PUBLICIDADE

Capital da Letônia é reduto para amantes de Art Nouveau

13 ago 2013 - 07h05
(atualizado às 07h05)
Compartilhar
Exibir comentários

A Letônia não costuma ser lembrada como destino turístico, mas sua capital, Riga, pode ser um refúgio para cruzeiristas. Seja no verão ou no inverno, a capital do país reserva atrações. Barracas de cerveja pela cidade e praia são as pedidas para os meses quentes, descidas de trenó de neve ou massagens relaxantes em um complexo de Spa são sugestões para o inverno. Mas nada na cidade é páreo para sua arquitetura.

Como maior cidade do Báltico, Riga foi fundada em meados do século XII, com a chegada de comerciantes germânicos, cruzados e mercenários. A cidade tem como um de seus principais destaques a arquitetura, em especial a Art Nouveau, que a coloca em importância ao lado de São Petersburgo, na Rússia.

Entre os prédios históricos está a Catedral de Riga, maior igreja medieval dos estados Bálticos, construída em 1211. Nela fica o terceiro maior órgão de tubos do mundo, construído pela EF Walker & Sons, entre 1882 e 1883. Outro prédio medieval ainda de pé é o Castelo de Riga, de 1330. Ele foi reconstruído em 1515 e reformado em outras oportunidades, é atualmente a residência presidencial da Letônia. Nele também se encontram uma série de museus. Outro belo templo é a Igreja Ortodoxa da Ascensão, consagrada em 1879.

A Art Nouveau está presente em museus e pelas ruas da cidade. Com mais de 800 prédios nesse estilo, Riga é conhecida como a metrópole da Art Nouveau. No centro da cidade estão a maior parte dessas obras, em especial na rua Alberta. Nessa via está o museu dedicado ao período, onde ficava o apartamento de Konstantīns Pēkšēns, arquiteto que viveu no local até 1907 e desenhou o prédio. Todos os ambientes contêm artigos autênticos do gênero. Outro arquiteto importante que projetou nessa rua foi o soviético Mikhail Eisenstein. Na cidade nasceu seu filho, Sergei Eisenstein, um dos mais importantes cineastas soviéticos de todos os tempos.

Além dele, Riga possui uma série de outros museus. Um que se destaca é o Museu de Guerra, que exibe a história militar da Letônia, especialmente durante o século XX, período em que ocorreram guerras pela independência do país. No entanto, é possível encontrar registros medievais, da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais e da história militar moderna. O prédio em si também é histórico. Conhecido como a Torre da Pólvora, era originalmente parte do sistema defensivo da cidade, e é atualmente a única parte do complexo ainda de pé.

Riga é também um bom local para atividades ao ar livre. Seja nas praias, em parques ou nas montanhas, sempre há alguma atração. Passeios de bicicleta são uma boa forma de conhecer a cidade. Outra atração muito procurada é a competição de trenós em Sigulda, cidade próxima de Riga.

Veja roteiros que passam por Riga:

11 noites em cruzeiro - Viagem a bordo do navio Legend of the Seas, da Royal Caribbean International, com partida de Copenhague, na Dinamarca, em 18 de junho de 2014. Escalas em Berlim, na Alemanha, Riga, Tallin, na Estônia, Visby e Estocolmo, na Suécia, Helsinque, na Finlândia e São Petersburgo, na Rússia. Preços a partir de R$ 3.682 por pessoa.

14 noites em cruzeiro - Viagem a bordo do navio Legend of the Seas, da Royal Caribbean International, com partida de Estocolmo, na Suécia, em 27 de julho de 2014. Escalas em Helsinque, São Petersburgo, Tallin, Riga, Klaipeda, na Lituânia, Berlim e Hamburgo, na Alemanha, Fredericia e Copenhague, na Dinamarca. Preços a partir de R$ 4.438 por pessoa.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade