PUBLICIDADE

Escala em Bali oferece natureza, cultura e espiritualidade

29 mai 2013 - 07h29
(atualizado às 07h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma mescla de belezas naturais, esportes radicais, cultura milenar e espiritualidade é o que aguarda os turistas que desembarcam em Bali, uma das ilhas da Indonésia, na Ásia. Seja pelas danças tradicionais, pela atração que ela causa nos surfistas ou pelos templos hindus, Bali é um local encantador e destino de cruzeiros que partem da Ásia e Oceania, além de alguns da Europa.

Bali fascina de cara pelas belas praias de águas azuis e areias brancas. Uma das atrações mais procuradas por turistas é a prática do surf. As praias de Lakey's Peak, Lakey's Pike, Periscopes e Nuga Dora estão entre as melhores do mundo para os fãs do esporte, consideradas ideiais para manobras radicais.

Outra atração natural de Bali é o Monte Agung. Esse vulcão, que está adormecido desde 1963, ano de sua última grande erupção, encanta pela sua imponência amedrontadora, mesmo sem se manifestar há cinco décadas. Ele é o ponto mais alto da ilha e pode ser visitado em excursão que passa também pelo Monte Batur.

E por falar na erupção do Agung, uma visita imperdível em Bali é ao Templo de Besakih. Além dele ser a mais importante construção hindu da ilha, ele carrega uma curiosidade em sua história. Durante a erupção do Monte Agung, a lava causou destruição em muitos locais, mas poupou o Besakih, pelo qual passou com poucos metros de distância. Para a população, isso é um sinal dos deuses. Outro templo importante é o Sebatu, conhecido por ser o templo da fonte sagrada.

As atrações culturais também são um destaque dessa ilha. As mais importantes são as danças. Tradicionais, as danças balinesas são também uma parte da expressão religiosa do local. Diversos estilos são baseados na religião. Há o Barong, que envolve lutas entre forças opostas do caos e da destruição, o Lelong, com movimentos complexos dos dedos e o Kecak, que envolve dezenas de artistas. As apresentações são regulares e é praticamente impossível sair da ilha sem conferir pelo menos uma.

Impossível ficar algumas horas na ilha sem provar a culinária local. Ela é baseada no arroz, como em outros locais da Indonésia, que é servido com porções de legumes picantes, peixe ou carne, e geralmente acompanhado de sambal ou molo de pimenta. Pratos tradicionais como o babi buling, que consiste em pedaços de leitão assado, e o bebek betutu, um prato defumado recheado e envolvido em folhas de bambu.

Um dos cruzeiros que passa em Bali é o Radiance of the Seas, da Royal Caribbean International, de 16 noites. Ele parte em 24 de outubro de Sidney, na Austrália. O roteiro passa por Brisbane, Airlie Beach, Darwin, Port Hedland, Geraldton e Perth, na Austrália, além de Bali. Preços a partir de R$ 3.948 por pessoa.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade