Vida e Estilo » Turismo » Brasil » Sudeste do Brasil » Sudeste do Brasil

 Museu a céu aberto é atração em Campos do Jordão

Comentários
 
 . Foto: APAA/Divulgação

Uma das marcas da escultora Felícia Leirner são as obras de cimento branco
Foto: APAA/Divulgação

Do topo do morro, você olha para o horizonte e se vê rodeado por montanhas que mais parecem um mar revolto, cheio de sobes e desces. Um pouco mais perto, figuras humanas disformes, cruzes e animais gigantes, de cimento e de bronze.

» Chat: tecle sobre o assunto

Passear pelo museu a céu aberto Felícia Leirner, em Campos do Jordão (SP), é participar de uma viagem por novas formas de natureza. As 84 esculturas espalhadas por cerca de 50 mil m2 de bosques dão a impressão de que foram feitas para povoar a área verde da Serra da Mantiqueira - e algumas foram mesmo.

Polonesa radicada no Brasil, a escultora Felícia Leirner, discípula de Victor Brecheret (autor do Monumento às Bandeiras, um dos cartões postais da capital paulista), morou em Campos do Jordão, no leste de São Paulo, de 1965 até sua morte, em 1996. As obras do museu foram doadas pela artista a partir de 1978, um ano antes de o espaço ser inaugurado.

As diversas peças podem ser vistas por ordem cronológica, começando do lado do auditório Cláudio Santoro - os jardins que abrigam o museu rodeiam o principal palco dos concertos do Festival de Inverno da cidade. Lá o visitante se depara com as primeiras obras em bronze, relacionadas à maternidade, passa pela fase abstrata e termina em esculturas de cimento branco que retratam animais e estruturas que se moldam à paisagem.

Não deixe de escalar o morro. Perder essa vista - assim como a escultura Horizonte, que habita o topo - é imperdoável. Mas fique atento à meteorologia: dias chuvosos tornam o passeio impraticável. Aproveite para ficar atualizado também a respeito do calendário de eventos do auditório. Se der sorte, poderá aguçar e dar prazer não apenas a visão, mas à audição também.

Serviço
Auditório Cláudio Santoro e Museu Felícia Leirner
Onde:Av. Dr. Arrobas Martins, 1.880 Campos do Jordão-SP Contato: (12) 3662-2334 Horário de funcionamento: Das 9h às 18h, todos os dias Ingressos: R$ 1 (pessoas a pé) ou R$ 5 (por veículo)

Especial para Terra
 
 
 
Últimas »