PUBLICIDADE

Especialista dá dicas de etiqueta para um cruzeiro

4 jan 2013 - 07h34
(atualizado às 07h34)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma viagem em cruzeiro pode ser uma boa oportunidade para conhecer novos lugares e fazer amizades, ou apenas para relaxar. Mas para fazer com que tudo isso seja perfeito, além de planejar bem antes, também é importante seguir algumas convenções sociais de etiqueta para evitar constrangimentos a bordo.

Conhecer a programação - É preciso saber as atividades do navio e todos os horários essas informações são enviadas pelas companhias anteriormente ao embarque e se adaptar a esses eventos, explica Eleonora. Os horários de embarque e desembarque devem ser cumpridos para não atrapalhar a viagem de todos. Para isso, planeje bem sua estadia
Conhecer a programação - É preciso saber as atividades do navio e todos os horários essas informações são enviadas pelas companhias anteriormente ao embarque e se adaptar a esses eventos, explica Eleonora. Os horários de embarque e desembarque devem ser cumpridos para não atrapalhar a viagem de todos. Para isso, planeje bem sua estadia
Foto: Royal Caribbean International / Divulgação

Para a professora de Etiqueta Social do Senac Penha, de São Paulo, Eleonora Trench, deu algumas dicas que podem ser importantes para a viagem. Confira:

Conhecer a programação

“É preciso saber as atividades do navio e todos os horários – essas informações são enviadas pelas companhias anteriormente ao embarque – e se adaptar a esses eventos”, explica Eleonora. Os horários de embarque e desembarque devem ser cumpridos para não atrapalhar a viagem de todos. Para isso, planeje bem sua estadia.

Hora marcada

Alguns navios determinam horário do jantar com o objetivo de melhor atender aos hóspedes. Nesse caso não recomenda-se tentar alterar a programação. Uma alternativa para não quebrar o protocolo pode ser procurar outro tipo de refeição sem hora marcada nesse momento. “É preciso respeitar as regras do navio e os horários”.

Traje especial

Dentro dos navios existem diversos restaurantes, bares, teatros, danceterias, lounges, entre outras opções de entretenimento e gastronomia. Muitas vezes os eventos são temáticos, o que exige uma roupa especial. Fique atento a esse detalhe porque ir a uma festa com a roupa errada pode ser constrangedor.

Bebidas alcoolicas

Assim como em qualquer local público ou evento, quem gosta de consumir bebidas alcoolicas deve maneirar. O importante é saber observar se seu ritmo está de acordo com o ambiente.

Som ambiente

O ambiente das piscinas é um dos mais aproveitados nas viagens de cruzeiros. Como muitas pessoas estarão ocupando o mesmo españo vale seguir algumas regras. Quem quiser ouvir uma música diferente da que estiver tocando deve usar fone de ouvido. precisa lembrar que os outros talvez não gostem do mesmo estilo e levar um fone de ouvido.

Tema da viagem

Eleonora aconselha saber antes de fechar o pacote se a viagem tem um tema ou público específico. “Se for um cruzeiro mais jovem, não terá problema usar um biquininho. Mas se for mais familiar, é preciso tomar mais cuidado com as roupas”, comenta. Outra coisa que deve ser evitada é fazer brincadeiras como pular na piscina para molhar outras pessoas, se o clima da viagem não for esse.

Cuidados nas escalas

Nas escalas também há regras. Principalmente fora do Brasil, é importante informar-se o que é permitido e o que não é, como o que vestir, por exemplo. “Por mais que a estadia em uma cidade seja rápida, é preciso respeitar. Somos forasteiros e precisamos respeitar a cultura”, explica.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade