Internacional

publicidade

Dubai tem prédio com 828 metros; veja os 20 mais altos do mundo

O Burj Khalifa é o prédio mais alto do mundo, e fica em Dubai
Foto: Vladimir Yaitskiy / Divulgação

A torre 1WTC, antes conhecida como "Freedom Tower" ou "Torre da Liberdade", é desde a semana passada o prédio mais alto de Nova York, deixando atrás o Empire State Building. A obra deve acabar em 2013 e alcançar os 541,3 metros, bastante acima do Empire State e seus modestos 381 metros.

O prédio está sendo construído onde antes estavam as torres que derrubou o atentado do 11 de setembro de 2001 e é um símbolo de esperança e de orgulho para muitos americanos. Mas o 1WTC está longe de ser o prédio mais alto do mundo. Conheça os 20 membros principais do seleto clube dos prédios mais altos do planeta.

Burj Khalifa, Dubai
O Burj Khalifa de Dubai é, de longe, o maior prédio do planeta. Com seus 828 metros de altura, supera a altura de seu antecessor, o Taipei 101, por uma diferença de mais de 300 metros, equivalente a uma Torre Eiffel.

Taipei 101, Taiwan
Quando foi inaugurado em Taiwan, em 2004, o prédio Taipei 101 era o mais alto do mundo, com 101 andares e 509 metros de altura. Hoje, este arranha-céu caiu para a segunda posição, mas não deixa de impressionar por seu tamanho.

Shanghai World Financial Center, China
Inaugurado em 2008, o Shanghai World Financial Center é o terceiro maior do planeta, com 492 metros de altura. Com um formato que lembra o de um abridor de garrafas e 101 andares, o prédio tem os quartos de hotel mais altos do planeta.

ICC Tower, Hong Kong
Desde sua inauguração em 2010, o ICC Tower passou a ser o maior arranha-céu de Hong Kong, com 118 andares e 484 metros. Os últimos 16 andares do prédio, situado em Union Square, são ocupados pelo hotel Ritz-Carlton.

Petronas Towers, Malásia
As Petronas Towers encontram-se entre os arranha-céus mais conhecidos do planeta. Com 452 metros, ocupados por 88 andares, as torres são um dos principais cartões-postais de Kuala Lumpur, capital da Malásia.

Zifeng Tower, China
Situado na cidade chinesa de Nanjing, o arranha-céu de Zifeng Tower tem 89 andares e altura de 450 metros. O prédio tem escritórios, restaurantes, um hotel e um observatório no último andar.

Willis Tower, EUA
Antigamente conhecido como Sears Tower, o arranha-céu Willis Tower de Chicago é o maior do ocidente, com 452 metros. O observatório situado no 103º andar é uma das principais atrações turísticas da cidade.

Kingkey Tower, China
Com 100 andares e 441 metros de altura na cidade de Shenzhen, o Kingkey Tower é um dos maiores prédios da China. Dos 100 andares, 68 são ocupados por escritórios, e o resto têm lojas, um hotel de luxo e restaurantes no topo.

Guangzhou International Finance Center, China
O Guangzhou International Finance Center,também conhecido como Guangzhou West Tower, fazia parte de um projeto de torres gêmeas que começou a ser construído em 2005 como símbolo do progresso desta que é a terceira maior cidade da China, com mais de 12 milhões de habitantes. A segunda torre ainda não foi terminada, mas a West Tower foi inaugurada em 2010 e tem 438 metros de altura.

Trump Tower Chicago, EUA
Segundo maior prédio dos Estados Unidos, o Trump Tower Chicago, iniciativa do empresário americano Donald Trump, foi inaugurado em 2009 e se transformou em uma das principais atrações da cidade. O prédio tem 98 andares com lojas, escritórios, apartamentos e um hotel de luxo.

Jin Mao Tower, China
Vizinho do Shanghai Financial Center, o Jin Mao Tower é um imponente arranha-céu inaugurado em 1999. Com 88 andares (referência ao número 8, símbolo de sorte e prosperidade na cultura chinesa) e uma altura de 420 metros, a torre tem um shopping, discotecas, bares, cafés, restaurantes, escritórios, e o hotel Grand Hyatt.

Al Hamra Tower, Kuwait
Com um design futurista, o Al Hamra Tower foi terminado em 2011, atingindo uma altura de 412 metros, mas ainda não foi inaugurado. O arranha-céu terá escritórios, restaurantes, um shopping center de seis andares e um estacionamento com mais de 1.700 vagas.

Two International Finance center, Hong Kong
Segundo maior arranha-céu de Hong Kong, o Two International Finance Center foi concluído em 2003 e é um dos quatro prédios que formam o International Finance Center. Os 415 metros de altura do prédio têm 88 andares, e não incluem os andares 14 e 24, números considerados de má sorte para os chineses.

Citic Plaza, Guangzhou, China
O Citic Plaza é um dos principais marcos turísticos da cidade chinesa de Guangzhou. Terminado em 1996, tem 80 andares e uma altura de 390 metros de escritórios, num complexo que também conta com um prédio residencial.

Shung Hing Square, Shenzhen, China
Imponente arranha-céu da cidade de Shenzhen, o Shung Hing Square foi o primeiro prédio chinés a estar na lista dos dez maiores do mundo quando foi terminado, em 1996. Com 384 metros de altura, o prédio tem um design futurista, dominado pela cor verde, e um observatório no último andar.

Empire State Building, EUA
Quando as torres gêmeas do Wolrd Trade Center foram derrubadas pelo atentado de 11 de setembro de 2011, o Empire State Building, que tinha sido inaugurado em 1930, voltou a ser o prédio mais alto de Nova York. Agora, com a construção do One World Trade Center, este tradicional prédio de 381 metros de altura voltará a ocupar o segundo lugar na metrópole. Mas ninguém tira dele o charme e a história.

Central Plaza, Hong Kong
Hong Kong se destaca por seus numerosos e modernos arranha-céus. O terceiro maior deles é o Central Plaza, que foi o maior da Ásia entre 1992 e 1996, e atinge uma altura de 373 metros, com 78 andares.

Bank of China Tower, Hong Kong
Com um design futurista e inovador, o prédio Bank of China Tower se destaca em meio aos arranha-céus de Hong Kong. Inaugurado em 1990, o prédio tem 367 metros de altura com escritórios do banco chinês.

Bank of America Tower, Nova York
Terminado em 2009, o prédio Bank of America Tower foi um dos mais inovadores de Nova York no que diz respeito ao cuidado com o meio-ambiente em sua construção e em seu funcionamento. Situado no coração de Manhattan, o prédio tem 54 andares e uma altura de 366 metros.

Almas Tower, Dubai
Os arranha-céus de Dubai representam muito bem a extravagância deste Emirado rico em petrodólares. A torre de Almas Tower é uma das mais imponentes da cidade, com uma altura de 360 metros, num prédio que foi terminado em 2009.

Andrés Bruzzone Comunicação