Cruzeiros

Cruzeiros

publicidade
05 de dezembro de 2012 • 07h35 • atualizado às 07h53

Saiba o que levar na bagagem em sua viagem de navio

O limite da bagagem varia de uma empresa para outra. Em geral, são dois volumes com cerca de 20 quilos
Foto: Shutterstock
 

Roteiro escolhido e passagens compradas, chega a hora de arrumar a bagagem e embarcar em um cruzeiro. O que é indicado colocar para desfrutar desse passeio inesquecível? E o que é proibido? Se você é um cruzeirista de primeira viagem, preparamos algumas dicas para ajudá-lo.

O limite de bagagem para o passageiro varia de empresa para empresa, mas geralmente é o que cabe na própria cabine. A Associação Brasileira de Empresas Marítimas (Abremar) recomenda que cada pessoa leve até dois volumes pesando cerca de 20 quilos e não excedendo 40 centímetros de altura, 60 centímetros de largura e 30 centímetros de profundidade.

Como em qualquer viagem, a recomendação é observar o roteiro e escolher as roupas de acordo com as estações do ano. É desnecessário levar casacos pesados para percorrer o litoral brasileiro, por exemplo. Para cruzeiros no verão, durante o dia são indicados trajes informais, bem ao estilo praia, com roupas leves, shorts, bermudas e maiôs. Ah, lembre-se de levar chinelos para circular durante o dia. 

Para a noite, é importante informar-se antes com o agente de viagem sobre as atividades a bordo. Na maior parte dos casos os jantares têm um saboroso toque de requinte. Por isso, é interessante os homens terem um paletó para vestir e as mulheres opções de roupas esporte fino e vestidos. Em quase todos os cruzeiros há também noites de gala em que recomenda-se o uso de terno e gravata para os homens e vestidos longos para as mulheres. 

“A bagagem ideal deve acondicionar muita roupa informal e alguns toques de sofisticação nos acessórios. Mesmo que o cruzeiro seja no verão, carregue nas estolas, boleros, pashiminas, tricô e um casaco para as noites, porque o ar condicionado dos navios é poderoso e quando a embarcação está em alto mar venta”, detalha o estilista Xico Gonçalves.

Não é preciso levar muito dinheiro a bordo. Dentro do navio os pagamentos podem ser feitos com cartão de crédito. Mas, se você prefere pagar com dinheiro, em quase todas as embarcações é possível sacar moeda em espécie em caixas eletrônicos. Como os pagamentos são feitos em dólar, há também a possibilidade de fazer o cambio a bordo.

Falando em bagagem, não esqueça de etiquetar e lacrar todos os seus volumes, porque em cada navio há cerca de 3 mil bagagens.

Não é permitido levar
- Objetos que emitam calor ou produzam chamas. Isso inclui ferros de passar, velas, incensos e qualquer outro item que possa gerar incêndio
- Droga ou substância ilegal, nenhum tipo de arma, tesouras, facas, explosivo ou item que possa oferecer risco à saúde e segurança dos hóspedes e ao meio ambiente
- Alimento ou bebida, alcoólica ou não. Garrafas e latas fechadas serão retidas, as abertas não serão devolvidas
- Não são permitidos animais ou pássaros a bordo, salvo cães-guia devidamente licenciados para passageiros portadores de deficiência

Pode levar
- Objetos frágeis, pessoais e de valor
- Medicamentos
- Joias
- Câmeras fotográficas e filmadoras
- Computadores (em viagens internacionais recomenda-se ter a nota fiscal para evitar que o equipamento seja retido pela Receita Federal)
- Carrinhos de bebê
- Barbeadores elétricos
- Secadores de cabelo
- Telefone celular e carregadores
Observação: Esses objetos e os documentos devem estar na bagagem de mão

Deve levar
- Não esqueça do voucher da viagem. Olhe os dados da reserva, como nome do navio e o número da cabine.
- Documentos pessoais. O passaporte com validade de seis meses é o documento recomendado para todas as viagens em cruzeiros. Porém, se você não tiver passaporte, é aceito documento de identidade com foto para roteiros no Brasil. Para viagens aos países do Mercosul, a carteira de identidade é aceita. Para outras viagens internacionais, é preciso verificar com o agente se os países a serem visitados exigem vistos de entrada.

Canarinho Press Terra Terra