PUBLICIDADE

Conheça 10 lagos profundos pelo planeta

Compartilhar

Em um país onde o mar e praia são tudo de bom e que tem boa parte do seu território cortado pelo rio Amazonas, lago é coisa pouco falada. Não é comum as pessoas levarem em conta os lagos do mundo entre os motivo para visitar um ou outro destino.

Lagos costumam fazer parte de belas paisagens e atrair turistas em busca de aventuras e diversão. E olha que lago não precisar ser coisa tranquila ou pequena! Alguns dos grandes lagos do planeta, como o Baikal e o Mar Cáspio, atingem profundidades que superam com folga os mil metros.

Confira alguns deles e planeje sua viagem.

Lago Baikal, Rússia
Com mais de 1,6 mil metros de profundidade, o lago Baikal, na região russa da Sibéria, é o mais profundo do planeta. Seus 32 mil km² também fazem do Baikal o maior lago de água doce do planeta, com centenas de espécies animais. O destino é preferido para diversas atividades como trekking, pesca e excursões de jipe.

Lago Tanganica, Tanzânia, Congo, Burundi, Zâmbia
Na fronteira entre quatro países africanos (Tanzânia, Congo, Burundi e Zâmbia), o lago Tanganica é o mais profundo da África, com quase 1,5 mil metros, e o segundo maior do continente, com uma extensão de 33 mil km². O lago Tanganica é habitado principalmente por pescadores. Para conhecer esta maravilha de água doce existem diversas excursões turísticas, principalmente no lado da Tanzânia.

Mar Cáspio, Irã, Rússia, Turcomenistão, Cazaquistão, Azerbaijão
Maior lago do planeta, com mais de 371 mil km² entre a Europa e a Ásia, o Mar Cáspio é também um dos mais profundos do mundo, chegando em certos pontos a 1.025 metros. Alguns cruzeiros percorrem o Mar Cáspio, em passeios de algumas horas ou vários dias. A cidade de Baku, no Azerbaijão, é a maior cidade à beira do Mar Cáspio, e é um dos principais pontos de partida de passeios de barco.

Lago Vostok, Antártica
O lago Vostok é uma massa de água subglacial situada na Antártica, e é uma das regiões mais inexploradas do planeta. Cobrindo uma área de 14 mil km², o Vostok encontra-se quatro quilômetros abaixo da camada de gelo polar e atinge cerca de mil metros de profundidade.

Lago O'Higgins/ San Martin, Chile e Argentina

Situado na Patagônia, na fronteira entre o Chile e a Argentina, fica um lago leva o nome de dois heróis que lutaram juntos pela liberação do Chile. Chamado de lago O¿Higgins do lado chileno e de lago San Martin na Argentina, atinge uma profundidade de 836 metros e tem águas azuis de diferentes tons e montanhas nevadas em sua volta.

Lago Niassa, Maláui, Moçambique, Tanzânia

Também conhecido como lago Maláui, o lago Niassa tem temperaturas tropicais que fazem com que ele tenha mais peixes do que qualquer outro lago do mundo. Com cerca de 700 metros de profundidade, o lago mede cerca de 30 mil km² de belas águas ideais para nadar e passear de caiaque.

Issyk-Kul, Quirguistão
No leste do Quirguistão, no coração da Ásia central, o Issyk-Kul é um lago de água salgada situado a uma altitude de mais de 1,6 mil metros. Com 6,2 mil km², o Issyk-Kul é o maior lago de montanha depois do Titicaca, atinge uma profundidade máxima de 668 metros e tem paisagens das maiores montanhas do país. Acredita-se que no local existisse uma antiga civilização há cerca de 2,5 mil anos, mas isto ainda não foi comprovado.

Grande Lago do Escravo, Canadá
Cobrindo uma área de 17 mil km² nos territórios do noroeste do Canadá, o Grande Lago do Escravo é o segundo maior do país, e o mais profundo da América do Norte, alcançando uma profundidade de mais de 600 metros. Algumas lendas dizem que uma criatura desconhecida, no melhor estilo Monstro do Lago Ness, habita o local.

Lago Crater, Estados Unidos

Situado na caldeira de um vulcão extinto, o lago Crater, no estado americano de Utah, é o mais profundo dos Estados Unidos, chegando a 549 metros. Suas águas são conhecidas por sua cor azul intenso e por serem as mais limpas do país. Ainda, estão cercadas por belas paisagens.

Lago Matano, Indonésia
Com águas límpidas e uma rica vida subaquática, no sul da província de Salawesi, na Indonésia, o lago Matano tem profundidades de 590 metros, o que faz dele o mais profundo do país e o décimo mais profundo do mundo. Cercado por uma rica vegetação, o lago é um canto de natureza preservada e pouco conhecido do grande público.

Situado na caldeira de um vulcão extinto, o lago Crater, no estado americano de Utah, é o mais profundo dos Estados Unidos
Situado na caldeira de um vulcão extinto, o lago Crater, no estado americano de Utah, é o mais profundo dos Estados Unidos
Foto: Crater Lake NP / Divulgação
Fonte: Andrés Bruzzone Comunicação Andrés Bruzzone Comunicação
Compartilhar
Publicidade