Internacional

publicidade

Istambul: conheça pontos turísticos de 'Salve Jorge'

Istambul será cenário da novela global 'Salve Jorge'
Foto: Getty Images
  • Direto de Istambul
 

Maior e mais desenvolvida cidade da Turquia, Istambul é considerada um ponto de encontro de culturas, civilizações e continentes. Isso mesmo, uma parte dela encontra-se na Europa e outra na Ásia. A metrópole, que tem 14 milhões de habitantes, também se converteu no símbolo de tolerância e irmandade das religiões com os otomanos. Mesquitas, igrejas e sinagogas se encontram uma ao lado da outra.

Saiba quem é quem em Salve Jorge

Veja o figurino dos personagens da novela

Tamanha diversidade saltou aos olhos da autora de novelas da Globo, Glória Perez, que escolheu duas cidades turcas para servirem de cenário para seu próximo folhetim, Salve Jorge, que estreia dia 22 de outubro. “Escolhi a Turquia para a novela porque é uma paixão. Fui uma vez para Istambul e Capadócia e já me apaixonei. Os dois são lugares impressionantes”, afirmou Glória ao Terra. “É especial chegar em um lugar que tem milhares de anos e você está vendo toda a história da humanidade ali num país só. Numa cidade só como Istambul você vê muitas centenas de anos, Constantinopla é uma beleza”, acrescentou ela.

Para deixar a atuação do núcleo que já começou as gravações da trama mais realista, Glória Perez conta com a ajuda da pesquisadora Malga di Paula, que conheceu o país quando tinha um projeto de implantação de banhos turcos no Brasil e depois se envolveu em um estudo sobre São Jorge, vindo da Capadócia. Segundo a viúva do humorista Chico Anysio, a autora escreve todas as cenas sozinha e depois ela e Berna Ayat, outra pesquisadora de assuntos relacionados à Turquia, “temperam com expressões e situações tipicamente turcas”.

Salve Jorge tem estreia prevista somente para outubro, mas parte do elenco, meses antes, deu início às filmagens do folhetim que abordará o tráfico internacional de pessoas, a pacificação do Complexo do Alemão e falará de guerreiros como São Jorge. Direto de Capadócia, Tiago Abravanel postou recentemente no Twitter uma foto com Rodrigo Lombardi, Nanda Costa, Cleo Pires e Domingos Montagner. “Muito Feliz! Primeiro dia de gravação. Salve Jorge!”, comemorou o neto de Silvio Santos. Cleo Pires também se mostrou empolgada com a estadia na Turquia: “está demais aqui. Estou apaixonada por esse lugar”, disse a atriz também em seu perfil no microblog.

Agora, os atores estão em Istambul, onde os pontos turísticos do bairro de Sultanahmet e o Grande Bazar, um dos maiores e mais antigos mercados do mundo, servirão de pano de fundo para as cenas. Nesta região europeia da cidade, encontram-se a Praça de Sultanahmet (onde se situava o Hipódromo de Constantinopla), a Mesquita Azul, o Museu de Santa Sofia, o Palácio de TopKapi e as Cisternas Bizantinas. “Eu adoro aquelas dezenas de mesquitas espalhadas por toda a cidade e nas horas das chamadas para orações (5 vezes ao dia), a cidade se torna mágica. Istambul é uma da cidades mais ricas culturalmente no mundo, foi a capital de vários impérios", disse Malga.

Por se tratar de um centro cultural e empresarial, adaptação não deve ser problema para os artistas brasileiros, que em sua maioria vive em São Paulo e no Rio de Janeiro. Até porque, ainda de acordo com a pesquisadora, a cultura turca tem muita semelhança com a do nosso País. “Somos afetuosos, calorosos e gostamos de receber estrangeiros. Nós gostamos de muitas coisas parecidas, mas principalmente o futebol. Só são um pouco mais nervosos, segundo os próprios turcos dizem”, afirmou Malga.

Ficou com vontade de conhecer um pouco mais de Istambul? Em viagem a Israel, a reportagem do Terra fez escala na cidade e conferiu alguns pontos turísticos, durante um passeio oferecido pela Brezo Tours. Confira a galeria de fotos na aba e conheça o cenário da próxima novela do horário nobre, que substituirá Avenida Brasil.

Terra