PUBLICIDADE

Mercado tradicional atrai visitantes no Taiti

Compartilhar

No meio do caminho entre a Oceania e a América do Sul, o Taiti resplandece na imensidão do Oceano Pacífico como a maior e mais importante ilha da Polinésia Francesa (arquipélago integrante dos territórios ultramarinos da França). Além das praias e vegetação espetaculares, Taiti abriga Papeete, capital da Polinésia, onde funciona um exótico mercado que exibe muito da cultura do país.

O  mercado de Papeete exibe a rica cultura do arquipélago
O mercado de Papeete exibe a rica cultura do arquipélago
Foto: Sara Lagace/Creative Commons / Reprodução


» Veja mais fotos

» vc repórter: mande fotos
e notícias

» Chat: tecle sobre o assunto

Num ambiente condicionado pelas cores e perfumes de flores e frutos tropicais, mercadores e compradores se encontram em torno de produtos investidos da tradição local. Exemplo são os tifaifai, nome dado aos lençóis e outros tecidos estampados pelas mulheres com temas étnicos e da flora da Polinésia. Também se destacam as esculturas em madeira - essas produzidas pelos homens - que representam imagens de ancestrais e símbolos, como cetros e lanças.

Girando pelas banquinhas nos dois andares do mercado, o visitante encontra chapéus, bolsas, cestos, fruteiras e outros artefatos feitos com a fibra de uma árvore chamada pandanus - muito parecida com o coqueiro. Também marcam presença os pareôs, vestes tradicionais do Taiti que deram origem à canga de praia (tanto as nativas quanto os nativos usam).

Aberto de segunda a sábado, das 7h30 às 18h, e aos domingos, das 5h às 9h, o mercado de Papeete registra seu maior movimento nas primeiras horas de funcionamento. Nesse momento, os peixes e vegetais frescos são disputados pelos compradores ávidos pelo sabor proporcionado pela ilha. O peixe também é preparado da forma taitiana no próprio mercado. A refeição fica completa com os bolos à venda nas banquinhas.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade