PUBLICIDADE

Lisboa é escala de cruzeiro para conhecer história do Brasil

5 ago 2014 - 13h00
Compartilhar
Exibir comentários

Lisboa é uma escala de cruzeiros com muitas atrações para brasileiros. Foi de lá que a esquadra liderada por Pedro Álvares Cabral partiu para a descoberta do Brasil, assim como foi ponto de partida de muitas outras expedições portuguesas que marcaram a época das Grandes Navegações e a descoberta da rota das Índias. Uma visita a Lisboa é um passeio de volta ao passado. Veja 10 locais para visitar em uma escala na capital portuguesa.

Convento do Carmo - Localizado na zona do Carmo, o antigo convento carmelita teve sua construção concluída no início do século XV, e foi profundamente danificado por um terremoto em 1755. Suas ruínas nunca foram reconstruídas, mas permanecem no local original como um dos poucos exemplos de arquitetura gótica na cidade. No que restou da igreja está o espólio da Associação dos Arqueólogos Portugueses, que forma o Museu Arqueológico do Carmo, desde 1864.

Torre de Belém - Para quem quiser conhecer de perto a história das grandes navegações a Torre de Belém é um local obrigatório. Da praia de Belém saíram as naus de Vasco da Gama para a descoberta do caminho para a Índia. A Torre é uma das mais marcantes obras arquitetônicas do reinado de Dom Manuel, construída entre 1514 e 1520 estrategicamente na margem norte do rio Tejo para defesa da cidade, está na lista de Patrimônio Mundial da Unesco desde 1983.

Mosteiro dos Jerônimos - Outra edificação que faz parte do Patrimônio Mundial da Unesco desde 1983 é o Mosteiro dos Jerônimos, construído em 1501 para substituir a igreja de invocação de Santa Maria de Belém. Sua longa fachada, com mais de 300 metros, é um dos destaques do prédio, que é outro remanescente da época dos descobrimentos.

Aqueduto das Águas Livres - Uma das principais obras de engenharia da cidade é o Aqueduto das Águas Livres, construído a partir de 1732. Além da importância para o abastecimento de água na cidade, a construção é um belo exemplo de arquitetura barroca e neoclássica. Com uma extensão de cerca de 59km, os destaques são a Arcaria do Vale de Alcântara, o Arco das Amoreiras e a Mãe d'Água das Amoreiras.

Cruzeiros em agosto coincidem com festivais em Edimburgo

Cruzeiro de luxo fará viagem por geleiras e fiordes

Padrão dos Descobrimentos - Também à margem do Tejo fica o monumento aos descobrimentos, erguido em 1960 para celebrar os 500 anos da morte do Infante Dom Henrique. O Padrão dos Descobrimentos atual é uma réplica do monumento original, construído para a Exposição do Mundo Português de 1940, que foi desconstruído em 1958.

Elevador de Santa Justa - Inaugurado em 1902, o Elevador de Santa Justa é o único elevador vertical em Lisboa atualmente, e liga a Rua do Ouro ao Largo do Carmo. A obra de Mesnier du Ponsard faz parte da Arquitetura do Ferro, com elementos ornamentais neogóticos.

<p>Monumentos e prédios em Lisboa remetem a época das Grandes Navegações</p>
Monumentos e prédios em Lisboa remetem a época das Grandes Navegações
Foto: Mario Savoia/Shutterstock
Panteão Nacional - Obra de arquitetura barroca e influência italiana a Igreja de Santa Engrácia abriga o Panteão Nacional. Desenhada pelo arquiteto João Antunes e construída sobre o templo primitivo datado de 1568. A igreja atual teve obras iniciadas em 1684, mas só foi concluída em meados do século XX.

Arco da Rua Augusta - O Arco do Triunfo de Lisboa fica na Praça do Comércio e foi finalizado em 1875. Chamam atenção na obra, além de sua imponência, as diversas esculturas que simbolizam a Glória, o Gênio e o Valor, além de personalidades como Nuno Álvares Pereira, Vasco da Gama, o Marquês do Pombal e Viriato. Também há os rios Tejo e Douro.

Miradouros - Repleta de colinas, Lisboa possui diversos miradouros de onde se pode observar a cidade. Para observar a parte antiga opções são os miradouros do Castelo de São Jorge, o mais alto deles, de Santa Luzia, para acompanhar o nascer ou o por do sol, o da Senhora do Monte, que conta com uma capela dom alpendre do século XII, o da Graça, o de São Pedro de Alcântara e o de Santa Catarina.

Castelo de São Jorge - Atualmente considerado Monumento Nacional, o Castelo de São Jorge integra a zona nobre da antiga cidadela medieval. O local foi construído para defesa pelos muçulmanos no século XI, e foi usado como espaço cortesão após a conquista de Lisboa até o século XVI, quando passou a ser novamente ponto estratégico militar, até o século XX.

Veja rotas:

14 noites: Viagem a bordo do Adventure of the Seas, da Royal Caribbean International, com partida de Southampton, na Inglaterra, em 12 de outubro. Escalas em Gibraltar, no Reino Unido, Cannes, na França, Barcelona, Palma de Mallorca, Valência, Cartagena e Vigo, na Espanha, e Lisboa, em Portugal. Preços a partir de R$ 2.294 por pessoa, mais taxas.

9 noites: Viagem a bordo do MSC Poesia, da MSC Cruzeiros, com partida de Barcelona, na Espanha, em 1º de outubro. Escalas em Marselha, na França, Gênova, na Itália, Málaga, na Espanha, Casablanca, no Marrocos, e Lisboa, em Portugal. Preços a partir de R$ 1929,7 por pessoa, mais taxas.

Fonte: Canarinho Press
Compartilhar
Publicidade
Publicidade