0

Caribe

Santuários ecológicos protegem espécies ameaçadas no Caribe

15 jan 2013
07h15
atualizado às 07h15
  • separator
  • 0
  • comentários

Grande parte das ilhas do Caribe tomou medidas radicais para proteger não só suas praias e recifes, como também os animais nativos. Tal atitude não desagrada os turistas, que, inclusive, encontram nesta região o privilégio de ver bem de perto diversas espécies da fauna vivendo livremente em seu habitat natural, livres das jaulas típicas de zoológicos.

A vida selvagem caribenha é defendida pelos parques nacionais, sempre abertos à visitação do turista
A vida selvagem caribenha é defendida pelos parques nacionais, sempre abertos à visitação do turista
Foto: Shutterstock

Para que isso fosse possível, os caribenhos fundaram parques nacionais e reservas que são verdadeiros santuários naturais para diversas espécies. Os quase extintos papagaios imperiais e as tartarugas-de-couro, por exemplo, têm, nestas áreas, os caribenhos como aliados. 

Protegendo a biodiversidade, as equipes desses refúgios orientam turistas sobre a importância das espécies e, em alguns casos, permitem até que os visitantes alimentem e interajam com os animais. Por essa razão, os amantes da natureza são frequentadores assíduos dos centros naturais.

Confira, a seguir, os cinco parques naturais e santuários ecológicos mais populares do Caribe.

Gran Parque Natural de Montemar
Na península de Zapata (Cuba), os amantes da biodiversidade podem observar à vontade a grande quantidade de flamingos que vive no Gran Parque Natural de Montemar. A zona de terras úmidas protege 171 espécies de aves, 31 de répteis e 12 de mamíferos. Caranguejos terrestres, manjuarí (peixe primitivo), crocodilos caimões e zuzuncitos (menor ave do mundo) estão presentes na lista.

Parque Nacional Lago Enriquillo e Isla Cabritos
O Lago Enriquillo, o maior da República Dominicana, localiza-se em uma depressão com bancos de lama salgada e águas de mangue. O local, que abriga a maior população caribenha de crododilos americanos e iguanas, faz parte do Parque Nacional Lago Enriquillo e Isla Cabritos, que é um refúgio seguro para as espécies.

Refúgio de Fragatas
As maiores colônias de fragatas do Caribe se concentram no Refúgio das Fragatas, em Barbuda. Moradoras da pequena lagoa Codrington Lagoon, as aves que fazem ninho na beira da água podem ser vistas de perto pelos visitantes, por meio de um serviço de embarcação oferecido pela equipe do santuário. O passeio dura, aproximadamente, 40 minutos e é uma das atrações turísticas mais procuradas da região.

Asa Wright Nature Centre
As espécies que vivem no Asa Wright Nature Centre, localizado na ilha deTrinidad, são das mais diversas: 97 mamíferos, 400 aves, 55 répteis, 25 anfíbios e muitas borboletas habitam a grande floresta tropical, que possui um terraço confortável de onde os visitantes podem observar os animais. Com cerca de 13 tipos de beija-flores, o centro natural também oferece trilhas, passeios com guias especializados e ainda palestras de incentivo à preservação da fauna e da flora.

Barbados Wildlife Reserve
Na ilhota de Barbados, a reserva Barbados Wildlife Reserve abriga uma grande variedade de espécies endêmicas, exóticas e ameaçadas de extinção. O macaco verde, o veado-mateiro, a cutia e o crocodilo caimão são a alguns dos nativos mais populares do lugar. Papagaios raros também marcam presença na região verde, que é famosa por permitir que os visitantes interajam livremente com praticamente todas as espécies de bichos.

Veja, na aba de fotos, algumas espécies que podem ser encontradas nos cinco principais santuários do Caribe. 

Fonte: Agência Hélice Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade