Costa leste uruguaia se consolida como destino de milionários
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O rosto mais visto é o da cantora colombiana Shakira, mas há cada vez mais milionários de todo o mundo atracando na costa leste do Uruguai interessados em hotéis e empreendimentos imobiliários que combinam os mais altos padrões de qualidade com a natureza em estado puro.
A referência inevitável continua sendo Punta del Este, cerca de 140 quilômetros ao leste de Montevidéu, mas outros destinos do departamento de Maldonado, onde se encontra o famoso balneário, como José Ignacio e Laguna Garzón, vêm crescendo nos últimos anos.
"As duas tendências da região são em direção ao interior", rumo ao campo, onde se pode realizar "atividades rurais muito próximas do mar", e para costa leste, em direção ao Brasil, afirma em entrevista à Agência Efe Juan Irala, consultor da imobiliária Terramar Christie's.
Em pleno verão, Irala faz um balanço da temporada em seu escritório de José Ignacio, uma cidade litorânea famosa por seu farol e onde há apenas dois lotes não edificados para venda, com mil metros quadrados e a cerca de R$ 8,6 milhões cada.
"O que antes, em um primeiro momento, era um lugar de veraneio tipicamente de turistas argentinos, foi incorporando outros amigos" vindos de Brasil, Estados Unidos e Europa, explica o representante dessa empresa uruguaia, filiada ao ramo imobiliário de uma famosa casa de leilões britânica.
Não longe dali, entre Punta del Este e a localidade de San Carlos, Irala comercializa o projeto Fasano, um hotel da cadeia brasileira de mesmo nome, complementado pelo desenvolvimento imobiliário e impulsionado pela também brasileira JHSF.
As diárias dos quartos no hotel, em alta temporada, variam entre R$ 1.550 e R$ 2.240. E, apesar dos altos preços, são bastante concorridas.
O hotel foi inaugurado em 2010 e conta com 32 bangalôs desenhados pelo arquiteto brasileiro Isay Weinfeld com um estilo minimalista que se integra com a paisagem.
Em seu restaurante é comum encontrar celebridades como a modelo israelense Bar Refaeli e o guitarrista britânico Ron Wood, dos Rolling Stones, onde puderam escolher pratos à base de caviar e vinhos franceses.
O hotel, onde o DJ francês David Guetta se hospedou em janeiro, ocupa 30 dos 480 hectares do empreendimento imobiliário, que em 2011 vendeu 27 lotes não edificados com mais de cinco mil metros quadrados e preços a partir de R$ 1,7 milhão.
"O Uruguai é um país seguro, tem uma democracia muito bem estabelecida e instituições sólidas", argumenta Jimmy Fowler, também consultor da Terramar Christie''s, sobre o "boom" imobiliário.
O luxo do leste uruguaio contrasta com estilo de vida do presidente do país, o ex-guerrilheiro José Mujica, que por decisão própria transformou em residência presidencial uma chácara onde cultiva flores e hortaliças.
Além disso, o salário mínimo nesta pequena nação de pouco mais de três milhões de habitantes é de 7.600 pesos uruguaios (pouco mais de R$ 670).
Outra das personalidades que visitaram José Ignacio este ano foi Sean Parker, um dos fundadores do Facebook, que chegou em um avião particular e alugou uma casa por cerca de R$ 258 mil durante dez dias.
O aeroporto internacional de El Jaguel, em Punta del Este, recebeu neste verão dez helicópteros e 50 aviões privados, cujos valores, somados aos dos mais de 500 iates que ancoraram na marina local, foram estimados em R$ 1,7 bilhão pela imprensa local.
Além do Fasano, o outro hotel mais exclusivo da região está nos arredores de José Ignacio e se chama Estadia Vik.
Este rancho criador de gado de 1.400 hectares, inaugurado em 2008 pelo empresário norueguês Alexander Vik, é uma espécie de casa-museu, com obras dos mais famosos artistas contemporâneos uruguaios nos quartos e nos espaços comuns.
Seus clientes podem montar a cavalo, jogar uma partida de polo e, se quiserem ver o mar, podem ir ao outro hotel da empresa, Praia Vik, a poucos minutos dali, para desfrutar de suas piscinas de profundidade infinita.
E a crise? Irala argumenta que, além de não ter afetado a região, beneficiou o setor, pois os investidores europeus buscam "ativos sólidos para se refugiar", e a costa leste uruguaia "não tem um ganho explosivo, mas é um investimento seguro".
Prova disso é o Setai, o próximo projeto da Terramar Christie's, que a partir do ano que vem terá um exclusivo hotel à beira-mar em José Ignacio e 40 lotes entre R$ 5,1 e R$ 8,6 milhões.
Aeroporto Internacional de Osaka, Japão No Japão
Espaço é um recurso escasso e soluções inovadoras precisam ser encontradas. Para poder construir um aeroporto em Osaka, engenheiros projetaram uma estrutura colossal. Uma ilha artificial de 4 km por 2,5 km conectada com o litoral de Osaka por uma ponte de 3 km funciona como o Aeroporto Internacional de Kansai, com duas pistas de decolagem e o maior terminal de passageiros do planeta
Foto: JNTO / Divulgação
Aeroporto de Gibraltar
Encravado entre a Espanha e o Marrocos, o pequeno território colonial britânico de Gibraltar tem um aeroporto que foi construído durante a Segunda Guerra Mundial e que ainda funciona tanto para vôos comerciais quanto para vôos militares. A grande particularidade do aeroporto de Gibraltar é sua pista que cruza com a avenida Winston Churchill, uma das mais movimentadas da ilha
Foto: Andrew Griffith / Divulgação
Aeroporto Internacional da Madeira, Portugal
Situado a quase 1000 km de Lisboa, o arquipélago português da Madeira é formado por oito ilhas. A maior dela, a ilha da Madeira, é também onde está Funchal, capital do arquipélago conectada ao continente por um aeroporto que desafia até os pilotos mais experientes. Situadas sobre pilares, de maneira paralela entre o mar e as colinas, as pistas do aeroporto são ameaçadas pelas turbulências causadas pelos ventos vindos do mar
Foto: Madeira Island Tourism / Divulgação
Aeroporto Internacional de Bangkok, Tailândia
De longe, o Aeroporto Internacional de Bangkok, conhecido como Don Mueang, parece com qualquer outro aeroporto. Mas, olhando de mais perto, uma curiosidade faz deste um aeroporto único. Entre as duas pistas principais, um campo de golfe com dezoito buracos funciona como área de lazer para passageiros esperando para pegar seu voo
Foto: Reprodução
Pista de Gelo da Base Mc Murdo, Antártida Aviões
C-17 carregados de passageiros aterrissam na ponta sul da ilha de Ross, na Antártida, para chegar à base americana de Mc Murdo. A pista é usada apenas durante a primavera, após os meses de inverno, quando o clima que impede os vôos, e antes que o gelo derrete durante os meses de verão, época na qual aviões usam pistas alternativas
Foto: Scott Slocum, United States Antarctic Program / Divulgação
Aeroporto de Congonhas, São Paulo
Raros são os aeroportos que estão tão encravados dentro de uma cidade quanto o aeroporto de Congonhas está em São Paulo. Situado no bairro do Campo Belo, o aeroporto foi inaugurado em 1936 e viu a cidade crescer em sua volta. Avenidas e prédios em volta ameaçam a segurança dos vôos, e Congonhas conheceu uma tragédia em 2007, quando um avião saiu da pista e bateu num prédio
Foto: Agência Brasil
Aeroporto de Courchevel, França
Courchevel é uma das estações de esqui mais badaladas dos Alpes franceses. A pista do aeroporto de Courchevel, com apenas 520 metros de comprimento que desembocam numa altura de mais de 2 000 metros, é uma das mais perigosas do planeta. Apesar de assustadoras, as decolagens e os pousos dão aos passageiros uma bela vista sobre os picos nevados da região
Foto: Jon Harbord / Divulgação
Aeroporto Internacional Princess Juliana, Saint Martin
Situado perto de uma das muitas praias paradisíacas da ilha de Saint Martin, o Aeroporto Internacional Princess Juliana tem cenas que chamam a atenção. Sua pista curta, a poucos metros das areias brancas e das águas turquesa, faz com que aviões aterrissem e decolem passando muito perto dos banhistas. O barulho e o susto, claro, atrapalham os momentos de tranquilidade
Foto: alljengi / Divulgação
Aeroporto de Svalbard, Noruega
A meio caminho entre a Noruega continental e o Pólo Norte, a ilha de Spitzberg é a principal das que formam o arquipélago de Svalbard. O aeroporto de Svalbard, situado próximo à cida de de Longyearben, em Spitzberg, é o aeroporto comercial mais ao norte em todo o planeta, e tem vôos diários para as cidades de Oslo e Tromse
Foto: Ruben Rojo / Divulgação
Aeroporto de Saba, Antilhas Holandesas
Saba é uma pequena ilha das Antilhas holandesas, com boa parte de seus
13 km² cobertos por montanhas e casinhas onde moram seus 1 200 habitantes. A pista de aterrissagem do aeroporto Juan Yrausquin é extremamente curta, e está situada sobre uma ponta rochosa cercada por falésias. Apenas aviões de pequeno porte podem aterrissar na ilha, e a margem de erro é quase inexistente
Foto: Jochen Hagemann / Divulgação
Aeroporto de Barra, Escócia
Situado na baía de Traigh Mor, no arquipélago das ilhas Hébridas, o aeroporto escocês da ilha de Barra tem a particularidade de ser um dos únicos aeroporto do planeta a operar sobre a areia de uma praia. Além de verificar as condições meteorólogicas, muito complicadas na região, os pilotos têm de verificar o estado das marés antes de decolar ou pousar
Foto: Sela Yair / Divulgação
Aeroporto Internacional de Hong Kong
Inaugurado em 1998, o Aeroporto Internacional de Hong Kong, conhecido como Chek Lap Kok, foi construído sobre uma ilha de 5 km². Desde então, recebeu numerosos prêmios de qualidade no conforto aos passageiros, com opções de lazer como campo de golfe, lojas, e simuladores esportivos
Foto: Kudumomo / Divulgação
Aeroporto Internacional Tocontin, Honduras
Próximo ao centro de Tegucigalpa, capital de Honduras, o Aeroporto Internacional Tocontin foi inaugurado em 1934. Desde então, o aeroporto sofreu diversas críticas e protagonizou acidentes, por sua pista curta e cercada por montanhas, que causam muitas dificuldades aos pilotos
Foto: Enrique Galeano Morales / Divulgação
Aeroporto Qamdo Bangda, Tibete
Aeroporto mais alto do mundo, mais de 4 300 metros acima do nível do mar, o Aeroporto Qamdo Bangda, no leste do Tibete, detém também o recorde de pista de aterrissagem mais longa, com mais de 5 500 metros de comprimento. O tamanho da pista se deve à dificuldade maior para parar o avião em razão da altitude
Foto: Reprodução
Aeroporto Internacional Rei Fahd, Dammam, Arábia Saudita
O Aeroporto Internacional Rei Fahd da cidade de Dammam, na Arábia Saudita, é o maior aeroporto do mundo em extensão, com cerca de 500 km². O aeroporto é tão imenso, que é 18 km² maior que o Bahrein, vizinho da Arábia Saudita
Foto: stock.xchng / Divulgação
Aeroporto Internacional de Denver, Estados Unidos
Apontado frequentemente como melhor dos Estados Unidos, o Aeroporto Internacional de Denver, no Estado americano do Colorado, é facilmente reconhecível por seu telhado ondulado. O aeroporto é coberto por uma capota elástica feita em tecido revestido por Teflon, e ganha um visual ainda mais diferente com as Montanhas Rochosas como pano de fundo
Foto: Getty Images
Aeroporto Internacional de Macau
Antiga colônia portuguesa no litoral da China, o pequeno território de Macau tinha problemas para receber aviões de grande porte até 1995, quando seu Aeroporto Internacional foi inaugurado. A pista de aterrissagem, com mais de 3 300 metros de comprimento, foi instalada sobre uma faixa de terra adjacente à ilha de Taipa
Foto: Reprodução
Aeroporto de Copalis, Washington, Estados Unidos
Situado no estado de Washington, no noroeste dos Estados Unidos, o aeroporto da praia de Copalis tem uma pista sobre a areia entre as montanhas e as águas do rio Copalis. Qualquer aterrissagem é arriscada, e os pilotos devem sobrevoar a pista várias vezes antes de pousar, para evitar objetos deixados pela maré