PUBLICIDADE

Um dia no paraíso; veja os encantos de uma escala no Taiti

15 abr 2014 - 08h01
(atualizado às 08h55)
Compartilhar
Exibir comentários
É a maior das ilhas da Polinésia Francesa, e possui praias de águas claras e convidativas
É a maior das ilhas da Polinésia Francesa, e possui praias de águas claras e convidativas
Foto: Shutterstock

Maior ilha da Polinésia Francesa, o Taiti virou sinônimo de paraíso. O local de águas quentes e transparentes é destino dos cruzeiros marítimos, com algumas saídas do Havaí ou da Austrália. Os passageiros também podem aproveitar as excursões para conhecer outros locais na região das Ilhas de Sociedade, como Bora Bora.

As águas azuis brilhantes devem encantar logo o turista, mas as belezas naturais não se concentram apenas nas águas. O Taiti é repleto de belos picos íngremes, bosques de coqueiros, além do cheiro de gardênias constantemente no ar. Não é à toa que o escritor Herman Melville e o pintor Paul Gauguin viveram na ilha por algum tempo e foram inspirados por ela. Para quem é apaixonado por arte e não dispensa visitas a museus nem em ilhas paradisíacas, o Taiti é o lugar certo.

Na cidade de Papeete fica o Museu Paul Gauguin, com uma pequena coleção de seus trabalhos. O Taiti também possui o Pearl Museum, o único museu no Mundo dedicado inteiramente às pérolas. A seleção de artefatos é acompanhada por descrição e explicações sobre a história e prática do cultivo de pérolas, assim como seu uso na arte, e história, mitologia e religiões.

Águas cristalinas

As praias, claro, são o principal atrativo. Elas são lindas e convidativas para um mergulho ou para tomar sol. E quem gosta de surf deve levar sua prancha no cruzeiro para aproveitar uma das regiões mais interessantes para a prática do esporte no Mundo. Outros esportes muito populares no Taiti são o windsurf e o bodyboard. Para quem gosta de observar o mar, os belos arrecifes são de encher os olhos. O mergulho com snorkels também é muito popular, além da pesca submarina. 

Para conhecer outras ilhas próximas, é possível aproveitar passeios em catamarãs. Quem preferir conhecer mais da parte terrestre pode aproveitar para fazer um passeio em um veículo 4x4 pela orla, caminhadas em meio aos bosques com guias locais ou mesmo alugar um carro e fazer seu próprio itinerário.

Para quem não consegue viajar sem fazer compras, especialmente em lugares onde se pode pechinchar, uma boa oportunidade aparecerá no Mercado de Papeete. Lá são encontradas peças de arte, artesanato e alguns tesouros da Polinésia Francesa, como tambores, pingentes de dente de tubarão, música tradicional, Deuses Tiki esculpidos à mão e a baunilha fresca. A cozinha local, por ser uma região colonizada pela França, não poderia deixar de reunir uma série de cafés franceses. Mas também há pizzarias italianas, além de diversos outros tipos de restaurantes.

Os cruzeiros podem ser feitos dentro das Ilhas de Sociedade, com partida do porto de Papeete, no Taiti, ou de outros locais da região. 

Fonte: Canarinho Press
Compartilhar
Publicidade
Publicidade