El Calafate, na província de Santa Cruz, é a capital dos glaciares
Foto: Amoacir Miosso/vc repórter
A cidade de El Calafate, na província de Santa Cruz, é o ponto de partida mais próximo para quem quer conhecer o Parque Nacional dos Glaciares, e, em especial, o glaciar Perito Moreno. A região argentina foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1981.
» Veja mais fotos 
» vc repórter: mande fotos e notícias
» Siga o vc repórter no Twitter
» Siga o Terra no Twitter
Os glaciares, outra denominação para geleiras, ficam a 80 km da cidade. O caminho é feito por uma estrada quase completamente asfaltada. O Lago Argentino, com a Bahía Redonda, é uma das atrações da viagem, apresentando animais como o cisne de pescoço negro, o flamingo, o pato das Malvinas, a galinha d'água e o ganso.
A paisagem é inicialmente coberta pela estepe patagônica, até a entrada no Parque Nacional, quando árvores caducifólias da família Notofagus tomam conta do ambiente, junto com flores de colorido intenso, formando o bosque andino patagônico.
A área do Perito Moreno apresenta infraestrutura de restaurantes, sanitários e campings. Para os turistas que não se satisfazem apenas com os glaciares, El Calafate possui passeios a cavalo, travessias em jipes 4x4, pesca e sítios arqueológicos.
Além disso, El Calafate possui áreas de semideserto, que se localizam em altitudes entre os mil e 1,6 mil metros, e com uma fauna que conta com espécies como raposas e pumas.
A cidade também atrai turistas por festejos populares como a Festa do Gelo e a Festa do Povo, que conta com apresentações folclóricas e comidas típicas.
"Um ponto que me chamou muito a atenção é a segurança do município, você anda sem preocupações por lá", lembra Amoacir Miosso, que visitou o destino.
Gastronomia
A gastronomia local é outro aspecto que se destaca. "Em El Calafate, a comida é maravilhosa, um atrativo extra", conta Miosso. Os pratos da cozinha regional são marcados por diferentes tipos de carnes.
Entre os restaurantes locais, destacam-se o Picasso M, o Casimiro Biguá, o Las Barricas Asador, a pizzaria Lo de Mecha e os bistrôs Doña Mecha e La Cocina de Rubén. Não faltam opções para comer após a jornada em meio ao gelo.
O internauta Amoacir Miosso, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.


