PUBLICIDADE

De naufrágio a som de sino: veja curiosidade de oito praias

4 fev 2014 - 07h11
(atualizado em 26/2/2014 às 11h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Com 7.367 km de praias, o Brasil não esconde as belezas naturais de seu litoral que corta o País de norte a sul. Por trás das areias branquinhas e das águas cristalinas ficam ocultadas diversas curiosidades locais que atraem os turistas mais antenados. Recife, por exemplo, guarda em suas águas naufrágios usados, hoje em dia, como cenário para mergulho. Enquanto isso, o estado do Rio Grande do Sul tem a maior praia brasileira, com 254 quilômetros de extensão. Para não ficar de fora, confira, a seguir, mais fatos sobre oito destinos brasileiros de verão.

A praia dos tubarões

Boa Viagem, no Recife, é uma das praias mais perigosas do litoral brasileiro. Além dos turistas, os tubarões procuram as águas quentes da capital pernambucana na estação. Diversos acidentes já foram registrados por lá, principalmente envolvendo surfistas que se aventuram além da conta em locais sinalizados com placas de alerta ao perigo.

Inspiração para poetas

Localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, a praia de Ipanema serviu de cenário para a canção “Garota de Ipanema”, de Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim. Na letra de 1963, os compositores citam o sol e o mar que banha os 2,6 km de faixa de areia.

Todo mundo nu

No Brasil e no exterior, Tambaba - praia localizada no município de Conde, a 30 km de João Pessoa - é conhecida pela prática naturista. Com sol forte o ano inteiro, o destino turístico recebe banhistas interessados em curtir suas águas cristalinas e mornas sem roupa.

Troca de alianças

Em Pernambuco, Fernando de Noronha chama a atenção de noivos que desejam trocar juras de amor em meio ao clima de mar e sol. Romântico por natureza, o arquipélago de 26 km² de área conta com 21 ilhas, águas cristalinas, areia branquinha e opções de passeios para casais apaixonados.

A maior de todas

Apesar de ser pouco lembrado pelo litoral, o Rio Grande do Sul tem a maior praia contínua do mundo. Com mais de 254 km de extensão, a Praia do Cassino começa na cidade de Rio Grande e segue até Santa Vitória do Palmar. Todos os anos, no período do verão, ela recebe cerca de 150 mil veranistas.

Nas pranchas

Não é de hoje que as águas de Fernando de Noronha são reconhecidas pela perfeição das ondas. Por lá, a praia Cacimba do Padre é famosa pelos imensos tubos de água que fazem a alegria dos surfistas brasileiros e estrangeiros que chegam a participar de campeonatos da modalidade. Cercado por morros, o destino de 900 metros de areais fofas apresenta vegetação nativa.

Pedra que canta

Com uma faixa estreita de areia, a praia de Garapocaia tem como um de seus atrativos turísticos a Pedra do Sino, uma rocha que produz um som metálico quando é batida. Localizada em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, a praia de 200 metros de extensão é coberta por palmeiras e coqueiros e tem o mar tranquilo e raso.

Navios afundados

O naufrágio de barcos e navios fez a fama de algumas praias de Recife, capital de Pernambuco. Na praia do Pina, mergulhadores experientes chegam o ano inteiro para desbravar uma embarcação do século XVIII que está a 48 metros de profundidade.

Fonte: Agência Hélice
Compartilhar
Publicidade
Publicidade