Conheça 10 destinos onde é possível mergulhar com tubarões-baleia

  • separator
  • 0
  • comentários

Maior espécie de tubarão e maior peixe conhecido, o tubarão-baleia pode atingir até 12 metros de comprimento e pesar mais de 10 toneladas. Estes animais atraem muitos mergulhadores, não apenas por suas dimensões impressionantes, mas também por sua total docilidade. Procurando águas frias,os tubarões-baleia podem ser encontrados em diferentes pontos do planeta, listados pelo site americano Matador Network.

Recife de Ningaloo, na Austrália
Recife de Ningaloo, na Austrália
Foto: Australia Tourism

Puerto Ayora, Equador: situada no sul da ilha de Santa Cruz, Puerto Ayora é a maior cidade do arquipélago das Galápagos, importante reserva natural a 1 mil km do litoral do Equador continental. Com uma boa  estrutura turística, a cidade é o ponto de partida para as principais excursões que levam os visitantes para conhecer a fauna local, que conta com iguanas marinhas, tartarugas gigantes, pinguins e tubarões-baleia. Empresas como Aqua-Firma, Academy Bay Divind e Scuba Galápagos organizam excursões de mergulho para avistar o maior dos tubarões, muito presentes na região entre maio e outubro.

Atóis de Baa e Ari, Maldivas: com águas cristalinas e praias paradisíacas no Oceano Índico, as Maldivas são compostas por 26 atóis. Situados no oeste das Maldivas, os atóis de Baa e Ari são os melhores para mergulhar em busca de tubarões-baleia durante todo o ano. Baa é uma magnífica Reserva da Biosfera da Unesco com 26 ilhas, e Ari um dos maiores atóis do arquipélago, com cerca de 105 ilhas, e ambos contam com uma rica fauna, com águas muito fáceis de ser exploradas até por iniciantes munidos apenas de uma máscara e um snorkel. A empresa Maldives Dive Travel tem diferentes cruzeiros de luxo que incluem mergulhos nestes incríveis atóis.

Isla Mujeres, México: pequena ilha  frente à Península de Yucatán, a 8 km de Cancun, a Ilha Mujeres combina a cultura mexicana tradicional com a beleza e o sol das praias do Caribe e muitos pontos excelentes para mergulhar.  A cada ano, mais de 1.400 tubarões-baleia passam pelas águas do litoral da Ilha Mujeres entre os meses de maio e setembro. Estes tubarões são até homenageados com um festival anual de uma semana em que são organizadas diferentes atividades relacionadas a eles. Empresas como Ceviche Tours, Searious Diving e Enrique’s Unique Dives têm excursões de mergulho para ver bem de perto os tubarões-baleia durante a temporada.

Recife de Ningaloo, Austrália: magnífica reserva natural do oeste da Austrália, o recife de Ningaloo é o lar de mais de 250 espécies de coral e numerosas espécies marinhas como arraias, baleias-jubarte e tubarões baleia, presentes  entre abril e julho. Cidade mais próxima do recife, no litoral da Austrália, Exemouth tem diferentes empresas como a Ningaloo Dreaming e a Ningaloo Blue Dive que oferecem excursões de mergulho para ver  tubarões-baleia , abundantes de abril a junho.

Barreira de Coral de Belize, Belize: segunda maior formação coralina do planeta, somente após a Grande Barreira da Austrália, a Barreira de Corais do Belize tem 300 km de extensão com uma impressionante biodiversidade marinha. De março a junho, tubarões-baleia encontram-se entre os  animais que podem ser encontrados nas águas da Barreira. Situado perto da cidade de Hopkins, o Hamanasi Adventure Resort tem expedições especiais atrás destes imensos peixes.

Tofo, Moçambique: vilarejo do sudeste do Moçambique,  no litoral do Oceano Índico, Tofo é um destino procurado por turistas em busca de uma experiência ecológica, com praias preservadas de areias brancas e águas transparentes. Entre os meses de novembro e abril, a abundante presença de tubarões-baleia nas águas próximas ao litoral atrai mergulhadores que querem ficar cara a cara com este imenso peixe. Empresas como a SCUBA Mozambique e Diversity SCUBA têm viagens especializadas para mergulhar no litoral de Tofo, partindo da capital, Maputo.

Donsol, Filipinas: pequena cidade situada no sul da ilha de Luzon, a uma hora de Manila, capital das Filipinas, Donsol é considerada como uma das mecas mundiais para avistar tubarões-baleia em sua baía. A temporada para encontrar com estes animais vai de fevereiro a maio, com maiores concentrações no mês de abril. Mergulhos na baía são permitidos apenas de snorkel , e excursões são organizadas por empresas como a Donsol EcoTour.

Mahé, Seychelles: composta por 115 ilhas, com belas praias e uma natureza única, a República das Seychelles é um cantinho de paraíso na parte africana do Oceano Índico. Mais da metade do território das Seychelles encontra-se sob proteção ambiental, abrigando uma rica fauna marinha. Os tubarões-baleia dão as caras no arquipélago entre agosto e outubro, com expedições organizadas por empresas como Aqua Firma, Dive Seychelles e Big Blue Divers em Mahé, principal ilha do arquipélago.

Richelieu Rock, Tailândia: considerado como um dos melhores pontos de mergulho do mundo,  a 200 km de  Phuket, Richelieu Rock é um recife em forma de ferradura levado aos olhos do mundo por Jacques Cousteau. O local faz parte do Parque Nacional de Mu Ko Surin, uma maravilhosa reserva ecológica com arraias, barracudas e tubarões-baleia. Empresas como Blue Guru Diving, na ilha de Koh Prah Tong, e Sunrise Divers, em Phuket, levam os turistas para mergulhos com tubarões-baleia durante os meses de fevereiro a maio, temporada em que passam pela região, no Mar de Andamão.

Utila, Honduras: destino ideal para amantes de mergulho e natureza preservada, a ilha de Utila é uma das três principais ilhas que formam o arquipélago das Ilhas da Baía, no Caribe hondurenho. O litoral de Utila e sua baía têm uma importante presença de tubarões-baleia ao longo do ano, com semanas organizadas pelo Centro de Pesquisas Oceânicas de Tubarões-Baleia (WSORC, na sua sigla em inglês), situado na ilha,  nas quais mergulhadores podem participar das pesquisas, avistando, fotografando e arquivando os diferentes espécimes encontrados na região.

 

Fonte: Andrés Bruzzone Comunicação Andrés Bruzzone Comunicação
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade