PUBLICIDADE

Cidade eslovena, no Mar Adriático, está na rota de cruzeiros

2 ago 2013 - 07h12
(atualizado às 07h12)
Compartilhar
Exibir comentários

A Eslovênia é um pequeno país europeu que possui apenas 1% de seu território coberto pelo mar, com um litoral de cerca de 47 quilômetros. Por isso Koper, uma das poucas cidades costeiras do país é tão importante, tanto economicamente quanto no que diz respeito ao turismo. Seu porto é o principal do país e é a porta de entrada de navios de carga e de cruzeiros. Além da importância estratégica, essa região portuária destaca-se pelas belezas naturais e as atrações culturais do entorno. 

Koper é o centro urbano da região da Istra Eslovena, parte da maior península do Mar Adriático, essencialmente formada por cidades da Croácia, mas inclui um município da Itália. Ela é conhecida desde os tempos da Grécia antiga, mas foi palco também de ocupações no período bizantino e no Império Romano. 

Com a independência da Eslovênia durante a separação dos territórios da antiga Iugoslávia em 1991, Koper passou a ser o único porto comercial do país. Mas a importância desse terminal portuário é mais antiga, remonta ao Império Romando, quando foi construído. O acesso foi um dos principais pontos de entrada de produtos da Ásia para a Europa Central.

A arquitetura em Koper é um dos pontos altos, com belos prédios históricos, como a Catedral de Assunção, datada do século XII. Construída em estilo romanesco, a igreja sofreu intervenções em 1392 e 1460 e tem elementos de estilo gótico justamente por essas mudanças, assim como elementos decorativos da renascença. Sua torre chama atenção pela beleza e a imponência. A catedral tem um dos sinos mais antigos da Eslovênia, de 1333. O terraço é aberto aos turistas e a partir dele é possível ter uma ótima vista para a Baía de Trieste.

A catedral fica em uma zona de grande atrativo turístico, a Cidade Velha, ainda com clima da época veneziana. Assim como outras ruas estreitas da cidade, a via principal desse local, Cevljarska, tem entre dois e três metros de largura e desde cedo é invadida por turistas. Localizada na praça principal de Koper, a Titov Trg, a igreja está próxima ao palácio pretoriano, que foi a residência do governador na República Veneziana.

As praias não podem ficar de fora do roteiro, vale conhecer Mestno Kopališče, uma praia sem areia que é uma boa opção para mergulho, com águas mornas e um belo pôr do sol. 

Se a sua ideia é só retocar o bronzeado, o banho de sol pode ser em alguma das áreas gramadas da cidade. Por estar em uma região pequena, o deslocamento para cidades vizinhas é fácil. O turista pode optar ainda por um passeio até o resort de Portoroz, a menos de meia hora de Koper. Uma exploração pela Istra Eslovena levará os cruzeiristas por vilas, vinícolas, pomares, museus e parques na região.

9 noites em cruzeiro pela Europa - Viagem a bordo do navio Legend of the Seas, da Royal Caribbean International, com partida em 31 de agosto do porto de Civitavecchia, na Itália. Escalas em Veneza, Nápoles e Catânia, na Itália, Valletta, em Malta, Corfu, na Grécia, Kotor, em Montenegro, Split, na Croácia, e Koper, na Eslovênia. Preços a partir de R$ 1.059 por pessoa.

12 noites em cruzeiro pela Europa - Viagem a bordo do navio Serenade of the Seas, da Royal Caribbean International, com partida em 5 de setembro de 2014, de Civitavecchia, na Itália. Escalas em Nápoles, Messina e Veneza, na Itália, Split e Dubrovnik, na Croácia, Koper, na Eslovênia, Kotor, em Montenegro, e Corfu, na Grécia. Preços a partir de R$ 3.358 por pessoa.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade