PUBLICIDADE

Conheça 10 atrações para uma escala em Ilha Grande

23 jan 2013 - 07h13
(atualizado às 09h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Ilha Grande é um dos principais destinos de cruzeiros no Brasil e, por isso, o mais conhecido da cidade de Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro. Ilha gigante, como o nome dá a entender, tem cerca de 100 praias, quase todas preservadas e com águas cristalinas, como em Lopes Mendes e as lagoas Azul e Verde. Em alguns pontos, apenas com autorização especial o turista poderá desembarcar, como é o caso da Praia do Aventureiro.

Ilha Grande tem mais de 100 praias de beleza preservada para conhecer em uma escala de cruzeiro, como a Praia do Aventureiro
Ilha Grande tem mais de 100 praias de beleza preservada para conhecer em uma escala de cruzeiro, como a Praia do Aventureiro
Foto: TurisAngra/Divulgação

Nos pontos de maior movimentação turística há diversos serviços voltados para os visitantes, como restaurantes, bares e comércio em geral. “A vinda dos cruzeiros para Angra dos Reis é fundamental para a economia do município. Além de aquecer ainda mais o turismo na Costa Verde, muitos destes cruzeiristas acabam retornando”, pondera o presidente da Fundação de Turismo, Carlos Alberto Gibrail Rocha Filho. Ele destaca que esses turistas são responsáveis por grande movimento no comércio local. “Alguns navios têm mais de dois mil passageiros e 80% deles desembarcam no continente, com um retorno financeiro muito bem-vindo para o município”. Veja 10 opções para uma escala em Ilha Grande.

Praia do Aventureiro

Essa praia de 500 metros de extensão está localizada em uma área de preservação ambiental e, apesar de poder ser visitada por turistas o ano inteiro, tem restrições. São possíveis apenas visitas guiadas, com número restrito de visitantes, em grupos de até 560 pessoas. Lá será possível observar a fauna e a flora nativa, que tem como predominância aroeiras, pitangueiras, aves, caranguejos e esquilos. A prática de esportes náuticos como mergulho é permitida, mas recomendada para nadadores experientes, por possuir ondas fortes.

Praia de Lopes Mendes

Com extensão de 2 mil metros, a praia de Lopes Mendes também está em área de preservação, mas tem visita auto-guaiada livre. Lá, o turista poderá fazer  caminhadas, mergulho, natação, observação de animais e plantas, pesca e safári fotográfico. As águas são claras e azuladas, com ondas médias e fortes. O local é semideserto, com moradias de veraneio.

Praia de Santo Antônio

Essa praia, apenas acessada a pé, é pequena, com apenas 80 metros de extensão, mas mesmo assim aguarda com belezas naturais o turista. Suas águas são transparentes e agitadas, e também é local de preservação ambiental. Uma visita auto-guiada livre dura cerca de 25 minutos, e lá é possível fazer safári fotográfico para guardar imagens da fauna e da flora.

Ilha da Piedade

A Ilha da Piedade tem extensão de 30 quilômetros quadrados, não tem guia de visitação e só pode ser acessada pelo mar, mas pode valer a pena para o turista. Ela é outra unidade de proteção ambiental e um refúgio de vida silvestre para quem quer curtir a natureza em um passeio diferente durante as férias.

Ilhas Botinas

Também com chegada só pelo mar e sem guia turístico, as Ilhas Botinas são cartões postais. Elas são conhecidas por suas águas claras, que possibilitam a observação do mar até 10 metros de profundidade. A flora, com predominância de coqueiros, bromélias e palmeiras, também atrai os visitantes.

Ilha Cataguás

Com águas e areais claras, a Ilha Cataguás várias vezes já foi cenário de comerciais e anúncios publicitários, tamanha sua beleza. Repleta de atividades culturais, eventos e festas, é um destino muito procurado por turistas jovens, por seu agito. Mas é também refúgio de vida silvestre e área de preservação ambiental, onde podem ser realizadas atividades como mergulho e pesca.

Lagoa Azul

No extremo norte de Ilha Grande, a Lagoa Azul é uma das mais visitadas da localidade. Suas águas em tom azul-turquesa atraem os visitantes que encontram um santuário de vida marinha, em um belo ponto de mergulho. Só se chega à lagoa de barco, a partir da Vila do Abraão, a mais movimentada de toda Angra dos Reis.

Vila do Abraão

Esse é o ponto mais visitado de Ilha Grande, e onde chega a maioria dos turistas. É um lugar agitado, para quem procura diversão nas férias. Sua estrutura é voltada justamente para os visitantes, com a maioria das pousadas, hospedagens, campings e casas de praia, restaurantes, agências de passeios e de mergulho, e é conhecida como a capital de Ilha Grande. Nela o turista encontra também belas cachoeiras e prédios antigos

Mergulho

Uma das principais atividades em Ilha Grande é o mergulho. Por suas águas claras, é um ótimo local para quem pratica snorking e quer observar os peixes e toda a vida marinha. Além disso, Ilha Grande também é local de naufrágios de navios e helicóptero, que também podem ser vistos em mergulhos na localidade.

Cultura e gastronomia

Principal destino de turistas que chegam a Angra dos Reis, Ilha Grande oferece muitas atrações. Além das belezas naturais, com cerca de 100 praias, o local ainda oferece visita a museus, prédios históricos e gastronomia com muitos pratos com frutos do mar como base.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade