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Em evento no Rio, Espanha mostra possibilidades para o turismo de luxo

18 set 2015 - 17h38
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Empresas de turismo, representantes do governo e hotéis espanhóis concluíram nesta sexta-feira no Rio de Janeiro uma oficina de dois dias para promover a Espanha como destino para o turismo de luxo de brasileiros.

"O Brasil é um mercado emissor e nos interessam especialmente as classes A e B, que é o tipo de turista que escolhe a Europa como destino por seu interesse em atividades culturais, gastronômicas e compras", explicou à Agência Efe a diretora do Escritório Espanhol de Turismo de São Paulo, Elvira Marcos Salazar, que coordenou o evento.

De acordo com as classificações internacionais, o viajante brasileiro está no 11º lugar do ranking dos que mais gastam no mundo, com despesa média de 274 euros (R$ 1.223) diários por pessoa.

Segundo Elvira, participaram do evento representantes de 56 agências e operadoras de turismo de diferentes cidades do Brasil que se caracterizam por atuar no "mercado premium".

Mais da metade das agências participantes opera em São Paulo, mas também foram convidadas operadoras de Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte.

"A receptividade foi muito boa. Os espanhóis saíram muito felizes porque viram um grande potencial no mercado. A atual crise econômica no Brasil não afeta o mercado de luxo, que é um emissor de grande importância", afirmou.

A oficina, organizada pela Turespaña, foi realizada no Copacabana Palace, onde os representantes das agências nacionais assistiram a apresentação de expositores com a oferta espanhola e participaram de rodadas de negócios e reuniões profissionais.

"Tivemos uma boa receptividade de público, os resultados foram muito bons e as reuniões muito produtivas. Posso adiantar que alguns negócios foram fechados", disse a organizadora.

A Turespaña já realizou outros encontros no Brasil, mas ultimamente está centrando as ações no turismo de luxo.

"No ano passado, fizemos um evento parecido na Espanha, mas para um número de participantes menor. Por isso, agora que o organizamos no Brasil conseguimos atingir um número maior de agências", comentou.

Entre as empresas que expuseram a chamada oferta premium da Espanha estavam as duas principais companhias aéreas do país, agências de turismo receptivo, grandes lojas de departamento, hotéis, como o Villa Magna, em Madri, e a rede Paradores, e os representantes de destinos como Andaluzia, Costa del Sol, Valência, Galícia e a linha de cidades atendidas pelo Trem de Alta Velocidade.

"As agências brasileiras puderam conhecer a diversidade que a Espanha oferece. O Brasil é um país que trabalha muito com os destinos Madri e Barcelona, e aqui conseguimos oferecer algo pouco conhecido", destacou Elvira.

Além das exposições, atividades e rodadas de negócios, os convidados assistiram a uma apresentação de preparo de comidas típicas e participaram de uma degustação no restaurante Entretapas, assim como a uma sessão de degustação de vinhos espanhóis.

"A Espanha é hoje um dos principais destinos do turismo gastronômico e tem o maior número de restaurantes entre os melhores do mundo selecionados por revistas especializadas, assim como uma variada e reconhecida produção de vinhos", concluiu.

EFE   
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