PUBLICIDADE

Croácia guarda história e belezas no Mar Adriático

3 abr 2013 - 07h12
(atualizado às 07h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O Mar Adriático é um dos destinos mais procurados na temporada europeia de cruzeiros marítimos. E nele fica um país cheio de história para contar e belezas para mostrar, a Croácia. Dois de seus portos são paradas quase obrigatória de cruzeiros pela região. Dubrovnik e Split são banhadas por águas límpidas e ricas em monumentos antigos, para fascínio dos olhos dos turistas mais aventureiros.

O muro que cerca a cidade é datado do século XIII e possui baluartes intactos
O muro que cerca a cidade é datado do século XIII e possui baluartes intactos
Foto: Shutterstock

Dubrovnik é um dos destinos mais conhecidos do Mar Adriático.  A cidade é repleta de baías, praias, penhascos íngremes e áreas de floresta densa. A arquitetura medieval é outro grande destaque da paisagem, mesmo que tenha sofrido danos com os ataques de sérvios e montenegrinos em 1991 quando a Croácia e a Eslovênia deixaram a Iugoslávia. Tanto a cidade quanto o muro que a cerca, com partes datadas do século XIII, são Patrimônio Mundial da Unesco e seus baluartes intactos circundam a cidade velha por mais de 2,4 quilômetros.

Entre as outras atrações que podem ser conhecidas durante a passagem do cruzeiro por Dubrovnik estão o Arboretum (um dos mais belos jardins botânicos do país), a grande Fonte Onófrio, o Monastério Franciscano e o Palácio do Reitor ­- um prédio do século XV que já foi sede do governo republicado para explorar a rica religião e história da cidade. Hoje o palácio é um museu com cômodos mobiliados, pinturas barrocas e peças históricas.

A Lopud Island, um local de onde grandes navegadores e capitães foram formados é outra atração. Com belos cenários de praias arenosas, vegetação subtropical e clima moderado, é ideal para quem quer relaxar. Outra viagem que se pode fazer ao desembarcar é ir até o resort do litoral de Cavtat, cidade que originalmente cresceu em torno das ruínas de uma antiga colônia estabelecida pelos gregos de Epidaurus e hoje é destino dos entusiastas do iatismo e navegação.

O outro porto de destino na Croácia é Split, considerado um dos mais fascinantes do Mar Adriático, e a segunda maior cidade do país. Com 1700 anos de história, o porto é repleto de museus, monumentos e galerias, e ainda proporciona a visita a belas ilhas da região. Entre suas atrações mais importantes está o Palácio Diocleciano, uma das residências reais romanas mais bem preservadas do Velho Mundo. Sua construção de 295 depois de Cristo e a estrutura é quase uma cidade, com 16 torres, três templos e o mausoléu do imperador.

O centro histórico da cidade fica no entorno do Palácio, uma construção gigantesca e que possui um estilo pouco seguido após a morte de seu idealizador. Os diversos ambientes dentro do local hoje abrigam de restaurantes a lojinhas de souvenirs, igrejas e museus, e o próprio mausoléu do imperador. O Museu Arqueológico de Split é outra atração para os amantes da história, é o mais antigo do país.

Patrimônio da Unesco desde 1979, a cidade tem muitos outros atrativos, como o calçadão Riva. Repleto de palmeiras, é uma referência porque é fácil de ser avistado. Outro ponto interessante é o Monte Marjan, de onde se pode ter a bela vista do Mar Adriático e do por do sol no fim da tarde. Split também é ponto de partida para ilhas como Hvar e Korcula, além da cidade vizinha de Trojir, cidade histórica muito próxima e que pode ser visitada em passeio de ônibus.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade