Vida e Estilo » Turismo » Turismo

 vc repórter: pico da Ibituruna é atração em Governador Valadares
05 de abril de 2010 09h44 atualizado às 09h49

Visão panorâmica de Governador Valadares do alto do Pico da Ibituruna. Foto: Leandro Heringer/vc repórter

Visão panorâmica de Governador Valadares do alto do Pico da Ibituruna
Foto: Leandro Heringer/vc repórter

Considerado o principal ponto turístico de Governador Valadares (MG), o pico da Ibituruna oferece uma linda vista aos turistas que visitam a cidade, localizada a cerca de 315 km da capital Belo Horizonte. Com uma altitude de 1.123 metros de altitude acima do nível do mar, o pico proporciona momentos de rara beleza, como a apreciação de um lindo pôr do sol.

» Siga o vc repórter no Twitter
» Siga o Terra no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias

A majestosa pedra negra, que em tupi-guarani significa ibituruna, pode ser avistada de longe. As formações rochosas em formato pontiagudo se formaram no período pré-cambriano, em razão do resfriamento de vulcões. Como parte da paisagem, destacam-se ainda as águas do rio Doce, que corta o município.

O local também é bastante procurado pelos praticantes de esportes radicais, como o voo livre, atraindo esportistas de todo o mundo. O pico possui duas rampas naturais e duas rampas de madeira para as decolagens. As condições climáticas da região proporcionam ainda a prática de rapel e escalada.

Uma imagem de Nossa Senhora das Graças feita de concreto, com 24 metros de altura e pesando 42 toneladas, também é atração no alto do pico. O monumento, tombado pelo patrimônio histórico em julho de 2001, é um símbolo de fé da população do valadarense. Com iluminação instalada em 2001, a imagem pode ser avistada a quilômetros de distância.

O pico do Ibituruna está localizado a 11 km do centro de Governador Valadares e pode ser acessado pela BR-116.

O internauta Leandro Heringer, de Belo Horizonte (MG), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
vc repórter
 
Últimas »