PUBLICIDADE

Isolada e misteriosa, Ilha de Páscoa é escala aventureira

Alguns roteiros de cruzeiros ao redor do mundo passam pela ilha que fica no meio do Oceano Pacífico

31 mar 2015 - 08h01
(atualizado às 09h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Um dos destinos mais curiosos e fascinantes em viagens pelo Pacífico é a Ilha de Páscoa, última fronteira da América do Sul a aproximadamente 3,5 mil quilômetros da costa do Chile. Distante de qualquer área povoada do planeta, o topo de uma grande formação rochosa oferece paisagens arrebatadoras que combinam mar azul e relevo vulcânico. Dentre as opções para conhecer esse intrigante lugar está fazer um cruzeiro de volta ao mundo e entender um pouco mais da história misteriosa que envolve essa escala.

Rapa Nui, no idioma nativo, foi encontrada por navios ocidentais no domingo de Páscoa de 1722, a inspiração para o seu nome. A ilha é o topo de uma imensa cadeia rochosa que teria se formado há cerca de 3 milhões de anos e se esconde a 3 mil metros no fundo do mar. Acredita-se que os polinésios aportaram nesse pedaço de terra perto dos anos 1000 e decidiram ficar no chamado umbigo do mundo para praticar seus rituais espirituais.

O cartão-postal mais famoso da Ilha de Páscoa são as estátuas moai, também um dos aspectos que mais levanta curiosidade e especulação das pessoas. A média de comprimento é de 4 metros, mas existe uma, chamada Paro, que chega a quase 10 metros e pesa 82 toneladas. As construções estão espalhadas em várias localidades da ilha e podem ter sido feitas como homenagens aos chefes de tribos locais e divindades, mas a falta de registros escritos não permite certeza. Como as pessoas carregaram as estátuas enormes em um período tão antigo e com poucos recursos na área de transporte também é um dos mistérios locais.

Durante a escala do cruzeiro, explore a ilha de bicicleta ou a pé, entretendo-se com belas praias, como a calma Anakena, que tem seu próprio conjunto de moais, e um complexo sistema de cavernas subterrâneas interligadas por largos corredores naturais formados por trabalhos vulcânicos. Os passeios pelos vulcões Rano Kau e Rano Raraku e à aldeia cerimonial de Orongo são imperdíveis e devem entrar no seu roteiro.

A ilha tem apenas uma cidade, Hanga Roa, onde estão concentrados não só o aeroporto local, mas boa parte dos hotéis, restaurantes e serviços de Páscoa, incluindo operadoras que organizam atividades como mergulho autônomo, snorkeling, excursões às ilhotas vizinhas e passeios de caiaque.

Veja roteiro

106 dias – Cruzeiro da Costa Cruzeiros, a bordo do navio Costa Luminosa, com saída no dia 8 de janeiro de 2016, de Barcelona, na Espanha. Escalas em Arrecife, nas Ilhas Canárias; São Vicente, em Cabo Verde; Recife, Salvador e Rio de Janeiro, no Brasil; Punta del Este e Montevidéu, no Uruguai; Buenos Aires e Puerto Madryn, na Argentina; Punta Arenas, Puerto Chacabuco, Puerto Montt, Valparaíso e Ilha de Páscoa, no Chile; Papeete, Moorea e Bora Bora, na Polinésia; Pago Pago, em Samoa; Auckland, na Nova Zelândia; Sydney e Perth, na Austrália; Colombo, em Sri Lanka; Cochin, Goa e Mumbai, na Índia; Dubai, nos Emirados Árabes Unidos; Muscat e Salalah, em Omã; Agaba, na Jordânia; Eliat, em Israel; Sharm el-Sheikh e Alexandria, no Egito; Catânia, Civitavecchia e Savona, na Itália. Preços a partir de 12.059 Euros (R$ 41.690) por pessoa, mais taxas.

Conheça o cruzeiro que será novidade na próxima temporada Conheça o cruzeiro que será novidade na próxima temporada

Fonte: Canarinho Press
Compartilhar
Publicidade
Publicidade