PUBLICIDADE

Caribe

Sol forte e 82 praias garantem a curtição em Isla Margarita

24 dez 2012 - 07h30
Compartilhar
Exibir comentários

Símbolo de beleza e prosperidade, o sol é motivo de orgulho para os 420 mil habitantes de Isla Margarita, ilha venezuelana localizada no mar do Caribe. Por lá, estima-se que mais de 300 dias do ano sejam de calor intenso, um prato cheio para os turistas que visitam suas 82 praias. 

No mar do Caribe, ilha venezuelana reserva mais de 300 dias do ano de calor intenso
No mar do Caribe, ilha venezuelana reserva mais de 300 dias do ano de calor intenso
Foto: Shutterstock

O destino agrada gregos e troianos, graças às diferentes praias: grandes e pequenas, cheias e vazias, com e sem ondas, profundas e rasas. Antes de chegar à ilha, é preciso estar em Puerto la Cruz ou Cumaná - cidades da Venezuela -, de onde partem um voo com 35 minutos de duração e, também, ferry boats (modelos express e convencional, respectivamente) que levam entre duas e cinco horas para chegar ao destino.

Com 1.020 km² de área, a ilha está dividida em duas partes. Na região oeste, Paraguachoa é mais povoada, montanhosa e abundante em água, enquanto na outra ponta está Macanao, mais árida e vazia. A ligação se dá por um caminho de 18 km, onde fica o Parque Nacional de La Restinga. A área protegida é ponto de parada obrigatória para os amantes da natureza, pois lá se encontram mangues, espécies marinhas e lindas aves. Um barquinho fica à disposição dos turistas para passeios em meio à vegetação.

Índios guaiqueries foram os primeiros habitantes de Isla Margarita, porém, em 1498, Cristóvão Colombo a descobriu, dando início à colonização, que teve reflexo direto no idioma. A língua falada é o espanhol. Desse período histórico, também restou o apelido "Pérola do Caribe", em razão da grande quantidade de pérolas encontradas no século XV.

Ao que parece, a afeição por riqueza não foi embora com Colombo. Classificada como zona franca de impostos, a ilha tem a venda de importados como uma de suas atrações. Porlamar e Pampatar são cidades que concentram as disputadas free shops de Isla Margarita. Por isso, também são ambientes badalados, com casas que tocam e colocam para dançar salsa e reggaeton, além de contar com belos restaurantes e cassinos.

Praias

Na turística Ilha Coche, ao sul, estão as principais praias de Isla Margarita. Nessa região, os passeios são feitos com bicicletas e quadriciclos. Além disso, a área é conhecida pela prática de windsurfe e kitesurfe. A principal praia é La Punta, onde está a maioria da atividade turística. Falésias dão charme à Playa El Amor, enquanto El Saco garante um espetacular pôr-do-sol. 

Água calma e rasa cria o ambiente ideal para quem deseja aprender ou praticar esportes aquáticos na praia de El Yaque. Mas se a ideia é apenas contemplar a natureza, a areia reserva momentos de tranquilidade em frente ao mar cristalino. Para esse tipo de programa, hotéis contam com um serviço de aluguel de cadeiras e servem bebidas e refeições. Um deles é o Surf Paradise, empreendimento hoteleiro três estrelas com 62 quartos, localizado à beira-mar. O local também conta com restaurante, spa, clube esportivo e loja com artigos de kitesurfe e windsurfe. A diária custa a partir de 273 bolívares - moeda oficial -, aproximadamente R$ 111.

Outra opção é El Agua, uma das maiores praias da ilha, onde o serviço de alimentação não falha. Um bom exemplo é o El Pacifico, tradicional restaurante que oferece pratos das cozinhas local e internacional a partir de R$ 15.

Fonte: Agência Hélice
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade