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Cuba quer promover o ecoturismo entre visitantes da Ilha

14 ago 2013 - 22h04
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Cuba apresentará em setembro novos produtos para incrementar o ecoturismo no país durante o evento Turnat 2013, especializado nessa modalidade de viagens que concentra cerca de 5% dos visitantes que a Ilha recebe todos os anos, agora empenhada em diversificar sua imagem como um destino de praia.

"Há um potencial extraordinário no país que não está sendo aproveitado", afirmou nesta quarta-feira em entrevista coletiva em Havana Raúl Naranjo, o diretor da agência cubana de viagens Ecotur, organizadora da nona edição do Turnat, que acontecerá entre os dias 24 e 28 de setembro na província de Granma.

As autoridades cubanas esperam cerca de 100 operadoras de turismo e representantes de Brasil, México, Canadá, Inglaterra, Itália, Alemanha, França e Argentina para esse evento, que incluirá conferências e visitas pelos parques naturais da região.

Segundo Naranjo, o Turnat permitirá agregar valores a Cuba como destino de turismo, onde o número de turistas interessados em atividades na natureza oscila entre 4,7% e 5% do total de visitantes.

Segundo dados do Ministério do Turismo (Mintur), o número de ecoturistas diminuiu no país caribenho, mas por outro lado houve um discreto aumento das receitas, de US$ 17 milhões para 24 milhões, após um aumento no preço dos pacotes.

O turismo é a segunda maior fonte de receitas em moeda estrangeira para Cuba, que em 2012 arrecadou mais de US$ 2,6 bilhões e recebeu 2,8 milhões de visitantes estrangeiros.

"Temos metas e objetivos importantes de crescimento e de receitas nos próximos anos, e acho que o ecoturismo é um canal importante para complementar o produto turístico cubano", disse Naranjo.

O diretor do Mintur, Telmo Ledo, ressaltou que o ecoturismo não é uma opção de turismo "em massa" para a Ilha, mas que pretende crescer e superar os 5% dos visitantes nos próximos anos.

A opção cubana de turismo de natureza e aventura inclui principalmente as atividades de observação de aves e as caminhadas por trilhas, e tem Reino Unido, Alemanha, Holanda e França como seus principais mercados.

Entre os atrativos estão os pacotes de percursos por lugares com a categoria de Patrimônio da Humanidade, como os parques nacionais "Desembarco del Granma" e "Alejandro de Humboldt", e o Vale de Viñales.

EFE   
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