PUBLICIDADE

Escala em Istambul é ideal para passeio histórico e cultural

Carregada de história e tradição, a cidade oferece grande diversidade cultural a moradores e turistas

2 mar 2015 - 10h11
Compartilhar
Exibir comentários

Maior e mais desenvolvida cidade da Turquia, Istambul é a única do mundo localizada na Europa e na Ásia ao mesmo tempo. Mais de dois mil anos de história marcam a antiga Constantinopla, poderosa capital do Império Bizantino. Quem optar por um cruzeiro com escala nessa cidade global pode aproveitar para conhecer grandes mesquitas e museus, passear por locais históricos e apreciar a beleza natural. Confira 7 atrações turísticas imperdíveis de Istambul.

Mesquita Azul

Considerado um dos maiores pontos turísticos da cidade, a mesquita pode ser vista de muitos pontos de Istambul. Foi construída pelo sultão Ahmed, soberano do Império Otomano. Seu interior chama atenção pelos mosaicos com azulejos azuis que revestem as paredes, além dos vitrais no mesmo tom. As visitas não são permitidas nos cinco horários de oração dos muçulmanos, que são anunciados dos seis minaretes do templo. Homens não podem entrar de bermuda e mulheres precisam estar com o cabelo e os ombros cobertos.

Basílica de Santa Sofia

A basílica fica em frente à Mesquita Azul, dois dos principais destinos dos turistas que visitam a cidade. A maior igreja feita pelo Império Bizantino em Istambul foi construída três vezes no mesmo local, a estrutura foi aberta ao público em 537 d.C.. Após várias batalhas na cidade, a igreja ficou muito danificada, sendo restaurada e transformada em uma mesquita no ano de 1453. Desde 1935 está aberta aos visitantes como um museu e encanta pela riqueza da arquitetura além do grande acervo em exposição.

Palácio de Topkapi

Para quem quer conhecer e entender um pouco mais da história de Istambul, essa é a visita ideal. O palácio foi moradia de sultões otomanos a partir do século XV, com vários pavilhões, jardins e salões que são obras de artes. O visitante poderá apreciar o acervo acumulado durante a soberania otomana, coleção que inclui tapeçaria, relógios, cerâmicas, cristais e pratarias. As joias são um capítulo à parte, com a deslumbrante adaga de Topkapi, cravejadas de pedras preciosas, e um diamante de 86 quilates. O Harém era área reservada exclusivamente para as mulheres do sultão, que disputavam ali a preferência do soberano.

Cisterna Yerebatan

Conhecida como Cisterna da Basílica, é mais um ponto muito famoso da cidade próximo à Mesquita Azul e à Basílica de Santa Sofia. Construído durante o Império Bizantino como prevenção para um período de guerra, o reservatório de água tem área de cerca de 10.000m², uma construção bem avançada para a época. A estrutura subterrânea é sustentada por centenas de colunas e cabeças de medusa, uma deitada e outra de cabeça para baixo.

A Basílica de Santa Sofia foi construída como uma igreja, mas depois foi transformada em mesquita
A Basílica de Santa Sofia foi construída como uma igreja, mas depois foi transformada em mesquita
Foto: Viacheslav Lopatin/Shutterstock
Grande Bazar

Também chamado de Bazar Coberto e Mercado Coberto, o local é indicado para quem quer comprar souvenirs para levar de presente e provar as comidas típicas da Turquia. Com mais de 60 ruas e milhares de lojas, é possível encontrar grande variedade de acessórios, roupas, calçados, tapetes, perfumes e artigos de decoração. Além das lojas e restaurantes, a área abriga mesquitas, delegacia, casas de câmbio e fontes de água.

Museus Arqueológicos de Istambul

O complexo é formado por três museus, programa ideal para quem tem interesse na cultura das antigas civilizações. O Museu do Quiosque Esmaltado é o prédio mais antigo do complexo e apresenta amostras de trabalhos com telhas e cerâmicas turcas. O Museu da Arqueologia exibe artefatos de diferentes períodos da história, com grandes coleções expostas e jardins com diversidade natural. Já o Museu do Antigo Oriente reúne artefatos de culturas antigas, como a grega e a bizantina.

Torre de Gálata

Do mirante da torre o visitante tem uma vista panorâmica da cidade, incluindo pontos famosos como a Basílica de Santa Sofia. Construída para observar e controlar os navios que chegavam ao Corno de Ouro, a torre atualmente é ideal para almoçar ou jantar observando Istambul.

Veja roteiros

10 noites – Navio da Royal Caribbean International a bordo do navio Rhapsody of the Seas, com partida em Istambul, na Turquia, em 12 de junho de 2015. Escalas em Rodes, Chania, Creta, Santorini, Pireu e Míconos, na Grécia, e Kusadasi e Istambul, na Turquia. Preços a partir de R$ 2.587,00 por pessoa, mais taxas.

7 noites – Navio da MSC Cruzeiros a bordo do navio MSC Poesia, com partida em Veneza, na Itália, em 4 de julho de 2015. Escalas Bari, na Itália, Katakolon, na Grécia, Izmir e Istambul, na Turquia, e Dubrovnik, na Croácia. Preços a partir de R$ 1.322,58 por pessoa, mais taxas.

Fonte: Canarinho Press
Compartilhar
Publicidade
Publicidade