» Siga Vida e Estilo no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
» Chat: tecle sobre a notícia
No arquipélago existem praias para todos os gostos - surfistas, banhistas ou aqueles que querem apenas relaxar encontrarão o lugar ideal. Uma das praias mais conhecidas, a Air France, local de mergulho e também ponto de contemplação para algumas ilhas, como a de São José, onde fica o forte São José do Morro, a Ilha Rasa e a Sela Ginete. Nesta praia o banho de mar não é permitido, pois ela se encontra numa área de proteção ambiental. O local serviu de base para a companhia Air France, nos anos 1920. Numa das três construções da época que ainda existe funciona a Associação de Artesãos de Fernando de Noronha, que abriga o Espaço Cultural de Noronha, com cursos voltados para a iniciação artística de crianças. Além disso, tem também a praia do Porto, onde acontece o embarque e desembarque de barcos que abastecem a ilha. É onde se pode ver o por-do-sol o mergulho dos pássaros marinhos em busca de alimento.
Mas imprescindível mesmo é conhecer a Baía dos Golfinhos. Área de preservação máxima, seu único acesso é por meio de trilha; o que vale muito a pena, já que não é em todo lugar que se pode observar tão bem a atividade dos golfinhos. As trilhas ecológicas são opção para os mais aventureiros, e também para quem quer sair das praias mais conhecidas. Algumas das praias mais exóticas são de difícil acesso, ficam entre cavernas e morros e podem ser alcançadas caminhando. Mas embora muita coisa só possa ser feita andando, a ilha oferece outras formas de locomoção. Existem varias locadoras de buggies, por exemplo.
Mergulho é um dos motivos pelos quais vale a pena visitar o local: não apenas as águas são límpidas, com visibilidade que superar os 30 metros, mas a variedade de peixes e o colorido das paisagens são únicos. Ali é possível mergulhar com golfinhos, barracudas, moréias, tartarugas e outros bichos. Até tubarões ¿que, não se assuste, não atacam os mergulhadores.
Há cerca de 100 pousadas e alguns hotéis com clima caseiro, daquele estilo que faz com que o hospede se sinta em casa. No entanto, as reservas devem ser feitas com antecedência, principalmente em épocas de férias e feriados prolongados.
Espetáculos à parte, não se esqueça de aproveitar tudo que a ilha tem a oferecer com todo o cuidado e respeito que a natureza merece. Por ser um local protegido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), quando se desembarca na ilha ou pela internet, é necessário o pagamento da Taxa de Preservação Ambiental ¿ que varia de acordo com o tempo de permanência no arquipélago.
- Especial para Terra



