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Técnica antiga garante navegação constante em rio europeu

Propulsão com rodas de pás evita que cruzeiro precise parar quando águas estão em níveis baixos

26 nov 2014 - 13h00
(atualizado às 14h52)
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Propulsão com rodas de pás permite navegar no rio Elbe mesmo com nível da água baixo
Propulsão com rodas de pás permite navegar no rio Elbe mesmo com nível da água baixo
Foto: anyaivanova/Shutterstock

Uma técnica antiga de propulsão de navios volta a ser destaque em cruzeiros na Europa. Após anunciar no início de 2014 que construiria o MS Loire Princesse, primeiro navio de cruzeiros para navegações em toda a extensão do rio Loire, na França, agora a empresa divulga a construção do MS Elbe Princesse, que poderá fazer temporadas de ano inteiro pelo rio Elbe, com partidas de Berlim, na Alemanha. Isso é possível devido ao uso de rodas de pás para movimentar as embarcações.

Ao contrário de outros sistemas de propulsão usados atualmente, as rodas de pás possibilitam que as embarcações naveguem pelos rios mesmo quando a água está em nível muito baixo. Esse problema é comum na Europa e causa transtornos para os passageiros, que muitas vezes precisam fazer trechos do roteiro por terra enquanto os navios estão presos sem poder navegar.

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O MS Elbe Princesse, com previsão para lançamento em abril de 2016, terá 98 metros de comprimento com dois deques e duas rodas de pás na parte traseira. Todas as 40 cabines duplas têm vista para o mar, contam com internet wi-fi, ar condicionado e aquecedor, TVs de tela plana, secador de cabelo, entre outras amenidades. O navio também possui restaurante panorâmico, bar estilo lounge com pista de dança central e deque ao ar livre.

O MS Elbe Princesse terá partidas de Berlim rumo ao coração de Praga, na República Tcheca. A navegação será feita tanto pelo Elbe quanto pelo Moldava, e terá escalas em cidades alemãs como Potsdam, Wittenberg, Meissen, Dresden, além da austríaca Litoměřice e Praga. Devido ao seu tamanho, o navio poderá atracar no centro das cidades e perto de seus pontos turísticos.

Fonte: Canarinho Press
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