PUBLICIDADE

Funchal atrai turistas de cruzeiro pelas belezas e história

18 abr 2013 - 07h18
(atualizado às 07h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Portugal pode despertar muitos sentimentos distintos entre brasileiros. Um deles é a curiosidade de conhecer o lugar de onde vieram os colonizadores do Brasil. Entre os cruzeiros que passam pelas terras lusitanas, um dos lugares que mais encantam é Funchal, capital da Ilha da Madeira, um paraíso mediterrâneo, com a beleza do mar e das montanhas.

A Ilha da Madeira foi colonizada há cerca de 500 anos. E na época em que se começou a povoação Funchal era uma das duas capitanias nas quais a ilha foi dividida. Entre os grandes atrativos turísticos da cidade está a natureza deslumbrante. Lá é possível fazer um passeio panorâmico pelas enseadas e baías do litoral da Madeira e pela vila de pescadores colorida de Câmara de Lobos. Em Cabo Girão você terá uma vista incrível daquele que é o segundo penhasco no mar mais alto do mundo. A cidade também é conhecida por uma divertida corrida em carrinhos semelhantes a tobogãs em uma descida íngreme.

Em Funchal também está localizada uma das muitas belas obras do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, em uma estrutura circular guardada por 32 colunas. Lembra um pouco a Catedral de Brasília, também desenhada por ele. Inaugurado em 1976, o projeto foi desenvolvido para aproveitar a luz natural e é um dos grandes exemplos de arte moderna entre os prédios de Niemeyer.

Funchal também possui uma série de monumentos para serem visitados. A Catedral da Sé, por exemplo, foi construída em 1514 e tem um desenho com linhas hispano-árabes e romano-góticas. Outras igrejas que podem ser vistas são a do Colégio dos Jesuítas, a de São Pedro, a Igreja do Socorro e Igreja do Carmo. Os museus também são atrativos, como o de Arte Contemporânea, instalado no Forte de São Tiago.

A gastronomia é outra grande pedida do Funchal. Por se localizar próxima ao mar, boa parte dos restaurantes servem pratos com frutos do mar frescos. Um dos pratos mais tradicionais, no entanto, é a Espetada, feita de carne bovina em um espeto de pau-de-louro, acompanhada de milho frito e o típico Bolo-do-Caco. Mas o que mais desperta a atenção são os famosos vinhos madeira, uma das especialidades da ilha. Eles podem ser saboreados tanto como aperitivo, quanto no final de uma refeição. O vinho madeira não só é saboroso, como também agradou grandes nomes, como William Shakespeare, que elogiou-o em algumas de suas peças e foi o escolhido para celebrar a independência dos Estados Unidos, em 1776. Existem mais de 30 castas da bebida. Todas podem ser apreciadas em Funchal.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade