PUBLICIDADE

De palácio a mercadão: conheça 10 pontos de Montevidéu

16 out 2013 - 07h06
(atualizado às 07h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Montevidéu, capital do Uruguai, está na rota dos cruzeiros marítimos da próxima temporada sul-americana, e destaca-se pelo belo patrimônio arquitetônico. Em uma visita ao município, o turista não pode deixar de conhecer a Ciudad Vieja, zona boemia com bares que ficam lotados a partir do entardecer, e a rambla, o passeio público às margens do Rio da Prata. As opções ainda incluem praça, teatro e palácios. Veja 10 atrações para uma passagem em Montevidéu.

Palácio Legislativo – Um dos prédios mais belos de Montevidéu é o Palácio Legislativo, sede do Parlamento uruguaio. Construído em 17 anos, entre 1908 e 1925, o prédio foi erguido fora da área central devido ao desejo de expandir a cidade. Desde 1975, o mesmo é considerado Monumento Histórico Nacional.

Palácio Salvo – No centro de Montevidéu um prédio se destaca: o Palácio Salvo. Quando foi inaugurado em 1928, era o maior prédio da América Latina. O palácio já abrigou hotel, mas hoje divide-se entre apartamentos, salas comerciais e oficinas. Ele foi construído sobre as ruínas do mítico café e confeitaria La Giralda, onde Gerardo Mattos Rodríguez estreou a famosa La Cumparsita em 1916.

La Rambla – A rambla é um dos principais símbolos de Montevidéu. O passeio público é muito concorrido por moradores e visitantes, para caminhar, andar de bicicleta, praticar esportes, pescar ou tomar um mate. O espaço aberto atravessa 22 quilômetros pela orla da cidade às margens do Rio da Prata..

Teatro Solís – O emblemático teatro foi inaugurado em 1856 e tem seu nome em homenagem a Juan Díaz de Sólis, comandata da primeira expedição europeia que entrou no Rio da Prata. O Solís tem fachada semelhante ao Teatro Carlo Felice, de Gênova, na Itália, uma forma ligeiramente elíptica, como o Teatro alla Scala, de Milão e no interior tem semelhança com o Teatro Metastasio de Prato, de Florença.

Praça Independência – Inaugurada em 1840, a Praça Independência é a fronteira entre a área central de Montevidéu e o bairro Ciudad Vieja. No centro da praça foi inaugurado em 1977 o mausoléu de José Artigas, herói nacional uruguaio. 

Catedral Metropolitana de Montevidéu – Principal igreja católica de Montevidéu, a Catedral foi inaugurada em 1804 e erguida após a primeira matriz da cidade ter ruído parcialmente. Alguns dos principais momentos históricos do Uruguai foram celebrados na matriz, como o batismo da primeira bandeira do país e o juramento da primeira Constituição.

Estação Central General Artigas – Antiga estação central da cidade, o prédio atualmente está abandonado. Mas quem passa por ele durante o dia ainda pode aproveitar para ver sua bela fachada, apesar da falta de uso.

Monumento de Entrevero – A fonte Monumento de Entrevero está localizada na Praça Engenheiro Juan P. Fabini, e foi feita por José Belloni, como uma homenagem aos heróis anônimos que forjaram a pátria uruguaia.

Mercado del Puerto – O Mercado del Puerto é um espaço junto ao porto de Montevidéu com diversas lojas. Com vários restaurantes, o lugar é ótimo para experimentar os famosos assados uruguaios, o popular churrasco brasileiro.

Fortaleza General Artigas – Também conhecida como Fortaleza del Cerro, essa fortificação foi a última espanhola construída em Montevidéu. Sua função era a defesa do porto, e fica elevada a 132 metros acima do nível do mar, na margem esquerda do Rio da Prata.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade