PUBLICIDADE

Cruzeiros fazem leilões de obras de artistas famosos

14 mai 2013 - 07h14
(atualizado às 07h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Fazer um cruzeiro é uma forma de conhecer galerias de artes com obras de renomados artistas, mas também pode ser um jeito de adquirir peças de nomes importantes da história da arte. Nos três navios da Regent Seven Seas, companhia de cruzeiros de luxo, são expostos trabalhos de Picasso, Matisse, Miró, Rembrandt, por exemplo. Quem gostar dos trabalhos pode levar para casa em leilões realizados a bordo.

A companhia oferece aos seus hóspedes uma exposição com quadros, esculturas, louças e esboços de grandes obras em parceria com a empresa Park West, especializada em eventos como esse. Durante a viagem, os interessados em uma ou mais obras têm a oportunidade de participar do chamado Silent Auction (Leilão Silencioso). “Ao invés de ter um leilão mesmo, você preenche um formulário e dá um lance a partir de um valor mínimo”, explica a diretora de Marketing e Vendas da Regent Seven Seas no Brasil. Márcia Chiota. A Park West também realiza os leilões em navios de outras companhias, como a Norwegian Cruise Line e a Celebrity Cruises.

O vencedor do leilão só é conhecido ao fim da viagem. Ao longo do cruzeiro outros passageiros podem se interessar pela mesma obra e dar seus lances, que são arquivados até a apuração pela administração da galeria. Essa é uma das grandes diferenças entre esse tipo de leilão e os usuais, pois não existe a possibilidade de uma contraproposta. Segundo Márcia, a única forma de alguém que deu um lance menor conseguir arrematar a obra é se o passageiro que fez a proposta mais alta desistir da compra.

As obras a bordo de cada navio só são conhecidas após o embarque, por medida de segurança, mas os passageiros de todos os navios recebem catálogos que informam as peças expostas nas outras embarcações. Uma dúvida que pode surgir é como levar para casa os quadros ou esculturas adquiridos. Essa é outra vantagem oferecida, pois não é preciso se preocupar com o transporte. “A galeria faz toda a parte de remessa para o país de origem. As obras mais importantes têm seguro”, comenta Márcia. Em alguns casos, é possível sair do navio com a compra, mas isso não é comum.

A Regente Seven Seas está com saídas de cruzeiros com Silent Auction para os próximos dias. Para o feriado de Corpus Christi o Regent Seven Seas Mariner navegará por Barcelona, na Espanha, e Veneza, na Itália, com saída em 22 de maio. Outras viagens estão marcadas para 11 de junho, entre Roma (Itália) e Montecarlo e em 8 de julho entre Atenas (Grécia) e Istambul (Turquia). Os valores por pessoa partem de US$ 4.699 (R$ 9.413).

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade