PUBLICIDADE

Conheça 20 das estátuas mais bizarras do mundo

Compartilhar
Exibir comentários

Estátuas embelezam e dão um toque artístico às cidades do mundo. Mas quando fogem do convencional, elas surpreendem e impressionam os visitantes, transformando-se em curiosas atrações. Confira uma seleção de vinte estátuas bizarras ao redor do mundo.

Algumas estátuas fogem do convencional e acabam se tornando atrações turísticas
Algumas estátuas fogem do convencional e acabam se tornando atrações turísticas
Foto: Iriskh/Eliane

Passe Muraille, Paris, França

No coração do tradicional bairro parisiense de Montmartre uma curiosidade chama a atenção dos turistas que fogem das ruas mais turísticas e se aventuram por belas ruazinhas e ladeiras. A estátua de Passe Muraille (passa muralhas) ilustra um personagem do escritor Marcel Aymé que descobre ter o talento o de atravessar paredes.

Jacaré Anticapitalista, Nova York, Estados Unidos

Desde 2001, uma série de esculturas feitas pelo artista Tom Otternesse decora os corredores da estação de metrô da 8th Avenue com a 14th Street. Uma das mais curiosas é a que representa um jacaré saindo de um esgoto para atacar um “capitalista” ilustrado com um saco de dinheiro no lugar de sua cabeça.

Aranha Gigante, Ottawa, Canadá

A Galeria Nacional de Arte do Canadá, em Ottawa, capital do país, alberga em seu exterior um ser assustador. Trata-se de uma aranha de bronze de 10 metros de altura e oito toneladas. Vista de certo ângulo, a aranha parece prestes a atacar o Parlamento do país.

Manneken Pis, Bélgica

Mais notória atração turística de Bruxelas, o Manneken Pis virou um símbolo da capital da Bélgica. Com pouco mais de meio metro de altura, o Manneken Pis é uma fonte de bronze que representa uma criança fazendo xixi. Situada no centro histórico da cidade, ao lado da praça principal, a estátua é ponto de passagem obrigatório para os visitantes.

Dedão de La Défense, Paris, França

Em meio aos arranha-céus do bairro de La Défense, centro financeiro de Paris, uma curiosa estátua se destaca. Trata-se de uma reprodução de um dedão de 12 metros de altura e doze toneladas criada em 1965 e instalada em La Défense em 1994.

Homens fazendo Xixi, Praga

O artista tcheco David Cerny costuma causar polêmica em seu país por suas estátuas para lá de bizarras. Uma das mais famosas é a chamada Dois homens fazendo xixi, onde dois homens de bronze urinam sobre um mapa da República Tcheca, enquanto se mexem. Os visitantes podem interromper o jato de água mandando um SMS para um número disposto no local.

Arma com cano dobrado, Nova York, Estados Unidos

A Organização das Naçőes Unidas (ONU) tem como um de seus principais objetivos terminar com a violência no mundo.  Em sua sede de Nova York, uma obra criada pelo artista sueco Carl Fredrik Reutersward representa a paz, sob a forma de uma estátua esquisita, mas com uma bela mensagem: uma arma com o cano dobrado, sinal de esperança do fim da violência.

Mãe Virgem, Nova York, Estados Unidos

Famoso prédio e centro cultural de Nova York, o Lever House tem uma das obras mais conhecidas e bizarras do artista inglês Demian Hirst. Com o nome de Mãe Virgem, Uma imensa escultura de 12 metros e mais de 13 toneladas representa uma mulher grávida, com metade de seu corpo com músculos e parte do feto expostos.

A Mão, Punta del Este, Uruguai

Das areias da Praia Brava, na badalada cidade litorânea de Punta del Este, surgem os dedos de uma mão misteriosa. Construída em 1982 pelo artista chileno Mario Irrázabal, La Mano se transformou no principal cartão postal da cidade uruguaia que recebe milhares de turistas todo ano.

