PUBLICIDADE

Rota de cruzeiro desvenda Cuba e Jamaica

15 jan 2015 - 13h00
Compartilhar
Exibir comentários
A viagem pode começar em Havana, a capital do país, que é uma das mais belas da América Central
A viagem pode começar em Havana, a capital do país, que é uma das mais belas da América Central
Foto: Aleksanda_Todorovic/ Shutterstock

A ilha caribenha não está na rota das grandes companhias, mas é opção de quem procura um itinerário especial. Entre as que investem no roteiro destaque para Cuba Cruise, empresa que freta o navio Louis Cristal, da Louis Cruises, para uma viagem única, que faz o trajeto ao redor da ilha no sentido horário.

É possível fazer o mesmo roteiro saindo de dois portos diferentes. Uma das opções é a partida da capital cubana, Havana, e a outra de Montego Bay, na Jamaica, único local visitado fora da ilha.

Da capital as viagens partem nas segundas-feiras, com passagens por Holguin, Santiago de Cuba, Montego Bay, Cienfuegos/Trinidad e Punta Frances na Ilha de Juventude. De Montego Bay as partidas são nas sextas-feiras e, nesse caso, a rota segue os mesmos portos de Havana.

Escala de cruzeiro em Roatán permite mergulho com golfinhos

Envie sua foto em um cruzeiro para ser publicada no Terra

A capital Havana é explorada em uma tarde, onde se pode conhecer um dos lugares mais instigantes das Américas, sua cultura e as marcas fortes do governo comunista que se mantém no poder na ilha. A cidade de Holguin, segunda parada na rota que sai da capital, foi descoberta por Cristóvão Colombo em 1492, quando o explorador teria declarado o lugar como o mais lindo já visto por olhos humanos. Algumas das praias mais belas de Cuba ficam em Holguin, que também tem como atração o Parque Nacional La Mensura, a trilha de Cuchillas de Toa e as quedas d'água de Guayabo, com 200 metros.

Outra cidade com história datada do descobrimento é Santiago de Cuba, fundada pelo espanhol Diego Velazquez de Cuella em 1514. O município foi a capital da colônia espanhola em Cuba entre 1522 e 1589, e hoje permanece como uma das mais importantes áreas urbanas fora de Havana. Santiago é também conhecida como o berço da revolução cubana, pois foi dela que em 1953 Fidel Castro liderou um ataque ao Quartel de Moncada e, anos depois, deu seu discurso de vitória no Parque Cespedes.

A região também é conhecida por ter ruínas de plantações francesas de café nas montanhas, que são reconhecidas pela Unesco como patrimônio cultural da humanidade. Os tradicionais charutos cubanos têm profunda tradição em Santiago, assim como a produção de rum. A música cubana também tem forte presença na cidade e é outro atrativo.

Recomeço na Jamaica

A escala do cruzeiro em Montego Bay, na Jamaica, é também um recomeço, já que no porto outros turistas podem embarcar no navio para seguir a rota. A cidade combina praias com montanhas e atrai turistas pelos free-shops. É possível fazer um passeio a cavalo na praia, jogar uma partida de golf, explorar plantações ou circular pelas lojas.

Em Cuba ainda há duas cidades para visitar. A primeira é Cienfuegos, onde a vista do castelo de Jagua, uma fortaleza de 1745 erguida para proteção contra piratas caribenhos, é uma das atrações. A vila de Trinidad, com ares coloniais, é considerada patrimônio cultura da humanidade.

Antes do retorno a Havana é feita uma parada em Punta Frances, na Ilha de Juventude, um território famoso pela floresta de pinheiros, o perfume das flores de laranjeiras e a brisa do oceano. A praia de Port Frances é uma das belezas da ilha, com areia branca e águas mornas e cristalinas, perfeitas para a prática de mergulho, ou aproveitar um churrasco no sol ao som de música ao vivo.

Fonte: Canarinho Press
Compartilhar
Publicidade
Publicidade