0

Cidade natal de Lincoln oferece tour pelo legado do ex-presidente

14 fev 2009
18h08

Antes de garantir a unidade americana na Guerra de Secessão (1861-65), de ser o primeiro presidente eleito pelo Partido Republicano e de sua face brilhar junto a apenas outros três presidentes no monte Rushmore, Abraham Lincoln passou parte de sua infância na cidade de Hodgenville, no estado do Kentucky.

Abraham Lincoln morava em Hodgenville, condado de La Rue
Abraham Lincoln morava em Hodgenville, condado de La Rue
Foto: Divulgação



» Veja foto ampliada
» Chat: tecle sobre o assunto

Localizada em uma região dotada de dois parques nacionais, Hodgenville é o maior município do condado de La Rue, e, para manter uma homenagem constante ao seu mais célebre filho, ela mantém até hoje monumentos dedicados ao líder que aboliu a escravidão nos Estados Unidos.

O primeiro deles é a cabana, réplica daquela onde nasceu o republicano em 12 de fevereiro de 1809, construída no exato local do nascimento: a fazenda Sinking Spring, cujo endereço atual é o número 2995 da Lincoln Farm Road.

A cidade preserva a também casa onde ele morou com a família 1811 e 1816, antes de se transferirem para o estado de Indiana. Ela se chama Knob Creek, também conhecida como Casa de Infância de Lincoln (Lincoln's Boyhood Home), e fica no número 7120 da Bardstown Road.

Fora as dezenas de edifícios batizados com o nome do ex-presidente (como a biblioteca e a escola municipais e o shopping center), Hodgenville conta com estátuas de Lincoln, inclusive uma que o representa aos 17 anos, localizada em frente ao Lincoln Museu - cujo acervo reúne informações sobre diversas fases da vida e da carreira do político.

Para o bicentenário, a cidade organizou comemorações pelo aniversário de Lincoln. Mas quem ainda tem esperanças de participar, em 2009, de uma festa inspirada no primeiro presidente norte-americano a ser assassinado, Hodgeville organiza anualmente, em outubro, o "Linoln's Day", festa que dura alguns dias e inclui até desfiles de rua com pessoas vestidas como Lincoln.

Para mais informações sobre Hodgenville, acesse seu site oficial http://www.hodgenvillekentucky.org/index.asp.
















Fonte: Especial para Terra

compartilhe

publicidade
publicidade