Surfer’s Point é o lugar certo para quem quer surfar nas águas agradáveis do Caribe. Situada na ponta sul da ilha de Barbados, a praia tem ondas fáceis e muitas escolinhas para os iniciantes que aprendem seus primeiros movimentos no esporte.

Arugam Bay, Sri Lanka
A praia de Arugam Bay oferece ondas de grande qualidade em meio a um incrível cenário natural. Os surfistas que chegam até esta praia do no sudeste da ilha de Sri Lanka, dividem as areias com elefantes e macacos que vivem nas florestas ao redor de Arugam Bay.

Surin Beach, Phuket Tailândia
Conhecida por suas praias paradisíacas e sua vida noturna agitada, a ilha de Phuket tem spots para quem quer aproveitar o dia para surfar. Situada no oeste da ilha, a praia de Surin Beach é a que costuma ter as maiores ondas.

Fulong Beach, Taiwan
Localizada no nordeste de Taiwan, a praia de Fulong Beach é ótima para acampar e surfar durante uma viagem. As ondas que atingem até 2 metros não se destacam por seu tamanho, mas sim por sua qualidade e frequência de suas condições ideais para a prática do surfe.

Baja Malibu, Playas del Rosarito,  México
Situada ne região da fronteira entre Estados Unidos e México, a praia de Baja Malibu tem águas que  não são  muito limpas. Mas quando o vento sopra em direção ao leste, formam-se ondas excelentes e fáceis de surfar.

Eisbach, Munique, Alemanha
Uma das ondas mais insólitas do mundo, encontra-se longe do litoral, num rio artificial ao lado do parque de Englishcer Garten, em Munique. Ali a combinação da água e das pedras cria uma onda de um metro, onde é possível surfar sem sair do lugar.

 

Fonte: Andrés Bruzzone Comunicação Andrés Bruzzone Comunicação
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade