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Companhias de cruzeiros deixam cerveja mais gelada para se adaptarem ao Brasil

18 jan 2013 - 07h09
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Os cruzeiros marítimos têm no Brasil um grande mercado, sendo o país o quinto no mundo nessa modalidade de turismo e com potencial para crescimento. Para chegar nesse ponto, muitas companhias de cruzeiro vêm se adaptando ao mercado nacional, o que exige mudanças das empresas ­­– todas estrangeiras – para que o brasileiro seja atraído a essas viagens.

Uma curiosidade é que além de atrair muitos clientes, os cruzeiros também atraem brasileiros em busca de trabalho
Uma curiosidade é que além de atrair muitos clientes, os cruzeiros também atraem brasileiros em busca de trabalho
Foto: MSC Cruzeiros/Divulgação

A primeira mudança foi em relação ao bolso. Incomum em outras partes do mundo, como América do Norte e Europa, no mercado brasileiro as companhias aceitam vender os pacotes parcelados. Na Royal Caribbean International, por exemplo, as viagens podem ser pagas em até 10 vezes e as compras a bordo em até cinco vezes. Até o dia 30 de janeiro, a companhia está com uma promoção para viagens a bordo do navio Splendour of the Seas: hóspedes que comprarem uma cabine com varanda podem ser remanejados para suítes, caso haja disponibilidade.

Na Pullmantur Cruzeiros, os hóspedes podem dar uma entrada de 20% do valor da viagem e parcelar o saldo em até 10 vezes iguais sem juros no cartão. Se o parcelamento for em cheque, pode ser dividido em oito vezes sem acréscimos.

A MSC Cruzeiros também parcela suas viagens. No caso dessa empresa, é possível optar por entrada de 10% e saldo em 10 vezes sem juros. Além disso, as empresas criaram outras promoções como segundo e terceiro hóspede grátis, descontos em saídas predeterminadas, bônus para transporte aéreo e vantagens em programas de fidelidade. Todas as companhias em atuação no mercado nacional oferecem promoções e condições especiais de pagamento.

Outra curiosidade é que o brasileiro é muito cotado para trabalhar nos navios. De acordo com o diretor comercial e de marketing da MSC Cruzeiros no Brasil, Adrian Ursilli, 25% da tripulação da companhia é do país. A tendência é que tanto a adesão dos brasileiros aos cruzeiros quanto à oferta do serviço continuem crescendo no país, já que as estatísticas apontam que no Brasil existem cerca de 20 milhões de pessoas com potencial de usufruírem de turismo nos valores de cruzeiros.

Mas não é apenas nos descontos, promoções e parcelamentos que o mercado brasileiro recebe um tratamento diferenciado. Para se adaptar a população brasileira, os serviços a bordo também acabam sofrendo alterações. Na gastronomia, são feitas mudanças para agradar ao paladar tupiniquim. “No Brasil, temos que adaptar os pratos, incluir receitas da cultura brasileira, como arroz, feijão e frango e um maior número de saladas. E a cerveja tem que estar mais gelada”, explica Ursilli. O entretenimento a bordo também sofre mudanças. “A música é mais animada, a estrutura de entretenimento tem que ser diferente, pois o brasileiro pede mais festa”, resume.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
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