Conheça 12 elevadores incríveis ao redor do mundo

  • separator
  • comentários

Além de transportar passageiros, elevadores podem virar verdadeiras atrações turísticas. Confira esta lista com 12 elevadores incríveis, organizada pelo site Budget Travel.

Gateway Arch, Saint Louis, Estados Unidos
Considerado como o maior monumento dos Estados Unidos, o Gateway Arch é um grande arco de 192 metros de altura que se transformou, desde sua inauguração em 1965, no principal cartão-postal da cidade de Saint Louis, no estado de Missouri. A subida ao topo da construção  é feita a bordo de um elevador futurista com paredes de vidro que mostram a complexidade do interior da estrutura. Ao chegar ao observatório panorâmico, os visitantes encontram uma maravilhosa vista sobre o rio Mississipi.

Elevador Bailong, Hunan, China
Situado no Parque Nacional de Zhangjiajie, no sul da China, o elevador Bailong é uma verdadeira maravilha da engenharia. Embutido dentro de um penhasco, o elevador atinge a altura de 330 metros, oferecendo um visual estonteante de lagos e das montanhas cobertas de vegetação.

<p>A Roda de Falkirk é um elevador rotativo foi criado para transportar embarcações </p>
A Roda de Falkirk é um elevador rotativo foi criado para transportar embarcações
Foto: Ruth Harris/stock.xchng
Roda de Falkirk, Escócia
Inaugurada em 2002, a Roda de Falkirk é uma prova de quanto a arquitetura e a engenharia podem ser criativas e ajudarem oferecendo soluções práticas. Elevador rotativo para barcos, a roda foi criada para transportar embarcações do canal de Clyde até o Canal Union, 35 metros acima.

Aqua Dom, Berlim, Alemanha
Maior aquário cilíndrico do mundo, o AquaDom está localizado no lobby do Radisson Blu Hotel de Berlim, na Alemanha. Centenas de espécies peixes coloridos nadam pelas águas salgadas do e os visitantes “mergulham” dentro de um elevador no centro  do aquário.

Elevador Hammetschwand, Lago Lucerna, Suíça
Com vista para o Lago Lucerna, no centro da Suíça, o Elevador Hammetschwand sobe 153 metros em menos de um minuto, oferecendo um incrível panorama do topo do pico Burgenstock, a 1132 metros de altitude. O elevador original foi construído em 1905, e um novo equipamento, mais novo, foi instalado em 1991.

<p>O trajeto completo do Sky View leva 20 minutos</p>
O trajeto completo do Sky View leva 20 minutos
Foto: Tommy Andersson/imagebank.sweden.se
Sky View, Estocolmo, Suécia
Marco de Estocolmo, o Ericsson Globe é uma estrutura futurista que oferece também algumas das melhores vistas sobre a capital sueca. No topo da esfera circulam duas grandes cabines de vidro num trajeto de 20 minutos que permite ver a cidade de diferentes ângulos.

Lloyd’s Building, Londres, Inglaterra
Conhecido como "o prédio ao avesso", o Lloyd's Building tem tubulaçőes e escadas do lado de fora, criando uma imagem futurista  metalizada. Do lado de fora se encontram também os doze elevadores do edifício, com uma linda vista sobre Londres.

Taipei 101, Taipei, Taiwan
Inaugurado em 2004, o arranha-céu Taipei 101 oferece uma vista panorâmica da ilha de Taiwan do alto de seus  508 metros de altura. Para chegar do térreo ao andar mais alto (o 101), o elevador mais veloz do mundo demora apenas 37 segundos, a uma velocidade de mais de 60 km/h.

<p>O "Inclinator" é diferente de qualquer um do mundo</p>
O "Inclinator" é diferente de qualquer um do mundo
Foto: Rob Lee/Flickr
Luxor Inclinator, Las Vegas, Estados Unidos
Icônico hotel de Las Vegas, o Luxor se destaca por sua estrutura em forma de pirâmide. Mais conhecido como o “Inclinator”, o elevador que leva os turistas deslizando pelas paredes inclinadas é diferente de qualquer elevador encontrado no mundo.

Long Island City Business Center, Nova York, Estados Unidos
A maioria dos elevadores se destaca pela beleza de sua vista para o lado de fora. No elevador do Long Island City Business Center, a atração do elevador está do lado de dentro. Num prédio que não parece ter nada de especial, o elevador tem um visual totalmente psicodélico, com um dragão pintado na parede e curiosas decorações que fazem do curto trajeto de seis andares uma experiência totalmente única.

Museu Mercedes- Benz, Stuttgart, Alemanha
Situado em Stuttgart, na Alemanha, o museu da Mercedes-Benz tem um design tão sofisticado e elegante quanto o dos automóveis da marca. Isto também é válido para os elevadores do museu, que lembram pequenas cápsulas de aço.

Sky Tower, Auckland, Nova Zelândia
Maior estrutura da Nova Zelândia com 328 metros na cidade de Auckland, a Skytower tem uma vista impressionante que atinge até 80 km de distância. Para chegar até seu topo, os visitantes pegam elevadores de vidro, que dão um friozinho na barriga ao se afastar rapidamente do chão. 

Fonte: Terra
  • separator
  • comentários
publicidade