PUBLICIDADE

Conheça 15 destinos que parecem de outro planeta

Compartilhar
Exibir comentários

Uma viagem espacial a turismo já é possível, mas o custo ainda é muito alto e, portanto, é uma atividade para poucos. Alguns destinos encontram-se na Terra, mas poderiam muito bem fazer parte da superfície da Lua, de Marte ou de algum planeta ainda desconhecido, com paisagens desabitadas e diferentes. O Terra selecionou 15 destinos que podem dar a sensação de estar em um planeta completamente diferente.

Arquipélago de Socotra, Iêmen

Formado por quatro ilhas no litoral do Oceano Índico, frente ao Chifre da África, o  arquipélago de Socotra encanta com suas paisagens e, especialmente, por suas espécias endêmicas. Dois terços da fauna e da flora das ilhas existem apenas no local, como as árvores-dragão e outras plantas surpreendentes. 

Vulcão de Dallol, Etiópia

Situado na região nordeste da Etiópia, o deserto de Danakil é um dos pontos mais quentes e inóspitos do planeta, com temperaturas que podem ultrapassar 50 graus. Nesta área, localizada a 60 metros abaixo do nível do mar, encontra-se o vulcão Dallol, que cria paisagens únicas no planeta, com formações geológicas e uma vasta gama de cores brilhantes que vão do laranja ao verde, passando pelo branco e o amarelo em pilares de sal, gêiseres e pequenas piscinas de gás. 

<p>Estrutura Richat</p>
Estrutura Richat
Foto: Nasa/Divulgação

Estrutura Richat, Mauritânia

Enorme depressão de cerca de 50 km no coração do deserto do Saara, perto da cidade de Ouadane, na Mauritânia, a Estrutura Richat só pode ser vista inteiramente do espaço. A enorme formação geológica lembra a forma de um olho, e seria fruto de uma erupção vulcânica ocorrida há 100 milhões de anos.  

Calçada dos Gigantes, Irlanda

Perto da cidade de Antrim, no litoral da Irlanda do Norte, mais de 40 mil colunas de basalto com perfeitas formas hexagonais encaixam umas nas outras, como se tivessem sido colocadas cuidadosamente por seres humanos. O visual, frente ao mar, lembra um imenso caminho de pedras, o que deu o apelido ao local. 

Nação Navajo

A região conhecida como Nação Navajo é a maior reserva indígena dos Estados Unidos, protegendo terras dos nativos navajos numa área de mais de 70 mil km² nos estados de Utah, Arizona e Novo México. A reserva tem paisagens áridas com formações geológicas como as que são encontradas no Cânion de Antelope e no Vale de Mountain. 

Lanzarote, Ilhas Canárias

Ilha mais oriental das Ilhas Canárias, arquipélago espanhol ao largo de Marrocos, Lanzarote tem paisagens que poderiam fazer qualquer astronauta se sentir em missão. Com vulcões, rios de lava, e muitas paisagens vulcânicas com areia pedras escuras, Lanzarote tem também águas calmas e verdes que formam belas praias.

Vale da Lua, Chile

O deserto do Atacama tem paisagens surpreendentes. A 17 km da cidade de San Pedro do Atacama, no norte do Chile, o Vale da Lua é uma área com formações de pedra e areia talhadas pelo vento. Turistas do mundo inteiro visitam o vale por sua grande semelhança com as paisagens lunares exploradas por Neil Armstrong e Buzz Aldrin. O melhor momento para visitar é ao pôr do sol, que ressalta as diferentes tonalidades de vermelho, rosa e laranja nas pedras.

<p>Arches National Park</p>
Arches National Park
Foto: Arches NP/Divulgação

Arches National Park, Utah

Visitar o Parque Nacional de Arches, no sudeste do estado americano de Utah, dá certo gostinho de se estar em Marte, o planeta vermelho. Crateras, cânions, imponentes formações geológicas e, principalmente, os mais de 2 mil arcos de pedra que dão nome ao parque, são algumas das belezas que podem ser avistadas nas trilhas.

Lago Abbé, Etiópia e Djibuti

Abbé é um grande lago salgado de 320 km² situado entre a Etiópia e o Djibuti, com grandes planícies de sal e "chaminés" de pedra que soltam uma fumaça com cheiro de enxofre vindo de baixo do lago. As paisagens lembram tanto outro planeta que o local foi escolhido para rodar o filme O Planeta dos Macacos.

Salar de Uyuni, Bolívia

O salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo, com mais de 12 mil km² e a mais de 3,6 mil metros acima do nível do mar, no altiplano boliviano. Vestígio de um antigo lago salgado, o salar tem paisagens únicas, com extensões de um solo branco que parece não acabar nunca e que reflete o azul do céu durante a época de chuvas.

<p>Capadócia</p>
Capadócia
Foto: Colin Antel/Divulgação

Capadócia, Turquia

No centro da Turquia, a região da Capadócia já era habitada desde o ano 1800 antes de Cristo e foi um refúgio dos perseguidos durante os primeiros anos do cristianismo. Mas o que mais impressiona os turistas que visitam a Capadócia são suas formações rochosas cônicas com dezenas de metros de altura, e casas e monumentos talhados em seu interior.

Vale de Nubra, Índia

Chamado muitas vezes de "Terra da Lua", Nubra é um grande vale a 150 km de Leh, capital da região, e Ladakh, no norte da Índia. Com poucos habitantes e meses de inverno rígidos, o vale tem paisagens lunares com montanhas áridas e grandes espaços vazios. Chegar até o vale é mais fácil do que chegar à própria lua, mas nem tanto, com condições climáticas inóspitas e um acesso muito difícil e que depende de uma autorização especial de militares indianos.

Linhas de Nazca, Peru

O Peru é um país com muita riqueza cultural, vestígios de civilizações e mistérios escondidos. O maior destes mistérios é formado pelas enigmáticas linhas de Nazca, gigantescas figuras desenhadas na terra no deserto de Nazca, a 450 km ao sul de Lima, capital do país. Os desenhos podem ser avistados somente do alto, e a paisagem do árido deserto, combinado com estas figuras cuja origem é desconhecida, fazem das Linhas de Nazca um espetáculo único.

<p>Parque de Ischigualasto</p>
Parque de Ischigualasto
Foto: Getty Images

Parque de Ischigualasto, Argentina

A província de San Juan, no norte da Argentina, guarda em seu território um dos mais belos parques do país. Conhecido como "Vale da Lua", o Parque de Ischigualasto tem todo tipo de formações geológicas, com torres de pedra, cânions, grandes penhascos e até um campo com pedras redondas que parecem ter sido polidas por humanos. Mas tudo, nestas paisagens "lunares", é obra de milhões de anos de trabalho da natureza.

Islândia

A Islândia tem visuais incríveis, com geleiras, cachoeiras e gêiseres, entre muitas outras maravilhas. Mas são os terrenos vulcânicos desta ilha afastada que mais dão aos turistas a sensação de estar em outro planeta. Algumas das mais impressionantes podem ser encontradas em volta do lago de Myvatn, no norte do país, com rios de lava e fumaça que sai em meio às pedras vulcânicas vindas do Krafta, um dos vulcões mais ativos da Islândia.

Fonte: Andrés Bruzzone Comunicação Andrés Bruzzone Comunicação
Compartilhar
Publicidade
Publicidade