PUBLICIDADE

Hidrelétrica de Itaipu recebe recorde de visitantes ao abrir suas comportas

22 nov 2015 - 21h44
Compartilhar
Exibir comentários

A hidrelétrica de Itaipu, que é compartilhada por Brasil e Paraguai, recebeu neste domingo um número recorde de visitantes, interessados em apreciar o espetáculo proporcionado pela abertura de todas as comportas da represa, informou a companhia que administra a usina.

Cerca de 10 mil pessoas foram à hidrelétrica, cerca de 6.000 no Brasil e outros 4.000 no Paraguai, para observar os gigantescos jatos de água divididos por 14 comportas sobre os três canais de desaguamento da unidade, segundo um comunicado de Itaipu.

A última vez que a hidrelétrica teve que abrir todas suas comportas para deixar passar a água excedente foi em 2011, mas na época a pressão não foi tão elevada.

Segundo Itaipu, o fluxo que passou pelas 14 comportas alcançou cerca de 11.000 metros cúbicos por segundo, o equivalente a oito vezes a água que cai por segundo nas famosas cataratas do Iguaçu, a poucos quilômetros da hidrelétrica.

A represa está em seu nível máximo há vários dias como consequência das fortes chuvas que caíram na região nas últimas semanas e que são atribuídas ao fenômeno El Niño.

As comportas foram abertas em sua totalidade por volta das 10h deste domingo e a pressão sobre os três canais chegou a ser de 11.158 metros cúbicos de água por segundo de manhã, mas diminuiu na parte da tarde.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade