PUBLICIDADE

Veneza volta a restringir acesso de grandes navios

29 ago 2014 - 13h19
Compartilhar
Exibir comentários
Uma das preocupações das autoridades locais é com a preservação de pontos históricos como a Basílica de São Marcos
Uma das preocupações das autoridades locais é com a preservação de pontos históricos como a Basílica de São Marcos
Foto: StevanZZ/Shutterstock

A cidade de Veneza, na Itália, um dos principais destinos de cruzeiros no mundo, decidiu novamente barrar o tráfego de grandes navios no canal de Giudecca e na Basílica de São Marcos. O banimento havia sido inicialmente determinado através de novas regulamentações em 2013 para entrar em vigor no primeiro semestre deste ano, mas foi revisto pela justiça. No entanto autoridades locais voltaram a determinar que embarcações acima de 96 mil toneladas não serão permitidas na lagoa de Veneza, e outros navios terão restrições de acesso.

De acordo com o governador da região do Veneto, Luca Zaia, a decisão tem o objetivo de proteger os prédios frágeis da cidade e o meio ambiente. Além dos navios acima de 96 mil toneladas estarem proibidos de navegarem no canal, o número de navios com 40 mil toneladas ou mais devem ser reduzidos em 20%.

Escala de 6 horas em Veneza permite conhecer cidade a pé

Com a decisão, ainda não foi definido como os grandes navios serão remanejados para acessar o terminal de passageiros de Veneza. Uma proposta considerada é a de usar o canal Contorta-Sant'Angelo. Ambientalistas pedem que as regulamentações sejam mantidas, com o argumento de que as grandes embarcações causam danos irreparáveis a lagoa de Veneza, seu ecossistema e algumas das mais antigas atrações turísticas da cidade.

Fonte: Canarinho Press
Compartilhar
Publicidade
Publicidade