Água clara e areia branca; veja 10 praias e ilhas das Filipinas

30 abr 2012
13h59

Escolher sua praia preferida nas Filipinas é como tentar escolher um filho que você mais gosta: difícil, mas não impossível. Para te ajudar nessa decisão, a CNN listou 10 das mais de sete mil ilhas das Filipinas, todas com areias brancas cercadas por águas azuis. Confira a seguir e escolha em qual você vai passar suas próximas férias.

El Nido, Palawan
El Nido é uma cidade que fica entre mar e penhascos no extremo norte da ilha de Palawan, nas Filipinas. Por lá, é possível explorar grandes rochas, lagoas, grutas pré-históricas e cachoeiras. Além disso, o lugar é bem popular entre os mergulhadores, que podem encontrar até 50 espécies de corais, baleias, alguns tipos de tubarões, arraias, golfinhos e tartatugas ameaçadas de extinção.

Boracay, Aklan
A ilha Boracay tem balneários luxuosos e é o destino turístico mais popular nas Filipinas. Seu trecho de quatro quilômetros acolhe desde quem gosta de tomar sol e relaxar até os aventureiros. Durante a noite, Boracay é iluminada com castelos de areia à luz de velas, restaurantes e bares que ficam abertos até o amanhecer. Nos primeiros meses do ano, as ondas e ventos fortes atraem os surfistas para a ilha.

Bantayan, Cebu
Simplicidade é o segredo deste lugar. Mesmo recebendo alguns turistas, a ilha de Bantayan permaneceu relativamente intocada pela vida moderna, exceto por um pequeno grupo de estrangeiros que construiram moradias por lá. Não há hotéis cinco estrelas, shoppings e lojas de compras. O lugar traz apenas belas praias e moradores hospitaleiros.

Siargao, Surigao del Norte
Conhecida como a melhor ilha para surfar nas Filipinas, Siargao tem ondas perfeitas para o esporte entre agosto e dezembro. Há praias para surfistas iniciantes e até mesmo profissionais que procuram ondas de três metros de altura. Para os que não têm nenhuma habilidade com o surf, há também praias com ondas mais tranquilas, ideais para tomar sol e nadar. Nesse caso, a melhor época para visitar a ilha é entre abril e maio.

Samal, Davao
Com águas cristalinas, formações rochosas, manguezais e coqueiros, a ilha Samal reúne muitas opções de hospedagem, desde numerosos resorts de luxo a opções para mochileiros. No local é possível encontrar duas grandes atrações: a ilha Shanipaan Shoal, também chamada de "ilha da fuga", que desaparece de vista durante a maré alta; e o Coral Garden Marine Park, um santuário cheio de espécies da vida marinha, que faz de Samal um dos lugares preferidos pelos mergulhadores.

Great Santa Cruz Island, Zamboanga
Essa e a única praia das Filipinas com areia rosada, mistura dos corais vermelhos e da areia branca. As visitas à ilha são limitadas a passeios de um dia e exigem algumas precauções devido a ameaças locais. Apenas pessoas com uma licença turística do Departamento de Turismo da Cidade de Zamboanga pode visitar.

Pagudpud, Ilocos Norte
Ao norte da ilha Luzon, fica a cidade de Pagudpud, uma comunidade tranquila e rural. Talvez porque a cidade de Pagudpud seja mais distante, suas as praias estão geralmente vazias e são ideais para quem gosta da combinação: sol, areia e surf. Vale lembrar que entre julho e outubro os ventos são mais fortes em Pagudpud e favorecem a prática do esporte.

Caramoan, Camarines Sur
Caramoan é uma cidade costeira de Sur Camarines, no sul das Filipinas, que reúne uma série de praias com águas azuis e areia branca. O local recebe todo tipo de turistas: surfistas, mergulhadores, aventureiros e os que preferem apenas tomar sol. Caramoan tem algumas cavernas, cachoeiras, piscinas de água doce, rios subterrâneos e lagoas.

Panglao, Bohol
A ilha de Panglao reúne belas praias e é um refúgio para quem aprecia um cardápio variado de atrações aquáticas, como espécies de peixes, serpentes marinhas, golfinhos, baleias e corais brilhantes. Além de suas praias, a ilha é famosa por colinas nomeadas de Chocolate Hills por apresentarem a cor marrom em estações secas.

Ilha de Palaui, Cagayan Valley
Chegar a Paluai é um desafio, mas vale a pena. Esta ilha isolada é um segredo natural e é preciso atravessar trilhas com trechos de gramas espinhosas, chão enlameado e um manguezal para visitá-la. O esforço é recompensado com areias brancas cercadas por rochas vulcânicas e muitas espécies de vida marinha.

El Nido é uma cidade que fica entre mar e penhascos no extremo norte da ilha de Palawan, nas Filipinas
El Nido é uma cidade que fica entre mar e penhascos no extremo norte da ilha de Palawan, nas Filipinas
Foto: georgeparrilla/Flickr / Divulgação
Terra

compartilhe

publicidade
publicidade