Brasil tem cruzeiristas jovens e com bom poder aquisitivo
O perfil do cruzeirista brasileiro é de pessoas jovens, com ensino superior completo e de bom poder aquisitivo. As informações são de uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV). O estudo está ajudando as empresas a entender melhor o consumidor brasileiro e serve para ajudar a definir novos serviços e destinos.
Em geral, os cruzeiristas brasileiros viajaram com cônjuge ou companheiro (43,8%), seguido de amigos (40,6%) e filhos/parentes (40,3%). A maioria dos passageiros era mulheres (55,8%). A faixa etária predominante está entre os 25 e 44 anos (48,6%). De acordo com o diretor comercial e de marketing no Brasil da MSC Cruzeiros, Adrian Ursilli, a média de idade dos brasileiros que optam por cruzeiros é menor do que em locais como Europa e Estados Unidos.
A maioria dos passageiros tem ensino superior completo (58,1%) e 14,7% dos entrevistados possuíam renda mensal familiar acima de R$ 10 mil. Sua origem está centrada no Sudeste, com destaque para São Paulo, com 61,1% dos cruzeiristas, seguido por Rio de Janeiro, com 12%. “Nosso público é jovem, familiar, classes A e B. Isso também vai variar com o tipo e duração do cruzeiro”. Ursilli argumenta que mini cruzeiros costumam ter público mais jovem e grupos de amigos. Já os de sete noites ou mais, são, em geral, mais familiares e atraem pessoas com poder aquisitivo mais alto.
De acordo com a pesquisa, os principais fatores que influenciaram na decisão de embarcar em uma viagem de cruzeiro foram a indicação de amigos, dicas parentes e o preço. O estudo mostrou que 62,7% dos cruzeiristas estavam participando pela primeira vez em uma viagem de navio. A satisfação com a viagem deve fazer com que a grande maioria, 86,8%, embarquem novamente em navios. Os destinos mais procurados são litoral nordeste do Brasil (29,2%), seguido de cruzeiro internacional (28%); Caribe e Buenos Aires também foram citados com 17% e 13,4%, respectivamente.
As viagens em cruzeiros também servem como um cartão postal ao vivo dos locais onde o navio atraca. De acordo com a pesquisa, 51,8% dos entrevistados afirmaram que a imagem do destino havia melhorado para eles após a viagem. Tanto que 15,3% decidiram estender o roteiro e permanecer um período maior nas cidades de embarque ou desembarque antes ou após a viagem e 89,1% voltariam ao destino de escala a lazer.
Os pontos mais elogiados pelos passageiros estão a infraestrutura e os serviços nos navios e nas cidades visitadas. No entanto, muitos criticaram o curto período de parada nas cidades, a infraestrutura dos portos e os processos de embarque e desembarque.