0

São Francisco do Sul será destino de cruzeiros no Brasil

1 ago 2013
07h15
atualizado às 16h54
  • separator
  • 0
  • comentários

São Francisco do Sul não é um destino comum de cruzeiros marítimos, mas poderia ser. Seja pela beleza ou pela história, essa ilha catarinense carinhosamente apelidada de São Chico reserva muitos encantos para os visitantes. A cidade é a terceira mais antiga do Brasil e foi ocupada pela primeira vez em 1553 por espanhóis. Sua fundação, no entanto, só ocorreu 1658 pelos portugueses. 

A cidade tem uma rica arquitetura colonial, sendo um dos locais no Brasil com mais construções antigas, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça, ainda conservada. A natureza também se destaca, com belas praias e a Mata Atlântica bem preservada.

Baia de Babitonga

As praias estão entre os principais atrativos de São Francisco do Sul. A Baía de Babitonga é a maior navegável de Santa Catarina e se estende de leste a oeste. Por estar abrigada do vento de sul, suas águas podem ser navegadas com lanchas potentes, veleiros e até pequenas canoas. Nela ficam o porto da cidade, por onde chegam os cruzeiristas, que logo podem observar o Centro Histórico, outro atrativo turístico.

Praia do Calixto

Esta é a última praia do Balneário de Paulas. Um local urbanizado que abriga também uma importante comunidade pesqueira da cidade de São Francisco. E de lá que saem os frutos do mar que abastecem os diversos restaurantes e bares da região. O balneário é ideal para quem procura águas calmas e com poucas ondas.

Balneário do Capri

Formado por duas praias de águas calmas entre o Canal do Baiacu e a Praia do Forte, esse balneário é mais distante e pouco conhecido pelos turistas, mas é uma opção de passeio interessante. O destaque é o clima rudimentar, com as areias finas e os grandes manguezais que dominam o visual. Quem quiser se aventurar, pode até tentar pegar alguns caranguejos no mangue, ou apenas curtir a praia calma, que também tem espaço para ancorar veleiros.

Praia de Ubatuba

Junto com Enseada e Itaguaçu, a praia de Ubatuba se difere das demais por ser mais cosmopolita e moderna. É ideal para os veranistas que buscam um pouco mais de agito. Com um movimento intenso durante o verão, vida noturna agitada, dispõe de vários hotéis, restaurantes e comércio, mas também uma grande faixa de areia e águas tranquilas bastante disputadas por muitos visitantes.

Centro Histórico

Além da natureza, São Chico também possui um Centro Histórico com muitos prédios antigos ainda preservados. Nele estão casarões centenários, perfilados e coloridos, com imensas janelas e grandes portas, para quem gosta de arquitetura antiga. As torres da Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça se destacam no fundo, em frente ao morro de mata nativa. Há mais de 150 prédios da época colonial, em um grande conjunto arquitetônico tombado pelo Patrimônio Histórico.

Museu Histórico

Entre os museus de São Francisco está o Histórico, uma das mais antigas edificações da cidade, localizada na Rua Cel. Oliveira. O local foi construído no século XVIII e já foi utilizado como Câmara dos Vereadores e Cadeia Pública, onde inclusive foram presos líderes revolucionários da Guerra do Contestado. Hoje ele abriga objetos doados pela comunidade, como documentos, plantas, jornais e utensílios usados no passado, moinhos de cana e mandioca, entre outras máquinas, e fotos que ajudam a contar a história da cidade. Tudo isso em salas e selas da antiga prisão.

Museu Nacional do Mar

Como uma cidade portuária, São Francisco do Sul tem uma longa história naval, que é preservada no Museu Nacional do Mar. O local apresenta uma série de réplicas e barcos que já navegaram ou ainda navegam por águas brasileiras e a história dos brasileiros que vivem do mar. O espaço é um dos principais redutos da história dos barcos Brasil.

Prainha

Mas não só de águas calmas é feito o litoral de São Francisco do Sul. E para quem gosta de esportes mais radicais, a Prainha costuma ser o ideal. Principal point de surfistas da cidade, é o local para quem não perde uma oportunidade de tentar pegar uma onda enquanto está na praia. Além disso, ela também apresenta um visual com belas paisagens, infraestrutura completa de bares, restaurantes e hospedagem.

Vila da Glória e Mata Atlântica

A Vila da Glória possui vários pontos turísticos, como a Capela de Nossa Senhora da Glória, que fica no centro da vila, que data de 1855, além de vestígios do Falanstério do Saí. Os seus restaurantes também são famosos pelos camarões graúdos, mariscos e filés de peixes. Mas o destaque é a Mata Atlântica quase intocada, com cachoeiras, rica fauna e flora, que se estende do mar até as encostas da Serra do Mar.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça

Principal igreja de São Francisco, a Matriz de Nossa Senhora da Graça foi erguida no ano de 1699. Seu projeto arquitetônico foi feito no estilo veneziano e a construção na base do cal de concha, óleo de baleia e areia. O prédio já passou por modificações, mas ainda mantém suas características e beleza originais.

Fonte: Canarinho Press Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade