PUBLICIDADE

Sol da Meia Noite é atração em portos da Noruega

4 abr 2013 - 07h10
(atualizado às 07h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Um dos fenômenos naturais mais fascinantes é o conhecido como Sol da Meia Noite. Em algumas regiões do norte da Europa, como a Noruega, o sol não se põe e, caso o céu esteja limpo, é possível vê-lo nas 24 horas do dia. Companhias de cruzeiros como a Royal Caribbean International e a MSC Cruzeiros passam em cidades como Honningsvag e Tromso, onde é possível ver essa beleza da natureza em pontos privilegiados.

Em Tromso, o Sol da Meia Noite pode ser visto entre 20 de maio e 22 de julho. Então, se você marcar um cruzeiro que passe por lá nessa época é meio caminho andado para se deslumbrar com a vista e tirar belas fotos. A cidade fica próxima do Círculo Polar Ártico (cerca de 350 quilômetros), e possui uma paisagem incrível ao seu redor, com montanhas costeiras e os Alpes Lyngen, que ficam 1800 metros acima dos fiordes. É possível praticar atividades ao ar livre, com diversas trilhas de caminhada, e também passeios de caiaque e expedições de canoagem, além de praticar a pesca em um mar abundante em peixes.

Outra atração próxima é a cadeia montanhosa dos Alpes Lyngen, o impressionante Lyngsalpene, que é muito conhecida e procurada por alpinistas mais experientes e esquiadores. Mas, para quem não possui experiência em esportes radicais, ela serve também como cenário, com os fiordes azuis ao fundo. E lá, de acordo com a época do ano e a sorte dos viajantes, pode ser apreciado outro belo fenômeno da natureza: a aurora boreal. Ela, no entanto, ocorre com mais frequência em outubro, fevereiro e março, e exige paciência do observador.

Já na vila de Honningsvag, outro porto de parada de onde se pode ver o Sol da Meia Noite, isso dependerá de uma excursão terrestre. A cidade fica muito próxima do Polo Norte e é o ponto de entrada do Nordkapp (Cabo do Norte), de onde se é observado o fenômeno. Para chegar lá são oferecidas excursões ao desembarcar do navio. Nesse ponto o Sol da Meia Noite dura mais tempo, entre 14 de maio e 29 de julho.

Mas uma viagem para esse local não é só isso. Além da bela vista de dia ou de noite, há passeios especiais como a excursão King Crab, onde se pega um pequeno barco para o mar, onde são observadas a captura e preparação dos caranguejos de 2 metros de largura, uma iguaria local que também poderá ser apreciada. O Nordkappmuseet, museu do Cabo do Norte, também mostra a história da região, onde estão artigos de pesca e outros que mostram os efeitos da 2ª Guerra Mundial no local. Em qualquer um dos destinos na Noruega, outra grande atração é a gastronomia. Conhecido por ser um país rico em peixes, lá é possível saborear diversos tipos, inclusive o famoso bacalhau norueguês fresco.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade