PUBLICIDADE

Caça ao tesouro: site lista 10 destinos ideais para a aventura

Em uma seleção de lugares para caça ao tesouro, o site espanhol El País incluiu destinos no Canadá, Austrália e Rússia

18 ago 2013 - 17h11
(atualizado às 17h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Encontrar um tesouro escondido é um sonho de criança inspirado em contos de piratas e aventureiros. Para quem quer se arriscar e preparar uma viagem com a esperança de dar de cara com ouro e pedras preciosas, o site espanhol El País selecionou dez destinos para buscar tesouros. Confira a seguir.

1) Coober Pedy, Austrália

Situada a 840 km de Adelaide, no sul da Austrália, a cidade de Coober Pedy é conhecida como “capital mundial das opalas”, pela grande quantidade destas pedras preciosas encontradas no local. Além de conhecer  uma cidade onde 80% da população vive em casas subterrâneas, turistas tentam a  sua sorte procurando opalas nas minas de Coober Pedy.

2) Ilha Norman, Ilhas Virgens Britânicas

Próxima de Tortola,  Norman Island é conhecida por ter inspirado o escritor Robert Louis Stevenson a escrever sua famosa obra A Ilha do Tesouro. Muitos acreditam que, além da  beleza de suas praias, Norman Island tem tesouros escondidos em seu litoral, especialmente nas cavernas submarinas muito exploradas por mergulhadores.

3) Oak Island, Canadá

Pequena ilha da província de Nova Escócia, no litoral atlântico do Canadá, Oak Island é palco de uma das caças ao tesouro mais antigas da história. Descoberto em 1795, o buraco conhecido como Money Pit (Buraco do Dinheiro)  originou numerosas excursões, e muitos acreditam que nele existe um antigo tesouro escondido: as jóias de Maria Antonieta para alguns, o Santo Graal para outros.

4) Las Vegas, Estados Unidos

O Geocaching é uma espécie de “caça ao tesouro dos tempos modernos”, em uma brincadeira que conquista pessoas do mundo inteiro. Os adeptos espalham caixas conhecidas como “caches”, com diferentes objetos como livros, fotos ou moedas, e deixam dicas em sites especializados para que as pessoas as encontrem com a ajuda de um aparelho GPS.  Las Vegas é um dos destinos com mais atividade de geocaching no mundo, com mais de 2.500 caches escondidos pela cidade.

5) Papua Nova Guiné

No século 20, a Papua Nova Guiné viu nascer uma importante corrida do ouro, com boatos de pepitas imensas encontradas no território. Hoje, este país da Oceania ainda tem importantes reservas do precioso mineral sob seu terreno e existem tours guiados que levam os turistas para garimpar e tentar sua sorte.

6) Inglaterra

Munidos de um detector de metais, amantes de arqueologia podem sair em busca de seu tesouro de moedas da época do Império Romano, que está espalhado pela Inglaterra. As regiões de Northumberland e de Exeter são bons lugares para procurar e tentar ter a mesma sorte de um inglês que, em 2010, descobriu um recipiente com mas de 50 mil moedas.

<p>Na Austrália, roteiro inclui caça a fósseis de dinossauros</p>
Na Austrália, roteiro inclui caça a fósseis de dinossauros
Foto: Australia Tourism
7) Austrália

As redondezas de Winton, no nordeste da Austrália, escondem algumas das maiores concentrações de vestígios de dinossauros do planeta. Três vezes por ano, entre os meses de julho e setembro, a organização Australian Age of Dinosaurs organiza as Semanas de Descobrimento de Dinossauros, com expedições para dar uma chance aos amadores de escavar para descobrir fósseis escondidos há mais de 95 milhões de anos.

8) Península de Kola, Rússia

Na remota península de Kola, no extremo norte do oeste da Rússia, é surpreendentemente fácil encontrar ametistas, pedras preciosas de cor violeta. O melhor lugar para começar a  procura é o cabo de Korabl, especialmente no trecho de litoral conhecido como a Costa de Tersky. Apesar da facilidade em encontrar estes minerais, a região é de difícil acesso.

9) Deserto de Gobi, Mongólia

Com mais de 1 milhão de km², o deserto de Gobi é um dos mais ricos depósitos de fósseis do planeta, com vestígios  escondidos há mais de cem milhões de anos em lugares como o Vale de Bayanzag. É proibido tirar qualquer fóssil encontrado das fronteiras do país, mas a busca garante diversão e emoções fortes.

10) Flórida, Estados Unidos

Há muitos anos, o  estado americano da Flórida era um ponto de passagem muito frequentado pelos piratas que rondavam a região. Hoje, existem numerosos navios naufragados, e estima-se que cerca de 200 milhões de dólares em tesouros estejam espalhados pelas águas do litoral. Para os amantes de mergulho, a procura é uma boa desculpa para explorar vestígios históricos nas águas calmas e transparentes de locais como as belas ilhas Florida Keys.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade