PUBLICIDADE

Estátuas surpreendem visitantes nas ruas de Bratislava

Compartilhar

Em meio a construções medievais povoadas por austeras imagens de reis e santos, estátuas sorridentes e contemporâneas atraem câmeras e abraços dos turistas pelas ruas de Bratislava, capital da Eslováquia.

Ao dobrar uma das esquinas da capital da Eslováquia, turista pode ser flagrado por um 'fotógrafo'
Ao dobrar uma das esquinas da capital da Eslováquia, turista pode ser flagrado por um 'fotógrafo'
Foto: Divulgação

» Veja foto ampliada
» Veja como as estátuas interagem com os turistas
» Chat: tecle sobre o assunto

Quatro delas estão no centro histórico da cidade, entre o Rio Danúbio e a avenida Spitalska. A mais famosa é Cumil, o operário. Para vê-lo, deve-se olhar para o chão: ele sai de dentro de um bueiro, na esquina da rua Panská com a rua Rybárska, sob uma placa que diz 'man at work' (homem trabalhando).

Ainda na rua Rybárska, encontra-se a estátua do feliz Schöne Nazi, que teria vivido em Bratislava no início do século 20. Doente mental, ele se vestia sempre com trajes velhos, mas elegantes, e saudava os passantes com seu chapéu - o que originou a pose em que foi imortalizado.

A poucos metros do senhor Schöne, no cruzamento da rua Laurinská com a Radnicna, o visitante vê-se sob a mira de uma máquina fotográfica e pode tomar um susto antes de notar que ela pertence à outra estátua, chamada, claro, de paparazzi.

Na praça principal da cidade, a Hlavné Námestie, um soldado também entra na brincadeira. Apoiado num banco da praça, ele parece convidar os visitantes a sentar e indagar sobre seu uniforme, que o identifica como pertencente ao exército de Napoleão.O imperador francês realmente esteve em Bratislava em 1805, para assinar um tratado que rendeu à França a anexação de diversos territórios após a batalha de Austerlitz.

Afastando-se do centro, a Postová ulica (rua do Correio) possui outro monumento curioso: duas estátuas de garotas e uma caixa de correio que, apesar de escultural, tem os letreiros "Slovenska Posta", indicando que funciona normalmente.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade