0

Cidade natal de Carmen Miranda preserva memória da cantora

9 fev 2009
19h04
atualizado às 19h53
  • separator

Há 100 anos, a cidade do Marco de Canaveses, a cerca de 50 quilômetros do Porto, dava ao mundo a mais brasileira das portuguesas: Carmen Miranda. Atualmente, é possível visitar um museu em homenagem à cantora e conhecer a casa em que ela nasceu, inclusive com a primeira cama da "Pequena Notável".

O convento de Alpendorada é uma das atrações turísticas da cidade
O convento de Alpendorada é uma das atrações turísticas da cidade
Foto: Divulgação



» Veja fotos de Marco
de Canaveses

» Chat: tecle sobre o assunto

Longe de ser um destino turístico tradicional de Portugal, Marco de Canaveses abriga diversas idéias de pequenas atrações, que vão das ruínas romanas de Tongobriga às linhas modernas do arquiteto Siza Vieira - que dão forma à igreja de Santa Maria. É uma boa sugestão de passeio de um dia para quem está de passagem pelo Porto.

Habitada e reformada, ganhando um andar extra, a casa onde nasceu Carmen Miranda fica na freguesia de Várzea de Ovelha e Aliviada. É lá onde está preservada a primeira cama da cantora, num pequeno quarto de aspecto original.

Outra parada do roteiro dos fãs é o Museu Municipal Carmen Miranda, que abriga, além de coleções de arte sem relação com a cantora, o espólio da vida da artista. Quem espera encontrar grandes revelações sobre ela, no entanto, pode ficar um pouco decepcionado. O acervo é pequeno, tendo como destaque um original dos famosos chapéus que conquistaram Hollywood. Na porta do museu, não se esqueça de tirar uma foto com a estátua da ilustre cidadã de Marco de Canaveses.

Saciada a curiosidade sobre Carmem Miranda, é hora de conhecer o restante da cidade. Do patrimônio arquitetônico, destacam-se as inúmeras igrejas, as pontes medievais e os solares. Situado entre os rios Douro e Tâmega, Marco de Canaveses oferece ainda condições para a prática de esportes náuticos, como pesca desportiva, vela, windsurf e canoagem. Suas praias fluviais são um alento no quente verão português, que vai de junho a setembro.

Para a hora do almoço, experimente uma comida tradicional da região: Anho na Brasa - uma carne de cordeiro, que deve ser acompanhada por arroz de forno e um bom vinho verde da região.


Posto de Turismo da Câmara Municipal de Marco de Canaveses - Endereço: Alameda Dr. Miranda da Rocha, 4630 - Marco de Canaveses - Portugal. Telefone: (00X351) 255-538-800 ramal: 345. Informações: turismo@cm-marco-canaveses.pt




Veja também:

Beirute: A mãe em trabalho de parto durante a explosão
Fonte: Especial para Terra
publicidade