PUBLICIDADE

Praias paradisíacas ou aventura; escolha a Aruba a desvendar

Ilha caribenha proporciona passeios off-road e banho em águas azuis

1 mai 2015 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários

Aruba! Ariba! Esta saudação típica de Aruba, uma das Antilhas Holandesas, da uma boa ideia do que esperar de um cruzeiro pela ilha caribenha. Com belezas naturais em destaque, Aruba é um dos portos de escala de navios no Caribe Sul e local ideal para quem busca aventura e diversão. Em Aruba quatro línguas são faladas: espanhol, holandês, inglês e o papiamento, um dialeto criado por escravos que mistura vários idiomas, entre estes o português.

Uma escala em Aruba pode variar de acordo com a companhia de cruzeiro, mas costuma ter entre 10 e 11 horas de duração. Então é necessário escolher bem o que fazer antes de desembarcar na ilha. Os mais aventureiros podem optar por um passeio de jipe 4x4 pela desértica costa norte. A atividade é para quem gosta de adrenalina nas alturas e não tem problemas em chacoalhar dentro de um veículo off-road.

Praia de Palm Beach é a mais agitada da ilha
Praia de Palm Beach é a mais agitada da ilha
Foto: Jo Ann Snover/Shutterstock

São cerca de 4 horas e meia de passeio por uma paisagem que mistura deserto rochoso, cactus, pedras vulcânicas e de coral, com um mar agitado que contrasta com o que se espera das águas caribenhas. Observar a fúria das ondas em choque contra as paredes de rocha é uma experiência impressionante.

No trajeto são feitas algumas paradas, como na Ponte Natural, uma formação rochosa por onde passa a água do mar e que fornece uma bela moldura para fotos. Outra pausa acontece nas ruínas da Mina de Ouro Bushiribana, que funcionou durante a corrida do ouro no século XIX. Sua arquitetura lembrava uma fortaleza militar, uma estratégia para evitar os saques de piratas. A capela Alto da Vista, a mais antiga de Aruba, e o Farol Califórnia, um ao lado do outro, também fazem parte do roteiro, que ainda passa pela praia de Wariruri, muito frequentada por surfistas, e pela piscina natural, onde é possível praticar mergulho.

Águas cristalinas

Pensar em Caribe sem falar nas praias é como referir-se ao Rio de Janeiro sem citar o Pão de Açúcar. Em Aruba as duas principais ficam na costa sul da ilha, bem mais parecida com o que se espera do Caribe: areias claras e água azul e tranquila. A mais famosa é a Palm Beach, repleta de bares, hotéis e atividades aquáticas como passeios de lancha e botes. Um pouco mais distante e mais calma é a Eagle Beach, que ficou marcada como símbolo da cidade devido as árvores Fofotis, que tem seus troncos moldados pelo vento incessante, deixando-as inclinadas na direção do mar. Uma característica curiosa da areia de Aruba é que ela nunca é quente demais, portanto caminhar descalço é sempre possível, independentemente da temperatura.

Conheça o cruzeiro que será novidade na próxima temporada Conheça o cruzeiro que será novidade na próxima temporada

Fonte: Canarinho Press/
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade