PUBLICIDADE

Navio clássico fará cruzeiro de 31 dias para a África

Compartilhar
Exibir comentários
Locais como Mindelo, em São Vicente, no Cabo Verde, estão na rota do cruzeiro
Locais como Mindelo, em São Vicente, no Cabo Verde, estão na rota do cruzeiro
Foto: Frank Bach/Shutterstock

Um dos navios mais marcantes de Portugal fará uma viagem especial para a África em novembro e dezembro deste ano. O Paquete Funchal, inaugurado em 1961 como navio mercante e posteriormente convertido em embarcação de cruzeiros turísticos, terá uma rota de 31 dias, com saída em 23 de novembro de Lisboa, por sua nova empresa, a Portuscale Cruises, que o recolocou em funcionamento em 2013. A viagem passa pela Ilha da Madeira, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola e Guiné-Bissau.

A primeira parada da embarcação é ainda em Portugal, na cidade que dá nome ao navio, na Ilha da Madeira. Funchal é a capital e principal ponto turístico da ilha, com muitos atrativos como os jardins da Quinta do Monte, a Zona Velha da freguesia de Santa Maria Maior, ideal para quem gosta de curtir a vida noturna, a paróquia de Santo Antônio, construída em 1566, entre outros.

A primeira parada no continente africano é em Mindelo, na ilha de São Vicente, em Cabo Verde. Com dois dias de escala na cidade, os passageiros poderão aproveitar para conhecer as belas praias locais, como a Laginha, São Pedro, Baia das Gatas, Praia Grande e Calhau. Outros locais que valem a visita para quem gosta de natureza são o Monte Cara e o Parque Natural do Monte Verde.

A próxima parada é em São Tomé, na ilha de São Tomé e Príncipe. Uma das menores capitais do mundo, São Tomé tem entre suas atrações o Marco do Equador, ponto em que os visitantes podem estar ao mesmo tempo nos hemisférios sul e norte do mundo. Criada pelos portugueses liderados por Álvaro Caminha em 1485, a cidade ainda mantém também muito da arquitetura colonial, outra atração para os turistas, além de belas praias.

O Paquete Funchal também visitará a cidade Lobito, em Angola. Região conhecida por abrigar o segundo mais importante porto do país, Lobito também tem como destaque a Baía de Santo Antônio, que possui uma faixa de areia na praia com 3 km de extensão. Ainda em Angola está programada uma parada de dois dias na capital do país, Luanda. Considerada um dos municípios mais caros do mundo, é também um local repleto de atrações turísticas históricas. Entre os destaques estão a Igreja Nossa Senhora Nazaré, construída em 1664, o Museu da Escravatura, a Fortaleza de São Miguel, erguida em 1575 e que servia para defesa da cidade e o Palácio de Ferro.

A última escala antes de voltar para Portugal é Bissau, capital da Guiné-Bissau. A cidade é rica em natureza e culturas, com uma grande mistura de povos. Entre seus pontos marcantes está a Fortaleza d'Aruma, um antigo forte português onde está o mausoléu do herói nacional Amilcar Cabral e sepulturas de outros revolucionários, o antigo Palácio Presidencial, hoje em ruínas após bombardeios durante a guerra civil e o antigo centro colonial da cidade.

A viagem completa de 31 dias tem preços a partir de € 2.999 (R$ 9 mil) por pessoa, mais taxas. É possível também fazer rotas menores, como de 28 dias com início e fim em Funchal, de 18 dias de Lisboa a Luanda e 14 dias de Luanda para Lisboa.

Fonte: Canarinho Press
Compartilhar
Publicidade
Publicidade