Colher com Cereja, Minneapolis, Estados Unidos

Capital do estado americano de Minnesota, Minneapolis tem entre suas principais atrações um jardim de esculturas com cerca de 40 obras. A que mais chama a atenção é uma imensa colher com uma cereja na ponta apoiada dentro de um pequeno lago.

Neném Chorando, Oslo, Noruega

Situado no coração de Oslo, capital da Noruega, o parque de esculturas de Vigeland tem mais de duzentas obras de bronze e granito. Uma das mais conhecidas e bizarras é a de um imenso neném nu chorando com uma cara nada amigável.

O Despertar, Washington, Estados Unidos

Instalada em 1980 nos arredores de Washington, capital americana, a escultura conhecida como O Despertar é formada por cinco peças de alumínio que dão a impressão de que um gigante está despertando e saindo do solo. As mãos do “gigante” atingem uma altura de 5 metros.

Policial sendo pego, Bruxelas, Bélgica

Nem só do Manneken Pis vivem as estátuas surpreendentes da capital da Bélgica. A praça Sainctelette de Bruxelas tem uma curiosa escultura de um policial com o pé sendo puxado por um ladrão que sai por uma tampa de esgoto. A estátua foi feita pelo artista Tom Frantzen em 1985, em uma homenagem a Hergé, criador do personagem Tintim.

Rinoceronte Suspenso, Potsdam, Alemanha

Uma surpreendente estátua chama a atenção dos passantes na praça de Luisenplatz da cidade alemã de Potsdam. Representado de maneira muito realista, um rinoceronte com feições tristes encontra-se suspenso sobre a praça, criando um cartão-postal inesperado na cidade.

Metalmorfose, Charlotte, Estados Unidos

Criada pelo artista tcheco David Cerny, a Metalmorfose é uma grande fonte de 14 toneladas, composta de painéis de aço inoxidável que rotam 360 graus criando o formato de uma cabeça. A fonte está situada no Whitehall Technology Park de Charlotte, no estado americano da Carolina do Norte.

Torneira Gigante, Wintertur, Suíça

Centro tecnológico e de inovação, o Tecnopark da cidade suíça de Winterthur tem uma misteriosa estátua que intriga os visitantes. Uma grande torneira com água correndo permanentemente parece flutuar como por arte de magia. O truque é uma coluna transparente escondida no fluxo de água e que segura a torneia no ar.

Pedestres Anônimos, Wroclaw, Polônia

Situada no sudoeste da Polônia, a cidade de Wroclaw conta entre suas principais atrações turísticas um grupo de sete esculturas de bronze em uma de suas calçadas. As esculturas representam pessoas normais entrando para baixo da calçada, em uma homenagem do autor às vítimas do comunismo.

Escultura de Kafka, Praga, República Tcheca

Um dos mais ilustres nativos de Praga, capital da República Tcheca, o escritor Franz Kafka recebeu uma homenagem na Rua Dusni, onde viveu durante boa parte de sua vida. O conto Descrição de uma Luta inspirou o escultor Jaroslav Rona para esta estátua que mostra um grande homem sem cabeça carregando outro homem em seus ombros.

Troll de Fremont, Seattle, Estados Unidos

Ícone da cidade de Seattle, o Troll do bairro de Fremont é uma escultura situada embaixo da ponte George Washington. A obra de quase 6 metros de altura deita em granito e aço  ilustra um monstro esmagando um fusca com suas mãos.

Soldado do Esgoto, Bratislava, Eslováquia

Capital da Eslováquia, Bratislava é uma das cidades mais charmosas da Europa do leste. Os turistas podem encontrar diferentes atrações à beira do rio Danúbio. No centro histórico, um soldado de bronze com a cabeça para fora de uma tampa de esgoto “observa” tranquilamente os transeuntes.

Fonte: Andrés Bruzzone Comunicação Andrés Bruzzone Comunicação
Compartilhar
Publicidade
Publicidade